Usuário:Osirisvr/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ulysses
Osirisvr/Testes
Capa da primeira edição (do artigo Ulisses (James Joyce))
Autor(es) James Joyce
Idioma inglês
Gênero Romance modernista
Editora Sylvia Beach
Lançamento 2 de fevereiro de 1922

Todo artigo na Wikipédia começa com um bloco de texto introdutório que visa definir e contextualizar brevemente o tópico do artigo.[1] Essa introdução é provavelmente a parte mais importante da página, uma vez que é responsável por oferecer ao leitor uma visão geral, descrevendo as principais características do tópico e apresentando seu contexto de forma concisa, explicando a relevância e notoriedade do assunto e, se houver, retratando as controvérsias relacionadas a ele.[2]

A introdução deve começar com uma definição objetiva do tópico do artigo (cuja primeira menção tem que aparecer em negrito) e em até quatro parágrafos[2] desenvolver sua contextualização. Por exemplo, o artigo sobre a Wikipédia começa da seguinte forma:

"A Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa. O projeto encontra-se sob administração da Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é "empoderar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente". Integrando um dos vários projetos mantidos pela Wikimedia, os mais de 51 milhões de artigos (1 035 045 em português, até 9 de junho de 2020) hoje encontrados na Wikipédia foram escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo."

Ao resumir o conteúdo que será desenvolvido ao longo do artigo, a introdução é escrita de modo mais abrangente, de modo que é possível ser mais econômico quanto ao uso de referências.[2] Ainda assim, deve-se levar em conta a necessidade de auxiliar os leitores a encontrar rapidamente as fontes do que está sendo exposto.

Após a introdução, um artigo padrão contém ainda uma série de seções para o desenvolvimento do tópico e, ao final, seções de rodapé.[3] Quanto a esta página, pretendo utilizá-la como um Guia pessoal de edição, guardando orientações gerais, padrões de formatação e dicas de edição.

Edição[editar | editar código-fonte]

Página do Livro das Horas, de Hastings, de cerca de 1470.
Exemplo de imagem: Página do Livro das Horas de Hastings, cerca de 1470 (do artigo sobre Literatura medieval).

Editar na Wikipédia com o Editor visual é muito fácil. Tudo (ou quase tudo) o que você precisa está na barra de ferramentas que aparece no cabeçalho da página de edição, principalmente: 1) as ferramentas de formatação de texto, 2) o botão de ligações internas (interlinks), 3) o botão para referenciar (citar) e 4) a ferramenta para inserir imagens e predefinições. A maior parte do trabalho de edição está concentrada na escrita de um bom texto de valor enciclopédico, ou seja, que seja impessoal, imparcial, recheado de ligações internas e solidamente baseado em fontes externas. As imagens e predefinições são recursos que enriquecem o artigo mas não são decisivos para sua existência.

Como melhorar um artigo[editar | editar código-fonte]

Acho que a maior parte da minha colaboração deve acontecer expandindo artigos já existentes sobre temas que me interessam. A principal dica é evitar usar a página de edição no domínio principal para fazer minhas modificações. Cria uma subpágina na minha página de usuário para rascunhar minha contribuição antes de levá-la ao domínio principal. Para trazer o texto, basta copiar e colar que ele vem com todas as configurações. Para levar o texto de volta é a mesma coisa, porque ele deve reconhecer como conteúdo novo apenas aquilo que eu modifiquei (pelo menos é o que parece).

Para criar uma subpágina de usuário:[4]

  1. Edite sua página de usuário e adicione um link como: [[/nome-da-subpágina]] e salve a página;
  2. Já com a página salva, dê um clique no novo link; a janela de edição aparece e você pode editá-la.

Como criar um novo artigo[editar | editar código-fonte]

A primeira coisa a se considerar antes de criar um novo artigo sobre um determinado tópico é sua notoriedade, ou valor enciclopédico. Um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa de fontes reputadas e independentes do assunto tratado.[5] Como toda enciclopédia, a Wikipédia é uma fonte terciária de informação, que compila o material de fontes primárias (material original sobre alguma informação) e secundárias (comentários, análises e crítica baseados nas fontes primárias). Na Wikipédia, no entanto, deve ser dado privilégio às fontes secundárias.[6] A segunda coisa a ser considerada é se o tópico em questão não possui já uma página própria ou se não pode entrar simplesmente como acréscimo a uma página relacionada.

Para criar um novo artigo, vale o mesmo conselho de antes: escreva o rascunho em uma subpágina da página de usuário. Uma boa prática pode ser usar como modelo um bom artigo sobre tema parecido, não só em termos de conteúdo mas também em termos da formatação geral da página. A formatação básica de um artigo envolve uma introdução, um corpo de texto para desenvolvimento do tópico (geralmente dividido em várias seções) e as seções de rodapé, ou seções-padrão, que são as seguintes (sempre nessa ordem):[7]

  1. Notas
  2. Referências
  3. Ver também
  4. Bibliografia
  5. Ligações externas

Depois de pronto, é preciso passar o conteúdo para o domínio principal - mas não só. É fundamental categorizar o novo artigo e criar-lhe páginas afluentes, ou seja, ligações internas em outros artigos que levem para essa nova página. Esse é o único jeito de garantir que o artigo não estará órfão e será encontrado.

Predefinições úteis[editar | editar código-fonte]

Vi essa predefinição "Quote" ser usada assim, sem usar aspas e no início da seção (por exemplo, aqui: Operação Overlord). Para citações no meio do texto, use a formatação de texto "citação", como fiz ali na introdução.
— Fulano de tal,

 Nome do livro

Quero deixar aqui uma lista de predefinições úteis ou legais. A maioria delas já está sendo utilizada ao longo dessa página.

  1. Infocaixa (infobox)
  2. Ver artigo principal
  3. Este artigo é um esboço
  4. Quote
  5. Caixa de citação (exemplo de uso aqui)

Outras dicas[editar | editar código-fonte]

Infocaixas

Acho que a melhor dica sobre criar infocaixas é a que diz para se basear em um artigo parecido.[8] Por exemplo, se estou escrevendo um artigo sobre um livro, abro um artigo semelhante e descubro qual foi a predefinição usada nele. É mais fácil do que procurar predefinições na caixa de pesquisa. De qualquer forma, se mesmo assim você quiser pesquisar, basta digitar, por exemplo, "info/livro" ou "info/biografia".

Para incluir uma imagem, o jeito que eu descobri até agora é abrir a imagem no Wikimedia Commons e copiar o nome do arquivo (exemplo.jpg) para o campo "imagem". E para transformar uma informação na infocaixa em uma ligação interna, basta colocar o termo entre colchetes duplos [[ ]].

Nota de rodapé

Para criar uma nota de rodapé, acho que só é possível utilizando a linguagem wiki na edição de código-fonte. A formatação é a seguinte: {{Nota de rodapé|Texto a ser incluído na nota.}}. Não esqueça de incluir uma seção para as notas no final da página, digitando, logo acima da seção Referências, o seguinte: {{notas}}. Por exemplo: [nota 1]

Ligações internas

Não repita uma ligação em todas as ocorrências de uma palavra: basta ligar a primeira.[9]

Predefinição: Este artigo é um esboço

Use sempre ao final do artigo, após a seção de ligações externas e antes de navboxes e portais. É uma boa ideia deixar duas linhas em branco precedendo a marcação de esboço[10] e dar preferência para a marcação mais específica (indicando o assunto) em vez da marcação genérica (as duas opções estão sendo usadas abaixo).

Uso das imagens

Não há normas estritas sobre o uso das imagens para além do bom senso estético, mas o Livro de estilo traz algumas boas recomendações.[11] Entre elas, por exemplo:

  1. Quando possível, isto é, quando o objeto da imagem tem um sentido claro, deixe os objetos voltados para dentro do artigo; por exemplo: se a foto é de alguém olhando para um lado, evite colocar a pessoa olhando para fora. Se a foto é de um carro, evite colocá-lo "saindo" do artigo.
  2. Quando há imagens próximas verticalmente, intercale-as, colocando uma de um lado e outra de outro; isso dá um equilíbrio estético e evita parecer que o artigo está "pendendo" para um lado.

Questões de formatação

O Livro de estilo tem uma seção detalhada dedicada a definir certos padrões de formatação do texto que vale a pena dar uma olhada na hora de fazer a revisão de um texto.[12]

Notas

  1. Exemplo de nota de rodapé.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Wikipédia:Livro de estilo». Wikipédia, a enciclopédia livre. 5 de junho de 2020 
  2. a b c «Wikipédia:Livro de estilo/Seção introdutória». Wikipédia, a enciclopédia livre. 15 de setembro de 2018 
  3. «Wikipédia:Livro de estilo/Referências e notas de rodapé». Wikipédia, a enciclopédia livre. 24 de outubro de 2018 
  4. «Wikipédia:Subpágina». Wikipédia, a enciclopédia livre. 13 de janeiro de 2020 
  5. «Wikipédia:Critérios de notoriedade». Wikipédia, a enciclopédia livre. 28 de novembro de 2019 
  6. «Wikipédia:Fontes confiáveis». Wikipédia, a enciclopédia livre. 29 de maio de 2020 
  7. «Wikipédia:Livro de estilo». Wikipédia, a enciclopédia livre. 5 de junho de 2020 
  8. «Ajuda:Infocaixa». Wikipédia, a enciclopédia livre. 10 de setembro de 2019 
  9. «Wikipédia:Livro de estilo». Wikipédia, a enciclopédia livre. 5 de junho de 2020 
  10. «Wikipédia:Esboço». Wikipédia, a enciclopédia livre. 20 de agosto de 2019 
  11. «Wikipédia:Livro de estilo». Wikipédia, a enciclopédia livre. 5 de junho de 2020 
  12. «Wikipédia:Livro de estilo». Wikipédia, a enciclopédia livre. 5 de junho de 2020 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Essa seção deve guardar ligações internas que não foram utilizadas ao longo do texto. Sempre vem em bullet points.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

A bibliografia serve para se incluir uma lista de leituras recomendadas sobre o tópico do artigo, tenham elas sido ou não utilizadas para sua elaboração. Serve como indicação, por exemplo, de por onde começar caso a pessoa queira se aprofundar no assunto.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Para criar uma ligação externa, basta colar o link do site e editar em cima dele para dar-lhe um nome explicativo. Exemplo:


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.