Goral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGoral
Nemorhaedus crispus
Nemorhaedus crispus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Género: Nemorhaedus
Espécies
Nemorhaedus goral
Nemorhaedus caudatus
Nemorhaedus baileyi
Naemorhedus griseus

Goral ou Serow (serau) são os nomes comuns dados às espécies do género Nemorhaedus. São mamíferos bovídeos caprinos, nativos da Ásia. Algumas espécies de goral estão ameaçadas de extinção.

Os gorais são encontrados frequentemente em locais rochosos de grandes elevações. Apesar dos Serows (género Capricornis) terem quase o mesmo habitat, os gorais são encontrados em inclinações mais elevadas, mais íngremes com menos vegetação.

Características[editar | editar código-fonte]

Nemorhaedus goral arnouxianus

Eles pesam geralmente dos 25 ao 40 quilogramas e medem 80 a 130 cm no comprimento, com chifres curtos virados para trás. A coloração difere entre as espécies, mas geralmente os indivíduos variam do cinza claro ao marrom avermelhado escuro, com partes mais claras no peito, garganta, e barriga, e um listra escura nas costas. Têm uma camada de coberta por longos pêlos, que ajuda-os a manter a temperatura constante nas áreas frias onde é encontrado frequentemente.

Eles compartilham muitas similaridades com outros grupos, gorais são mais encorpados do que os antílopes e têm cascos mais largos, mais pesados. As gorais fêmeas têm quatro mamas funcionais, enquanto as cabras e as ovelhas têm somente duas mamas funcionais. Ao contrário dos serows, os gorais não têm nenhuma glândula preorbital.

Como seus parentes menores os gorais, os serows são encontrados frequentemente pastando em montes rochosos. Serows são os mais lentos e menos ágeis membros do gênero Nemorhaedus, mas podem escalar inclinações para escapar de predação ou para abrigar-se durante invernos frios ou verões quentes. Serows, ao contrário dos gorais, empregam suas glândulas pré-orbitais na marcação de território. A coloração varia pela espécie, pela região que habita, e pelo indivíduo. Ambos os sexos têm barbichas e os chifres pequenos são frequentemente mais curtos do que suas orelhas.

Fósseis de animais parecidos com serows datam do Plioceno tardio, 2 a 7 milhões de anos atrás. Os outros membros da subfamília de Caprinae podem ter evoluído destas criaturas.

Espécies[editar | editar código-fonte]

O Goral cinzento (Nemorhaedus goral) é nativo do nordeste da Índia, Nepal, Butão, e norte do Paquistão. Possui pêlos ásperos e chifres cilíndricos. No passado era conhecido como Urotragus goral. Mede de 95 a 130 o cm de comprimento e pesa 35 a 42 quilogramas. Têm pelagem cinzenta ou marrom-acinzentada com pés de cor tan, uns pontos mais claros em suas gargantas, e uma única tira escura ao longo de suas costas. Os machos têm uma crina curta na sua nuca. Tanto machos, como as fêmeas têm chifres curvados para trás que podem crescer até 18 cm de comprimento. Além de determinadas peculiaridades no formato do crânio, os gorais são principalmente distintos dos serows por não possuírem uma glândula abaixo do olho, nem de uma depressão correspondente no crânio. Eles podem viver por 14 ou 15 anos. A fêmea dá o nascimento, geralmente a uma única prole, após um período de gestação de 170 a 218 dias, e os jovens desmamam em 7 ou 8 meses da idade e alcançam a maturidade sexual em torno de 3 anos. O goral cinzento é encontrado nas florestas dos Himalaia, geralmente entre 1000 e 4000 metros de altitude, vivendo em grupos pequenos de 4 a 12 indivíduos e que ocupam um território de aproximadamente 100 acres, além disso possuem um hábito crepuscular. São classificados como em baixo risco de extinção, perto de ameaçado.

O Goral chinês (Nemorhaedus caudatus) pode ser encontrado da Rússia e China orientais até a Tailândia ocidental e Myanmar oriental. Uma subespécie deste é o Goral de Amur (N. c. raddeanus), uma população desta subespécie vive na Zona Desmilitarizada da Coreia, perto da estrada de Donghae Bukbu.[1] A espécie é classificada como em perigo de extinção na Corwia do Sul, com uma população estimada em mais ou menos 250 indivíduos.

O Goral vermelho (Nemorhaedus baileyi) habita áreas da província de Yunnan na China até ao Tibete, e do nordeste da Índia até ao norte do Myanmar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

[2]

  1. [1]
  2. C. P. Groves & P. Grubb (1985). «Reclassification of the serows and gorals (Nemorhaedus: Bovidae)». In: S. Lovari. The Biology and Management of Mountain Ungulates. London: Croom Helm. pp. 45–50