Usuário Discussão:Teles/Arquivo 2020.5

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Necessidade de registo para editar a Wikipédia lusófona

Vadenilson Vadenilson Manoel de Moura (discussão) 14h55min de 22 de outubro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de Lkunta

16h00min de 7 de setembro de 2020 (UTC)

Calendário de eventos de setembro do GU Wiki Movimento Brasil

Confira as atividades do grupo de usuários em setembro e participe!
  • 14/09: Encerramento do Wikiconcurso Arquivo Nacional

Aproveite os últimos dias do Wikiconcurso Arquivo Nacional para contribuir com verbetes relacionados à cidade de Brasília na Wikipédia em português. Conheça também a iniciativa GLAM Wiki do Arquivo Nacional, que já conta com mais de 11 mil imagens carregadas no Wikimedia Commons.

Participe do 4º encontro com educadores interessados no uso de plataformas Wikimedia em sala de aula. Confira os materiais de apoio e vídeos das oficinas anteriores aqui.

  • Em breve: inscrições para o hackathon online Abre-te Código

Abre-te Código é um hackathon online de dados abertos de instituições culturais. As inscrições para participação abrirão em breve!

Comunicamos também que já foram disponibilizados materiais de texto e vídeo em três ciclos formativos: Legislações, Sistemas e Processos e Tecnologias, a fim de auxiliar os participantes e a comunidade interessada nos caminhos da disponibilização de acervos e dados culturais online. Abre-te Código é um projeto do Goethe-Institut em parceria com Coding da Vinci, Creative Commons BR, Conselho Internacional de Museus no Brasil, Wiki Movimento Brasil, Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural.

O Wiki Movimento Brasil colaborou com a formação no tema de Tecnologias, tratando dos processos GLAM Wiki. Assista ao vídeo no YouTube e acesse os conteúdos formativos sobre as etapas de GLAM Wiki e sobre a adoção de Wikimedistas em Residência, assim como outras publicações no site do projeto.

Cordialmente, MediaWiki message delivery (discussão) 21h31min de 8 de setembro de 2020 (UTC)

Olá Teles! O artigo Trakinas, editado por você anteriormente, está marcado para eliminação semirrápida, na modalidade "sem fontes há mais de um ano e sem interwikis" (i.e. WP:ESR-SIW). Caso não concorde com a proposta de eliminação, basta editar a página, remover o aviso e salvá-la, desde que justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Procure adicionar referências ao artigo, para que atenda à Política de Verificabilidade e não se enquadre mais em WP:ESR-SIW. Se ninguém discordar da proposta, após passados 7 dias, o artigo poderá ser eliminado.

Caso não deseje receber este tipo de aviso, basta incluir seu nome nesta lista. Rena (discussão) 22h43min de 9 de setembro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de DRenato av (2)

Discussão de bloqueio de Leonardo José Raimundo (2)

16h19min de 14 de setembro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de Bruno Android

Discussão de bloqueio de Bruno Android

PROFESSOR AURÉLIO WANDER CHAVES BASTOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DO DIREITO

Olá Teles, estou refazendo a página para adequação. Trata de um professor com notório saber jurídico e que esteve presente em diversos momentos da história do Brasil. 03h56min de 20 de setembro de 2020 (UTC)

@Fisciletti: Oi! Que bom que está melhorando o artigo para que possa ser publicado. A Wikipédia possui algumas regras, como qualquer outra plataforma de publicação. Recomendo usar a sua página de testes para ir criando e melhorando o artigo até que as falhas sejam resolvidas. Para acessar a sua página de teste, basta clicar no link chamado "Testes" que fica no topo da página. Também vou enviar uma mensagem de boas-vindas em sua página de discussão, que deve possuir links úteis. Ainda assim, esteja à vontade para falar sobre alguma dúvida. Boas edições.—Teles«fale comigo» 00h01min de 21 de setembro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de LobãoV (2)

21h28min de 21 de setembro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de Mach280

Discussão de bloqueio de Johnnyboytoy (3)

MediaWiki message delivery (discussão) 21h45min de 27 de setembro de 2020 (UTC)

21h24min de 28 de setembro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de Alessandra Pereira de Azevedo Souza

Discussão de bloqueio de Alessandra Pereira de Azevedo Souza

Discussão de bloqueio de AnahiGeovane

Calendário de eventos de outubro do GU Wiki Movimento Brasil

O calendário de outubro do WMB está repleto de atividades para você participar!

Boa noite, Teles. O Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil organiza uma série de eventos e atividades neste mês de outubro. Confira o calendário e participe conosco!

Compartilhe fotografias de monumentos brasileiros no Wikimedia Commons e concorra a prêmios!

  • 1 a 31/10: Wiki Ocupa Jundiaí

Projeto de wikificação de municípios brasileiros. Mais informações em breve!

Comunicação dos vencedores do concurso.

  • 16/10: Editatona Twitter

Mais informações em breve!

O WMB apresenta neste encontro sobre as parcerias GLAM. Registre-se gratuitamente e acompanhe a programação completa do evento.

  • 21/10: V Oficina Wikimedia & Educação

Encontro com educadores que usam as plataformas Wikimedia. Wikipedistas são bem-vindos!

Treinamento sobre APIs em homenagem ao 8º aniversário do Wikidata.

  • 24/10: Festa do Wikidata + Abre-te Código

Comemoração de aniversário do Wikidata em conjunto com o hackathon de dados culturais abertos Abre-te Código. Mais informações em breve!

O Wiki Movimento Brasil terá uma sessão na Conferência Wikicite sobre estruturação de projetos no Wikidata, bibliografia e dados de bibliotecas. Mais informações em breve!


Escolha os eventos que julgar mais interessantes e não deixe de confirmar sua participação. Até lá! MediaWiki message delivery (discussão) 21h17min de 2 de outubro de 2020 (UTC)

Wikipedia Asian Month 2020

Wikipedia Asian Month 2020
Wikipedia Asian Month 2020

Hi WAM organizers and participants!

Hope you are all doing well! Now is the time to sign up for Wikipedia Asian Month 2020, which will take place in this November.

For organizers:

Here are the basic guidance and regulations for organizers. Please remember to:

  1. use Fountain tool (you can find the usage guidance easily on meta page), or else you and your participants’ will not be able to receive the prize from WAM team.
  2. Add your language projects and organizer list to the meta page before October 29th, 2020.
  3. Inform your community members WAM 2020 is coming soon!!!
  4. If you want WAM team to share your event information on Facebook / twitter, or you want to share your WAM experience/ achievements on our blog, feel free to send an email to info@asianmonth.wiki or PM us via facebook.

If you want to hold a thematic event that is related to WAM, a.k.a. WAM sub-contest. The process is the same as the language one.

For participants:

Here are the event regulations and Q&A information. Just join us! Let’s edit articles and win the prizes!

Here are some updates from WAM team:

  1. Due to the COVID-19 pandemic, this year we hope all the Edit-a-thons are online not physical ones.
  2. The international postal systems are not stable enough at the moment, WAM team have decided to send all the qualified participants/ organizers extra digital postcards/ certifications. (You will still get the paper ones!)
  3. Our team has created a meta page so that everyone tracking the progress and the delivery status.

If you have any suggestions or thoughts, feel free to reach out the WAM team via emailing info@asianmonth.wiki or discuss on the meta talk page. If it’s urgent, please contact the leader directly (jamie@asianmonth.wiki).

Hope you all have fun in Wikipedia Asian Month 2020

Sincerely yours,

Wikipedia Asian Month International Team 2020.10

Pergunta de Gabriela Bottura (05h07min de 5 de outubro de 2020)

Olá Teles, obrigada por se oferecer como mentor. Você tem alguma sugestão de onde devo procurar por erros de grafia? Muito obrigada. --Gabriela Bottura (discussão) 05h07min de 5 de outubro de 2020 (UTC)

Nota pra mim: Respondido.—Teles«fale comigo» 18h59min de 11 de outubro de 2020 (UTC)

16h25min de 5 de outubro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de W2.465.345

Pergunta de Fabricio Augusto Camolez Filho (05h28min de 9 de outubro de 2020)

Pelo o que eu vi, eu fui bloqueado parcialmente, e não sei o motivo, eu queria muito informar um erro que eu vi na Lista de goleiros com mais tempo se levar gol, e quero saber o que eu faço para desbloquear minha conta. --Fabricio Augusto Camolez Filho (discussão) 05h28min de 9 de outubro de 2020 (UTC)

Fabricio Augusto Camolez Filho, vou tomar emprestado a PDU do Teles pra lhe responder. O que ocorreu é que você estava inserindo links junto com suas edições, o que disparou nosso filtro de SPAM, por isso sua edição não foi permitida. Quando for assim, relate o problema de forma concisa na página de Informe um erro e evite ao máximo a postagem de links. Se for necessário, basta deixar um aviso na discussão da página: você pode encontrar essa página indo no artigo e em seguida clicar em Discussão. Eta Carinae (discussão) 17h04min de 10 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Emilio Lazaro (23h49min de 10 de outubro de 2020)

Sou proprietário da rádio e não consigo criar o conteudo. o sistema diz bloquear o conteudo. --Emilio Lazaro (discussão) 23h49min de 10 de outubro de 2020 (UTC)

Oi, Emilio Lazaro! Pelo que pude ver, tentou inserir conteúdo de empresa ligada a você mesmo. O conteúdo estava bastante parcial e sem fontes, dando a entender que queria fazer propaganda da empresa na Wikipédia. Na Wikipédia, inserimos apenas conteúdo enciclopédico e propaganda não é exatamente isso. Sinto muito que tenha pensado que poderia fazer essa ação na Wikipédia, mas sou obrigado a frustrá-lo e informar do que se trata a enciclopédia. Espero que obtenha êxito com seus objetivos em outro espaço. Um abraço!—Teles«fale comigo» 19h04min de 11 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Olivialondonbr (22h54min de 11 de outubro de 2020)

Olá Teles, gostaria de verificar se consegui introduzir corretamente a categoria Moda no verbete Olivia Merquior. Obrigada. --Olivialondonbr (discussão) 22h54min de 11 de outubro de 2020 (UTC)

Oi, Olivialondonbr! Sim! A categoria "Moda" foi inserida corretamente! Na próxima vez, pra edição ficar ainda mais correta, o ideal é colocar uma categoria mais específica. Se clicar na categoria, verá que nela há várias subcategorias que podem descrever a pessoa de forma mais específica. Ou seja, na categoria "Moda", você encontra "Moda por país", então "Moda no Brasil" e por fim "Consultores de moda do Brasil", que seria mais específica. Basta ir clicando nas categorias pra encontrar esse caminho que falei.
Será que consegui explicar bem?—Teles«fale comigo» 15h39min de 17 de outubro de 2020 (UTC)

15h25min de 12 de outubro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de Raphamoto

Discussão de bloqueio de Leon saudanha (2)

Discussão de bloqueio de Fábio Miguel

16h32min de 19 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Joel Thiago Andrade Santos (06h42min de 20 de outubro de 2020)

Olá me chamo Joel Quero saber se é possível criar um artigo sobre mim --Joel Thiago Andrade Santos (discussão) 06h42min de 20 de outubro de 2020 (UTC)

Oi, Joel Thiago Andrade Santos! É possível, porém improvável. Qual a fonte que pretende usar pra extrair as informações?—Teles«fale comigo» 02h37min de 21 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Joveth32 (01h08min de 21 de outubro de 2020)

Como posso meter a minha biografia?? --Joveth32 (discussão) 01h08min de 21 de outubro de 2020 (UTC)

Oi, Joveth32! Precisa ter notoriedade em seu meio a ponto de haver interesse por parte de escritores ou jornalistas que, então, escrevam sobre você. Depois disso, alguém pode usar esse material como fonte pra criar um artigo na Wikipédia. Não é um caminho fácil! Boa sorte!—Teles«fale comigo» 02h41min de 21 de outubro de 2020 (UTC)

Muito obrigado!!


Pretendo que me ajudem neste sentido... por favor!! Joveth32 (discussão) 09h23min de 26 de outubro de 2020 (UTC)

@Joveth32: Em que sentido? Ter notoriedade? A Wikipédia é um projeto voluntário em que escrevemos informações úteis pra vida das pessoas. Se quer usar a Wikipédia pra colocar um artigo sobre você, provavelmente está no lugar errado. Desculpe te desapontar.—Teles«fale comigo» 02h40min de 28 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Manope2011 (14h33min de 22 de outubro de 2020)

Olá Teles como vai? Estou te enviando esta dúvida, pelo fato de você ser o meu Mentor e ser bem experiente. Na página da WP não aparece mais o botão de inserir Interwikis em outros artigos. O botão é exatamente esse que está circulado de vermelho --> aqui. Se puderes dizer algo, fico grato. --Manope2011 Posso ajudar? 14h33min de 22 de outubro de 2020 (UTC)

Voltou a aparecer. Tudo normal. ----Manope2011 Posso ajudar? 12h11min de 23 de outubro de 2020 (UTC)
@Manope2011: Ok então!—Teles«fale comigo» 02h37min de 28 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Tenorio Bitarelli Viana (14h53min de 22 de outubro de 2020)

Meu nome e Tenorio. Como crio a minha biografia no wikipedia: --Tenorio Bitarelli Viana (discussão) 14h53min de 22 de outubro de 2020 (UTC)

@Tenorio Bitarelli Viana: Quais fontes pretende usar no artigo?—Teles«fale comigo» 06h23min de 28 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Vmsportsbranding (15h37min de 22 de outubro de 2020)

Olá. Como criar páginas? --Vmsportsbranding (discussão) 15h37min de 22 de outubro de 2020 (UTC)

@Vmsportsbranding: Oi! Basta ir na busca e procurar o nome do artigo que quer criar. Tenha certeza de que já não existe artigo e que está buscando o nome correto. Se não houver artigo, o nome vai aparecer em vermelho. Basta clicar no link vermelho com o nome do artigo e sairá na tela de criação. Lembre de coletar fontes de confiança de onde usará as informações. Não crie artigo sobre você, sua empresa, nem use blogs ou redes sociais como fontes.—Teles«fale comigo» 02h36min de 28 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Lucio Poncioni (23h09min de 23 de outubro de 2020)

Olá mentor, boa noite. Estou criando a página da minha empresa. Nunca pensei que fosse tão desafiador criar uma página dentro do Wikipedia. --Lucio Poncioni (discussão) 23h09min de 23 de outubro de 2020 (UTC)

@Lucio Poncioni: Oi, Lucio. A Wikipédia não é o melhor local pra promover sua empresa. Recomendo escolher um lugar onde isso seja aceito. É esperado que seu esforço seja em vão. Já pensou em usar instagram ou comprar seu próprio domínio?—Teles«fale comigo» 02h32min de 28 de outubro de 2020 (UTC)

Ensaio contestado: "A Wikipédia não é uma tirania da maioria"

Bom dia!

Dada sua participação na votação Wikipédia:Votações/Necessidade de registo para editar a Wikipédia lusófona, penso que será também do seu interesse saber que propus para eliminação um ensaio criado pelo Quintinense em 2014 valendo-se de contorno de bloqueio: WP:A Wikipédia não é uma tirania da maioria.

Mas porquê seria do seu interesse? Pois tal ensaio diz exatamente que esse tipo de votação do qual você participou nunca poderia acontecer, vide o seguinte trecho: Citação: A maioria dos países democráticos não utiliza votações para decidir todas as questões - por exemplo, acusados de crimes não são julgados pelo voto majoritário da população. Em países democráticos, mesmo a maioria absoluta ou até mesmo qualificada não pode exigir que direitos fundamentais de grupos minoritários, entendidos durante muito tempo como consensuais, sejam desrespeitados. É exatamente por esse motivo, que, na Wikipédia, não se pode propor uma votação para impedir a edição de artigos por IPs [...]

Acho que é bastante óbvio qual era o interesse desse fantocheiro em que não se impedissem as edições deslogadas: facilitar que ele continuasse editando diariamente na Wikipédia via IPs, e assim evadir o escrutínio de suas edições, e o bloqueio aplicado a ele há 11 anos atrás. É simplesmente patético, e duma falta de caráter sem tamanho, isto que ele tentou fazer no ensaio: camuflar o interesse próprio dele de ter facilidade de evadir sanções, como uma nobre causa humanitária de "proteção dos direitos das minorias".

A discussão está rolando em: WP:Páginas para eliminar/Wikipédia:A Wikipédia não é uma tirania da maioria. Anseio profundamente pela sua participação.

--Mister Sanderson (discussão) 17h03min de 24 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Mário Fredson (00h41min de 26 de outubro de 2020)

Como eu viro um testador --Mário Fredson (discussão) 00h41min de 26 de outubro de 2020 (UTC)

@Mário Fredson: Oi, Mário. Não tenho essa informação e não conheço esse grupo. Onde foi que viu isso?—Teles«fale comigo» 02h29min de 28 de outubro de 2020 (UTC)

17h39min de 26 de outubro de 2020 (UTC)

Discussão de bloqueio de Homem Cueca Zorba