Usuário Discussão:Teles/Arquivo 2023.3

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Lembrete: Acompanhar no Commons e en.wiki

Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 02h44min de 4 de maio de 2023 (UTC)

Novos tópicos de discussão na Esplanada

Caro(a) Teles, desde o dia 15 de abril, foram criados os seguintes tópicos na Esplanada:



Sua participação é importante. Boas edições.-- Enviado por: Teles 16h01min de 5 de maio de 2023 (UTC)


Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome da lista.
A lista não mostra os tópicos que foram arquivados antes do envio desta mensagem.

SPAM

Mais duas contas

Ertrinken 01h36min de 7 de maio de 2023 (UTC)

@Ertrinken, Feito. Essas duas parecem estar relacionadas entre si, mas não foi possível confirmar com as de Ratonbrasil. —Telles (discussão) «conta alternativa» 01h51min de 7 de maio de 2023 (UTC)

Mais duas contas

Seria possível bloquear o link que eles estão colocando, ou pelo menos bloquear as páginas? Ertrinken 15h09min de 12 de maio de 2023 (UTC)

@Ertrinken, Link bloqueado. É possível que essas duas estejam ligadas entre si. Não fica tão clara a ligação, pois usaram proxies abertos. Chama atenção de que uma das faixas dos vários proxies abertos usados é compartilhada pelas duas contas. Parecem ter o propósito mesmo de usar proxy pra spam. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 01h04min de 14 de maio de 2023 (UTC)

Mais

Edições em múltiplos idiomas (wikipédia em inglês etc) Ertrinken 18h11min de 12 de maio de 2023 (UTC)

@Ertrinken, essas duas estão ligadas entre si. Assim como a Lotocarva. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 01h02min de 14 de maio de 2023 (UTC)

Mesmo padrão (adição de sites comerciais em russo como fonte, mas não referenciam nada do texto)

Ertrinken 22h18min de 12 de maio de 2023 (UTC)

@Ertrinken, mais um lote: Categoria:!Fantoches de GrinRedNeck. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 01h18min de 14 de maio de 2023 (UTC)
Surreal... se puder dar uma olhadinha em Wikipédia:Pedidos a verificadores/Caso/Lampada centenaria. O que é proxy? Ertrinken 01h25min de 14 de maio de 2023 (UTC)
GrinRedNeck voltou. Mesmo padrão.. algum disparate + spam de site russo Ertrinken 22h15min de 14 de maio de 2023 (UTC)
@Ertrinken, confirmado com NorgerMajf. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 23h10min de 14 de maio de 2023 (UTC)

The Signpost: 8 May 2023

Calendário de eventos de maio do Wiki Movimento Brasil

O mês de abril está repleto de eventos!

O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para abril! Confira abaixo o nosso calendário de eventos do mês, com horários em UTC-3 (horário de Brasília). Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e acompanhar todas as atividades!

Cada Livro Seu Público (#CadaLivroSeuPúblico) é uma campanha para aumentar a qualidade do conteúdo sobre livros, obras literárias e histórias orais nos projetos Wikimedia. Confira os resultados na live de encerramento aqui.

  • 04/05 13:30: Let's Connect: Planejamento estratégico como um processo colaborativo

Nesta sessão de aprendizado, conheça o processo estratégico do Wiki Movimento Brasil e saiba como organizar uma estratégia para o seu afiliado de forma colaborativa. Inscrições pelo formulário aqui.

  • 12/05 18h: Oficina de edição na Wikipédia Wiki Loves Pará

Em meio ao Wikiconcurso Wiki Loves Pará, oferecemos uma oficina de edição para novos usuários que desejam aprender como editar a Wikipédia. Confira a página do concurso para mais informações.

  • 15 a 21/05: GLAM-Wiki na XXI Semana Nacional de Museus do IBRAM

Confira a programação do evento e participe das sessões dedicadas à GLAM-Wiki.

  • 16/05 18h: Lançamento da campanha de microfinanciamento Wiki Apoia

O Wiki Movimento Brasil oferecerá financiamentos simplificados para pessoas que organizarem atividades em prol do conhecimento livre. Conheça a iniciativa no evento de lançamento e inscreva o seu projeto!

  • 18/05 17h: Oficina Wikimedia & Educação

Participe do encontro mensal de educadores interessados nos projetos Wikimedia em sala de aula. Confira o portal das oficinas aqui.

Membros do Wiki Movimento Brasil estarão presentes no maior hackathon do Movimento Wikimedia, em Atenas, na Grécia!

  • 23/05 14h: Calibra: Conheça o programa de capacitação de lideranças brasileiras

Nesta live, saiba como o programa do Calibra foi organizado e quais os próximos passos do projeto.

O Wiki Movimento Brasil estará presente na conferência global de Educação do Movimento Wikimedia, em Belgrado, Sérvia!

Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do WMB. Caso não queira mais receber essas comunicações, deixe uma mensagem em minha página de discussão ou envie um e-mail para erica arroba wmnobrasil.org.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB)

Discussão de bloqueio de Editor without see codes

Discussão de bloqueio de

Discussão de bloqueio de Bebel2024

Discussão de bloqueio de Brasilesports

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Maio - primeira edição

Bem-vindo(a) ao boletim do Wiki Loves Pará! Quinzenalmente, traremos todas as novidades do Wiki Loves Pará com um roteiro diverso pela Amazônia paraense, a fim de colocá-la em evidência no ecossistema do conhecimento livre. Ao longo de 2023, o Wiki Movimento Brasil organiza uma série de atividades, incluindo wikiconcurso, Wiki Ocupa, maratonas de edição e parcerias com instituições culturais e mais. Acompanhe tudo pelo boletim e pelas nossas redes sociais (@wmnobrasil), e não deixe de participar do ano do Pará na Wikipédia!

Lançamento do Wiki Loves Pará

Lançamento do Wiki Loves Pará

Em abril, demos início às atividades do Wiki Loves Pará e, para compartilhar o que vem pela frente, Érica Azzellini e Maely Oliveira do Wiki Movimento Brasil lançaram o projeto na livedisponível no YouTube (aqui) e no Wikimedia Commons (aqui).

Wikiconcurso Wiki Loves Pará acontece até 11/07

Sabia que além da riqueza ambiental, o Pará concentra uma das maiores diversidades étnicas e linguísticas do Brasil? Vários temas sobre o Pará ainda estão sub-representações na Wikipédia em português e, por isso, o Wikiconcurso Wiki Loves Pará reúne editores para criar e melhorar centenas de verbetes sobre o estado paraense ao longo de três meses. Aqueles que mais pontuarem no concurso, receberão prêmios de até R$2500,00 em vale-compras como gesto de agradecimento por suas contribuições.

Com um mês de concurso, os editores inscritos no concurso já editaram mais de 850 artigos e criaram mais de 140 na Wikipédia. São conteúdos em variados temas - desde biografias, fauna e flora até manifestações culturais locais - que agora têm maior e melhor visibilidade na internet em português. Ainda não está inscrito(a)? Registre-se com o seu usuário(a) aqui e participe até o dia 11/07 para concorrer aos prêmios!

Oficina de edição em 19/05

Anote na sua agenda: no dia 19 de maio às 18:00 (UTC-3) vamos nos reunir em uma oficina para ensinar a editar a Wikipédia e tirar dúvidas no contexto no Wikiconcurso Wiki Loves Pará. Para receber o link do Google Meet, basta se inscrever por este formulário.

Parcerias com instituições paraenses

Do Pará para o mundo: imagine o patrimônio cultural paraense sendo compartilhado pelas plataformas Wikimedia! Para isso, estamos firmando parcerias GLAM-Wiki com arquivos, bibliotecas, museus, universidades e centros culturais, a fim de disponibilizar os seus acervos sob licenças livres. O Wiki Loves Pará está à disposição para contatos e colaborações!

Quer nos indicar uma instituição parceira? Escreva uma mensagem para wlpa@wmnobrasil.org!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do Wiki Loves Pará. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. Até logo, Usuário(a): MOliveira (WMB)

Questão

Oi Lucas, boa noite. Como você é experiente nessas coisas, gostaria que elucidasse o que fazer nesse caso. Bom, recentemente foi criada uma página, Mister Mobile. Contudo, a conta que criou o verbete foi bloqueada na Wikipédia anglófona em 31 de janeiro desse ano por ter sido confirmada como sock de uma sockmaster banida lá, acusada de ter edições pagas, coisa que viola os termos da Wikimedia. Se analisarmos bem, esse verbete criado tem cara mesmo de ter sido orquestrado para passar uma falsa notoriedade, visto que sequer tem artigo em outra língua. O que fazer? Patrick disc. 01h11min de 18 de maio de 2023 (UTC)

@Pgnm, boas! Bem a cara de algo feito por empresa de marketing contratada. Aquelas fontes são claramente parciais, tecendo elogios e conteúdos promocionais, bem com cara de mídia paga. Não dá pra confiar. Somando isso ao fato de que a conta já foi bloqueada por esse mesmo motivo, não me resta dúvida sobre apagar o artigo e bloquear a conta. Sobre contas pagas, se elas violam termos de uso deveriam ser bloqueadas. Como a conta violou em mais de um projeto, existe margem pra travar e impedir que isso se alastre. Ainda que na prática haja uma maior preocupação com o que acontece na Wikipédia em inglês, os termos de uso são os mesmos pra todos os proejtos. Se são violados lá, continuam a ser aqui. Vou avaliar travar as contas. Não consigo hoje por estar no trabalho mas devo conseguir ver melhor amanhã. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 22h56min de 18 de maio de 2023 (UTC)
Show, obrigado pela resposta. Se precisar que eu marque G4, só me pingar. Vou ficar de olho na conta enquanto isso. Patrick disc. 04h07min de 19 de maio de 2023 (UTC)
@Pgnm:
Desconfio que eles vão continuar e devemos ficar atentos. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 20h06min de 22 de maio de 2023 (UTC)

Discussão de bloqueio de João Justiceiro/5

Aviso

Há um pequeno problema com o código dos avisos das discussões de bloqueio. O primeiro parâmetro determina o nome da conta e o título da DB. Em alguns casos, ambos são preenchidos com os mesmos valores, mas não em outros. O resultado é este: o nome do utilizador fica com o número correspondente a DB. Edmond Dantès d'un message? 06h06min de 19 de maio de 2023 (UTC)

@Conde Edmond Dantès, não consegui reproduzir o erro. Funciona bem no meu teste. Acho que pode ter sido erro no preenchimento.
Provavelmente, preencheu: {{subst:Usuário:Teles/MassMessage/Desbloqueio|João Justiceiro/5|Conde Edmond Dantès|~~~~~|}}
Quando deveria ter sido: {{subst:Usuário:Teles/MassMessage/Desbloqueio|João Justiceiro|Conde Edmond Dantès|~~~~~|5}}
Veja se não foi. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 12h30min de 19 de maio de 2023 (UTC)

Discussão de bloqueio de Sergio Gacha 2

The Signpost: 22 May 2023

News, reports and features from the English Wikipedia's newspaper
Read this Signpost in full · Single-page · Unsubscribe · Global message delivery 08h42min de 22 de maio de 2023 (UTC)

Discussão de bloqueio de Gondolabúrguer

Discussão de bloqueio de Gondolabúrguer

Discussão de bloqueio de Rafael Boemi

Discussão de bloqueio de Vinícius Constanzo Baio

Novos tópicos de discussão na Esplanada

Caro(a) Teles, desde o dia 05 de maio, foram criados os seguintes tópicos na Esplanada:



Sua participação é importante. Boas edições.-- Enviado por: Teles 04h31min de 28 de maio de 2023 (UTC)


Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome da lista.
A lista não mostra os tópicos que foram arquivados antes do envio desta mensagem.

Você poderia me dar uma assistência aqui? Eu abrir uma notificação de incidentes a respeito de um usuário, entretanto está havendo contestações. Sublinho os trechos de interesse:

Ertrinken 15h13min de 28 de maio de 2023 (UTC)

@Ertrinken e @Leone Melo, na tomada de decisão sobre verificar ou não, precisamos pensar nos cenários possíveis pra entender se verificar vai ajudar ou não. Caso seja verificada, podemos resumir em duas situações. A relação entre as contas é tecnicamente confirmada (situação 01) OU a relação não é confirmada (situação 02).
Se ocorrer a situação 02, as contas continuariam a ser confirmadas pelo comportamento? Se sim, a confirmação já existe independentemente de verificação e pode não fazer sentido verificar.
Se ocorrer a situação 01, qual o benefício prático? Qual conduta tomaremos que já não seria tomada com a informação pública que temos?
Existem outros possíveis cenários, como possível uso de outras contas, como possível uso por terceiros do mesmo nome do usuário pra trollar ou confundir a comunidade. Isso é menos provável, mas havendo contextualização, um pedido de verificação pode ser aberto.
A princípio, tendo a considerar que seria mais apropriado convocar a comunidade pra se pronunciar sobre o bloqueio com a informação pública que já temos, pois parece ser suficiente. Como não acompanhei o caso do bloqueio da conta e os motivos pelos quais ele chegou a ser desfeito e também por estar acessando agora pelo celular, não consigo aprofundar mais e elaborar uma decisão final, mas essa é minha primeira impressão. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 15h57min de 28 de maio de 2023 (UTC)
@Teles Quais são as informações que o verificador de contas tem acesso que poderia ajudar a elucidar se as contas pertencem a mesma pessoa? Antes de tomarmos uma decisão, a pessoa julgada não teria que ter um meio de comunicação para contar a sua versão dos fatos? Aparentemente o usuário Naner Wikipedista tem o contato dele. Leone dá o papo 16h22min de 28 de maio de 2023 (UTC)
@Leone Melo: Você recebeu algum tipo de orientação para participar nessa discussão? Porque a análise do Rui Gabriel Correia sugere que houve alguma organização ou aliciamento para evitar a eliminação. Não estou acusando ninguém, mas essa informação de que o Naner Wikipedista e o outro conversam entre si externamente levanta algumas dúvidas. Ertrinken 17h00min de 28 de maio de 2023 (UTC)
@Ertrinken Vou explicar a situação desde o início. Os artigos Tubarão de Mesquita e Fla Manguaça já foram propostos para a eleminação e foram eliminados. Na ocasião dessa discussão, eu estava bem ativo nessas discussões. Eu votei para manter os dois artigos. Depois dos meu votos, o Naner me enviou agradecimentos. Eu nunca havia trocado qualquer mensagem com ele antes. Aí ele me explicou que existia um critério de notoriedade sobre Carnaval que tinha sido apagado e mostrou como era o texto. Eu fui solidário e acho que dei a entender que estava disposto a proteger os artigos de Carnaval.
No dia 1 de abril deste ano, Naner me enviou um e-mail com uma lista com 9 artigos que haviam sido propostos para eliminação por consenso, e me pediu para eu melhorasse os artigos para que eles não fossem apagados. Eu editei alguns e só votei para manutenção de três deles: Tubarão de Mesquita, Fla Manguaça novamente, além de Acadêmicos do Peixe, pois julguei que esses eram os únicos desses com um motivo plausível para a manutenção. Fiz porque eu achei que era o certo, e não porque ele pediu. Até então eu pensava que era algo só entre mim e ele.
Ontem, o Naner me enviou um e-mail dizendo que tinha trocado e-mails com o ProfBanshee87 após o bloqueio dele. ProfBanshee87 disse pra ele que a conta Professor Banshee não era dele. Respondi que era difícil de acreditar que as contas ProfBanshee87 e Professor Banshee não eram da mesma pessoa. Assim, o Naner sugeriu que o verificador de contas confirmasse isso. Leone dá o papo 18h22min de 28 de maio de 2023 (UTC)
Já entrei em contato com ele há muito tempo pela ferramenta "Enviar e-mail para este(a) usuário(a)", por isso tenho o e-mail dele. Acontece que ele me enviou e-mail dizendo que tinha tomado um block e eu o questionei (por e-mail) se ele tinha contas múltiplas na época e se conseguiu se defender naquela ocasião. Ele me disse que nunca teve a conta Professor Banshee. Talvez o verificador de contas possa ajudar... Naner Wikipedista (discussão) 18h24min de 28 de maio de 2023 (UTC)
O Viniciusmarvin tambem entrou em contato com vocês por email ou somente o ProfBanshee87? Ertrinken 18h33min de 28 de maio de 2023 (UTC)
Somente o ProfBanshee87. Pelo que eu entendi é o primeiro block que ele tomou, e não sabe como agir agora... Daí acabei respondendo ao e-mail dele, questionando-o, como disse acima. Naner Wikipedista (discussão) 18h40min de 28 de maio de 2023 (UTC)
Vou abrir uma discussão de bloqueio Ertrinken 18h41min de 28 de maio de 2023 (UTC)
Está bem! Naner Wikipedista (discussão) 18h46min de 28 de maio de 2023 (UTC)

tópico sem título

como faço para ter acesso a uma obra literária?comentário não assinado de  Samuel cumba (discussão • contrib) 20h19min de 31 de maio de 2023 (UTC)
@Samuel cumba, nós temos o Wikisource, projeto em que pode encontrar algumas obras que estão em domínio público ou foram publicadas em licença livre. Será que é isso que está procurando? Se não for, pode perguntar de forma mais específica. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 20h27min de 31 de maio de 2023 (UTC)

Pergunta de Bobmarq (12h45min de 31 de maio de 2023)

O que quer dizer aacheen --Bobmarq (discussão) 12h45min de 31 de maio de 2023 (UTC)

Pergunta de Bobmarq (12h46min de 31 de maio de 2023)

Porque se tornou patrimônio histórico pela UNESCO --Bobmarq (discussão) 12h46min de 31 de maio de 2023 (UTC)

@Bobmarq, oi! Não entendi bem suas perguntas. Pode perguntar novamente com outras palavras? Precisa encontrar informação na Wikipédia ou precisa de ajuda pra realizar alguma edição? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 20h17min de 31 de maio de 2023 (UTC)

Pergunta de Filho do Deus da paz da selva (19h02min de 31 de maio de 2023)

Olá Teles, pode me chamar de Jeff. Fiz uma conta na Wiki pra poder editar algo específico a pedido de minha mãe 🤭 Ela é fã da cantora Laura Branigan e pediu para que eu buscasse informações sobre ela, coisas da vida diária da cantora e tals. Entrando na página sobre ela eu vi que tem escrito que ela teria nascido em 1952, ano no qual minha avó materna nasceu. Então minha mãe lembrou que a atriz faleceu em 2004 aos 47 anos, minha avó faleceu em 2003 com 50, minha mãe percebeu a inconsistência e pediu para que eu confirmasse. Na página da Branigan existe um hiperlink para o site da Billboard¹ onde já no título está escrita que ela faleceu aos 47 e no corpo do texto afirma que ela nasceu em 1957, dando os 47 anos da cantora. Era isso que eu iria alterar à pedido de mãinha. Então eu lhe peço que me ajude nisso, ou altere essa informação para eu poder ficar em paz sem mãinha me cobrando isso 🤣

1 < https://www.billboard.com/music/music-news/singer-laura-branigan-dies-at-47-66707/ > --Filho do Deus da paz da selva (discussão) 19h02min de 31 de maio de 2023 (UTC)

@Filho do Deus da paz da selva: Oi, Jeff! Pedido de mãe é uma ordem! :)
Primeiro, precisamos checar qual informação é mesmo verdadeira. Idades de cantores muitas vezes são um problema. Inclusive, a Wikipédia já teve problemas com isso no passado, mas foi resolvido.
Me parece que há artigos referindo essa divergência de fontes com relação à idade em que ela faleceu e que se referem a publicações anteriores de que ela tenha falecido aos 47 como erros. Billboard é uma fonte geralmente aceita pela Wikipédia, mas havendo outras fontes de qualidade mostrando que há erro nesse ponto é algo a ser considerado. Portanto, nosso papel como editores é o de checar as fontes e identificar a verdade sempre que possível. Nesse caso, parece mesmo que o falecimento se deu aos 52 anos. Em outros casos, pode acontecer de isso não poder ser esclarecido, mesmo com toda pesquisa feita, e então devemos expor tal divergência no artigo. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 20h39min de 31 de maio de 2023 (UTC)

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Maio - segunda edição

Olá, seja bem-vindo! Chegamos ao nosso segundo boletim Wiki Loves Pará e temos muitas novidades para te contar!

Bar do Parque, na Praça da República, em Belém (PA).
Atualizações sobre o Wikiconcurso Wiki Loves Pará

Chegamos a mais de 1.000 artigos editados sobre o Pará na Wikipédia. Alcançarmos cerca de 500 editores inscritos e já são mais de 2 milhões de bytes editados durante o Wikiconcurso Wiki Loves Pará. A maioria dos verbetes (quase 70%) é sobre a Fauna e a Flora do Pará. Outros temas que se destacam entre os verbetes novos são: patrimônios culturais e naturais, línguas indígenas, personalidades paraenses, conhecimentos e saberes culturais no Pará.

Bar do Parque e Cine Ópera agora estão na Wikipédia

Dentre os verbetes novas criados nas edições do Wikiconcurso, está o Bar do Parque, um dos pontos de encontro da Praça da República (em Belém do Pará), que agora também tem seu espaço garantido na Wikipédia em Português. E, com mais de 10 mil bytes, outro interessante verbete criado é o do Cine Ópera, localizado na praça em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Entre polêmicas, é um dos antigos cinemas do Pará mais conhecidos e único com grade completa de filmes erótico-pornográficos.

#Fica a dica: o verbete do Cine Ópera ainda está sem imagens. Você pode adicionar uma foto sua ou ainda levantar mais fontes confiáveis para melhorar este e outros verbetes. Mão na massa! Há centenas de verbetes que podem ser editados no contexto do Wikiconcurso até o dia 11/07/2023, valendo prêmios de até R$ 2.500.

“No Pará é assim!”

É a nova série de conteúdos focada na campanha #WikiLovesPará e que tem feito sucesso em nossas redes sociais. "No Pará é assim" revela curiosidades sobre a cultura paraense, com imagens e informações sobre o estado que estão disponíveis nas plataformas Wikimedia. Além de mostrar tudo o que o Pará tem de único, o objetivo é incentivar o público a colaborar com a Wikipédia e a participar do Wiki Loves Pará, com o envio de fotos e a criação de verbetes. A cada semana tem um episódio novo. Acompanhe @wmnobrasil nas redes sociais e não perca nada!

Atenção: Caso não queira mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. Até logo, Usuário(a): MOliveira (WMB)

Discussão de bloqueio de José Alan Garcia Lima

Pergunta de César Luís César (05h04min de 1 de junho de 2023)

Caríssimo Teles, pretendo deste modo expressar a minha imensa gratidão pela tutoria. Entretanto gostaria de saber como proceder para tornar um artigo público! --César Luís César (discussão) 05h04min de 1 de junho de 2023 (UTC)

@César Luís César, oi! Respondendo de forma breve, pra que um artigo possa ser publicado, ele deve ser escrito com informações baseadas em boas fontes, que possam ser verificadas pelos demais editores, de forma imparcial. Toda informação da Wikipédia já deve ter sido publicada previamente em fonte de qualidade. Talvez queira me trazer alguma pergunta mais específica pra que eu consiga focar em sua dúvida. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 01h38min de 2 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de André B. Danfá (19h49min de 1 de junho de 2023)

Olá, muito prazer em tê-lo como mentor. Por favor dê-me um resumo de como fazer edição no Wikipedia. --André B. Danfá (discussão) 19h49min de 1 de junho de 2023 (UTC)

@André B. Danfá, oi! Existem várias formas de editar a Wikipédia. Pode começar lendo o tutorial pra ter uma ideia do que fazer. Com a leitura desses tutoriais certamente surgirão dúvidas mais específicas e poderemos direcionar seus questionamentos.
É possível acessar um artigo já existente e acrescentar informação ou corrigir algo que foi dito. É possível corrigir um erro de grafia. Acrescentar imagens. Apesar de ser mais difícil no início, pode criar um artigo do zero após se certificar de que não há artigo escrito sobre o assunto. Portanto, há inúmeras formas de editar. Geralmente, é recomendável que inicie por tarefas mais simples até ganhar mais familiaridade com a interface de edição e com nossas regras. As dúvidas vão surgindo e sendo esclarecidas em pouco tempo. Pelo seu perfil, de que forma acha que gostaria de editar? Possui alguma área de interesse? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 01h33min de 2 de junho de 2023 (UTC)

Calendário de eventos de junho do Wiki Movimento Brasil

O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para junho! Confira abaixo o nosso calendário de eventos do mês, com horários em UTC-3 (horário de Brasília). Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e acompanhar todas as atividades!

Ajude a incluir e diversificar o conteúdo sobre Direitos Humanos, Gênero e Meio Ambiente nos projetos Wikimedia ao longo de junho durante a programação da campanha que inclui mesas redondas, oficinas e encontros de edição. Confira a programação completa, inscreva-se e participe. Editatona Território corpo-terra faz parte da campanha Wiki por Direitos Humanos.

  • 02 a 04/06: Reunião do Comitê de Redação da Carta do Movimento MCDC

O Wiki Movimento Brasil estará presente na reunião de trabalho do Comitê de Redação da Carta do Movimento em Utrecht, nos Países Baixos! Confira aqui as últimas notícias sobre o andamento do documento que deverá ser ratificado pelo Movimento Wikimedia.

Participe da consulta comunitária sobre quais inovações tecnológicas e aperfeiçoamentos em ferramentas e plataformas dos projetos Wikimedia em português devem ser priorizados para melhorar a experiência de usuário.

De 22 de maio a 22 de setembro, submeta um pedido de Wiki Apoia - financiamentos simplificados de até R$2500,00 para dar aquela mãozinha que faltava para você organizar sua iniciativa em prol do conhecimento livre. Tire suas dúvidas e compartilhe suas ideias de projeto em nossa primeira oficina via Google Meet. Inscreva-se aqui.

Conheça as imagens vencedores do concurso Wiki Loves Cultura Popular 2023 pelo canal do Wiki Movimento Brasil no YouTube.

  • 14/06 14h: III Oficina de edição Wikiconcurso Wiki Loves Pará

Oficina para tirar dúvidas de participantes do Wikiconcurso Wiki Loves Pará. Recomenda-se principalmente para usuários novatos. Inscrições aqui.

Neste treinamento em inglês, Sandra Fauconnier tratará do carregamento de imagens e metadados estruturados (Structured Data on Commons) pelo OpenRefine. Acompanhe pelo YouTube.

  • 16/06: II Oficina de programação em Python

A segunda oficina de Python será sobre manipulação de dados. Acompanhe os conteúdos aqui.

Conheça a linha de financiamentos da Fundação Wikimedia de até 5 mil dólares nesta oficina em português. Em breve, mais informações!

Participe do encontro mensal de educadores e conheça usos dos projetos Wikimedia em sala de aula!

  • 23/06 19h: Reunião aberta WMB

Participe deste encontro informal de membros do Wiki Movimento Brasil e da comunidade lusófona no qual serão discutidos projetos em andamento. Em breve, mais informações!

Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do WMB. Caso não queira mais receber essas comunicações, deixe uma mensagem em minha página de discussão ou envie um e-mail para erica arroba wmnobrasil.org.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB)

Pergunta de Kantificador (13h13min de 3 de junho de 2023)

Como eu poderia criar um bom articulo? --Kantificador (discussão) 13h13min de 3 de junho de 2023 (UTC)

@Kantificador, oi! Respondendo de forma breve, pra criar um bom artigo, ele deve ser escrito com informações baseadas em boas fontes, que possam ser verificadas pelos demais editores, de forma imparcial. Toda informação da Wikipédia já deve ter sido publicada previamente em fonte de qualidade. Talvez queira me trazer alguma pergunta mais específica pra que eu consiga focar em sua dúvida. Veja também: WP:AB, que contém informações e outros artigos bons que pode usar como inspiração. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 23h57min de 4 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta

Saudações! Porque você apagou a página da Acadêmicos de Niterói? Gostaria de ter acesso ao código-fonte da página apagada para melhorar o artigo, já que a escola pertence a Segunda Divisão do Carnaval carioca. Naner Wikipedista (discussão) 14h54min de 3 de junho de 2023 (UTC)

@Naner Wikipedista, boa noite. Clicando no link que deixou acima poderá verificar o motivo. Possui alguma dúvida com relação ao motivo deixado no registro? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 23h58min de 4 de junho de 2023 (UTC)
Sim, ali diz que a página foi apagada por ter sido criada por Editor bloqueado ou banido. Mas quem foi este editor? Não consegui verificar esta informação... Naner Wikipedista (discussão) 16h08min de 5 de junho de 2023 (UTC)
@Naner Wikipedista, mas por que precisa saber quem foi o editor? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 17h23min de 5 de junho de 2023 (UTC)
Pensei que esse tipo de informação fosse pública... E quanto ao código-fonte da página apagada, existe uma maneira de ter acesso a ele? Eu gostaria de acessá-lo para melhorar o artigo, já que a escola pertence a Segunda Divisão do Carnaval carioca. Naner Wikipedista (discussão) 18h18min de 6 de junho de 2023 (UTC)
@Teles Poderia responder esta questão por favor? Naner Wikipedista (discussão) 14h19min de 7 de junho de 2023 (UTC)
@Naner Wikipedista, acredito que o mais correto seja solicitar restauro da página pra que assim fique mantida divulgada a autoria. Pode pedir pra manter o artigo no domínio principal ou que seja movido a princípio pra uma subpágina sua. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 15h22min de 7 de junho de 2023 (UTC)
Ok, obrigado!!! Naner Wikipedista (discussão) 16h41min de 9 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Ivair Pereira (15h34min de 3 de junho de 2023)

oque é flaks? --Ivair Pereira (discussão) 15h34min de 3 de junho de 2023 (UTC)

@Ivair Pereira, não tenho essa resposta. Em qual contexto viu esse termo? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 23h54min de 4 de junho de 2023 (UTC)

The Signpost: 5 June 2023

News, reports and features from the English Wikipedia's newspaper
Read this Signpost in full · Single-page · Unsubscribe · Global message delivery 01h24min de 5 de junho de 2023 (UTC)

Discussão de bloqueio de Sintropepe

Pergunta de Fplc (11h57min de 7 de junho de 2023)

Olá, Tentei acrescentar alguma informação à página de Seixas da Costa e não foi possivel. Porquê? --Fplc (discussão) 11h57min de 7 de junho de 2023 (UTC)

@Fplc, bom dia! Isso aconteceu, pois um filtro considera as fontes que usou não confiáveis. As fontes são sapo.pt e um blog. Acha que consegue modificar as fontes? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 12h33min de 7 de junho de 2023 (UTC)
Vou alterar o blog, tinha escolhido esse link por ter video da entrevista na sic noticias. Em relação ao sapo, é o site da radio renascença e do jorna i. Não são confiaveis? Obrigado Fplc (discussão) 12h35min de 7 de junho de 2023 (UTC)
Já alterei, o número de erros diminuiu mas continua a não entrar. Fplc (discussão) 12h37min de 7 de junho de 2023 (UTC)
@Fplc, ainda usou o sapo.pt. Provavelmente por isso não funciona. Pode haver outros termos, mas pelo que chequei no código do filtro esse site seria bloqueado mesmo. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 12h43min de 7 de junho de 2023 (UTC)
https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2022/09/26/embaixador-seixas-da-costa-condenado-por-difamacao-chamou-javardo-a-sergio-conceicao/301199/
Não será um erro? A rádio renascença é provavelmente uma das maiores radios em Portugal. Fplc (discussão) 12h52min de 7 de junho de 2023 (UTC)
@Fplc, pelo visto não é o site que impede a edição, já que agora ativou outro filtro. Algum termo no texto está fazendo isso. Talvez o termo “Bardamerda”. Tente inserir sem ele se possível. Se não, retorne o contato. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 13h13min de 7 de junho de 2023 (UTC)
Substitui por asteriscos (era citação do titulo do artigo), continuar sem dar. Será javardo? Mas javardo é o termo que causou o processo de difamação. Fplc (discussão) 13h16min de 7 de junho de 2023 (UTC)
@Fplc, talvez. De qualquer forma, alterei uma permissão de sua conta. Tente novamente. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 13h22min de 7 de junho de 2023 (UTC)
cosnegui. muito obrigado pela sua ajuda.
Existe alguma forma de ver que artigos possam precisar de "trabalho" ou revisões? Fplc (discussão) 13h23min de 7 de junho de 2023 (UTC)
@Fplc, na barra lateral à esquerda, encontra a página de manutenção. Ela possui alguns links pra artigos que precisam de fontes, reciclagem, wikificação, entre outros. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 01h32min de 8 de junho de 2023 (UTC)
Olá de novo. O próprio Francisco seixas da Costa apagou as informações todas que eu adicionei do artigo. Ele pode? Como funciona isso? Fplc (discussão) 23h48min de 7 de junho de 2023 (UTC)
@Fplc, apesar de ser desencorajado, ele até pode, mas existe um conflito de interesse e ele precisa tomar certos cuidados, como por exemplo justificar muito bem em sumário de edição ou na página de discussão o motivo. Especialmente por se tratar de conteúdo com referência. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 01h29min de 8 de junho de 2023 (UTC)

Acompanhar no Commons

Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 02h41min de 8 de junho de 2023 (UTC)

Removi a notificação de ESR do artigo Davivienda após incluir três fontes para indicar notoriedade. Segue sendo um esboço, então se você achar que ainda merece eliminação, creio que o caminho passa a ser PE. Hugo Lima (discussão) 16h36min de 11 de junho de 2023 (UTC)

@Hugo Lima, obrigado pelo aviso. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 16h39min de 11 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Rjf ofcl (02h35min de 12 de junho de 2023)

Obrigado, quero fazer parte para melhorar --Rjf ofcl (discussão) 02h35min de 12 de junho de 2023 (UTC)

@Rjf ofcl, seja bem-vindo! Fique à vontade pra perguntar sempre que tiver dúvida ou dificuldade. Talvez queira ler o nosso tutorial pra começar a editar na Wikipédia. Boas edições. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 02h55min de 12 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Daniperaira23 (12h17min de 12 de junho de 2023)

Oi Lucas, bom dia. tudo bem? Gostaria de pedir auxilio com essa pendência, como posso colocar essas informações, em qual tópico seria? Este artigo foi proposto para eliminação semirrápida. A(s) justificativas apresentada(s) para eliminação foram: (Alega ter prêmios, mas não tem fontes atestando). – Artigo sem fontes confiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem notoriedade. Ver princípio da verificabilidade e critérios de notoriedade. Páginas pessoais, sites de fãs, sites colaborativos (como Discogs, IMDb, Rede Zerozero, etc.), fóruns de discussão, blogues (como Blogspot, Blogger, WordPress, etc.) e redes sociais (como Facebook, Instagram, Twitter, etc.) não são fontes confiáveis. Kongs (DM) 14h31min de 11 de junho de 2023 (UTC) Último editor: 79a --Daniperaira23 (discussão) 12h17min de 12 de junho de 2023 (UTC)

@Daniperaira23, bom dia! Vejo que, no artigo em questão, existem várias informações sobre o ator. Na Wikipédia, precisamos sempre dizer de onde estão vindo essas informações. Portanto, elas precisam já ter sido publicadas em alguma fonte confiável, que pode ser uma publicação de um site sobre o ator, livro, revista, etc.
É preciso então citar as fontes de onde extraiu as informações no texto. Para citar, pode clicar em "Editar" o artigo e, em seguida, clicar no botão "Citar" logo na parte de cima do editor. Se quiser testar antes de colocar as informações no artigo, pode usar sua página de testes. Escreva novamente se ficar alguma dúvida. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 13h12min de 12 de junho de 2023 (UTC)

Discussão de bloqueio de Jghirotti

Pergunta de Beatrizkamille (20h04min de 12 de junho de 2023)

Ola. Boa tarde sou atleta da seleção brasileira de levantamento de peso olímpico e gostaria muito de ter minha biografia no Wikipedia --Beatrizkamille (discussão) 20h04min de 12 de junho de 2023 (UTC)

@Beatrizkamille, oi! Desculpe a demora em responder. Autobiografia não é exatamente proibida, mas é algo que precisa ser feito com muito cuidado e acabamos por aconselhar usuários, especialmente novatos, a evitar fazê-la ao máximo. Na grande maioria dos casos, autobiografias acabam sendo muito parciais e, por motivos óbvios, geralmente há bastante conflito de interesse na escrita e elas acabam sendo posteriormente eliminadas gerando frustração. Portanto, é recomendado que o faça apenas se tiver muita segurança de que irá escrever o artigo seguindo apenas aquilo atestado por boas fontes, sem julgamentos ou parcialidades. Talvez, seja mais apropriado começar por outros artigos e, só depois de adquirir mais confiança, escrever sobre você. Pode também começar a escrever algo em sua página de testes e solicitar que um editor mais experiente revise o artigo antes de ser publicado. —Telles (discussão) «conta alternativa» 03h44min de 26 de junho de 2023 (UTC)

Discussão de bloqueio de AlexFerrari2

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Junho - terceira edição

Primeira parceria GLAM no PA

Junho chegou festivo como sempre e, dessa vez, trazendo o nosso primeiro parceiro GLAM no Estado do Pará: LAHCA (Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica. O LAHCA é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará que estuda a Arquitetura Moderna da cidade de Belém, capital do estado. O acervo de fotografias do LAHCA nos ajudará a melhorar a quantidade e a qualidade da cobertura desses edifícios no Wikimedia Commons e também ilustrar artigos na Wikipédia. Confira mais sobre a parceria aqui!

Atualizações do Wikiconcurso

Já ultrapassamos o marco de mais de 3 milhões de bytes adicionados, com mais de 200 verbetes criados do zero! Esses resultados crescentes do Wikiconcurso representam uma maior visibilidade ao Pará no território digital livre. Além dos artigos melhorados em mais de 1000 edições já realizadas pelos participantes, que equivalem significativamente a melhoria da cobertura e qualidade das informações sobre a cultura paraense na internet.

O verbete mais visagento do Pará já fez sua aparição na Wiki!

Com mais de 11 mil bytes de edição, o verbete da moça do táxi traz uma cobertura de informações sobre uma das lendas urbanas mais populares e misteriosas de Belém e do Pará. Mesmo após tantos anos depois dos primeiros relatos sobre a lenda, ela continua viva no imaginário dos paraenses e agora também na Wikipédia!

#Fica a dica: Contribua ainda editando esse e outros artigos no âmbito da cultura paraense, você pode acrescentar imagens ou adicionar outras informações relevantes e fontes confiáveis. O Wikiconcurso vai até o dia 11/07/2023, ainda dá tempo de participar e concorrer a prêmios de até R$ 2.500.

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do Wiki Loves Pará. Caso não queira mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. Até logo, Usuário(a): MOliveira (WMB)

encontrar paginas

como encontro wiki sobre transição digital

EsmeraldahmFerreira (discussão) 18h43min de 18 de junho de 2023 (UTC)

@EsmeraldahmFerreira, oi! Pode tentar procurar esse assunto na página de busca: Especial:Pesquisar. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 18h51min de 18 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de AnaHenrique (20h07min de 18 de junho de 2023)

Olá! Me chamo Ana e recebi sua mensagem falando que é meu novo mentor. Estou construindo a página do verbete "bioassinatura", e espero estar fazendo tudo da melhor forma possível. Passei pelo tutorial antes de iniciar, porém tenho dúvidas em relação a alguns itens, por exemplo, as referências são geradas automaticamente, mas em cima da página há um aviso de que algumas estão fora de formatação. Além disso, ainda não entendi como posicionar imagens do lado esquerdo do texto. Obrigada por entrar em contato e também fico à disposição para resolver qualquer dúvida! --AnaHenrique (discussão) 20h07min de 18 de junho de 2023 (UTC)

@AnaHenrique, oi! Vejo que está tudo sendo bem feito sim. Parabéns! Com relação à formação de referências, aquele aviso é colocado por um editor que sinaliza um problema. Quando o problema é corrigido, ele pode ser removido. Acredito que agora está resolvido, mas marco aqui o Vitorperrut555, que foi quem sinalizou, pra ver a opinião dele também se o aviso pode ser removido.
Com relação a posicionar a imagem à esquerda, me parece que já conseguiu fazer isso, mas se persistir ainda a dúvida pode falar comigo novamente. Abraços. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 00h37min de 21 de junho de 2023 (UTC)
Olá @AnaHenrique, tudo bem? :)
Então, eu sinalizei pois achei esse erro com o link vermelho assim "verifique |pmc= ajuda" em lista de referencia, isso significa que alguém precisa melhorar esse artigo para corrigir esse erro, caso alguém corrigir eles pode retirar (ou não) ou você pode retirar. como você criou este artigo e não sabe formatar referencia, ela deve ser marcada até que alguém formata, entendeu? saudação. Vitorperrut555 (Fala comigo! ✿◠‿◠) ) 00h55min de 21 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Jrmiranda2023 (22h13min de 18 de junho de 2023)

Como faço pra cria meu histórico? --Jrmiranda2023 (discussão) 22h13min de 18 de junho de 2023 (UTC)

@Jrmiranda2023, oi! De que histórico está falando? Quer dizer sua autobiografia? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 00h38min de 21 de junho de 2023 (UTC)

The Signpost: 19 June 2023

News, reports and features from the English Wikipedia's newspaper
Read this Signpost in full · Single-page · Unsubscribe · Global message delivery 10h11min de 19 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de JRoberio (19h58min de 19 de junho de 2023)

Existe um Manual de Redação? Isto é, um conjunto de regras a aserem seguidas? Grato --JRoberio (discussão) 19h58min de 19 de junho de 2023 (UTC)

@JRoberio, oi! Que bom que perguntou! Temos sim. Chamamos de Livro de estilo, que deve ser seguido por todos os artigos. Dá uma conferida e fique à vontade pra retornar caso surjam dúvidas. Boas edições. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 00h45min de 21 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Reitoria PUCRS (13h39min de 23 de junho de 2023)

Oii, tudo bem? Sou nova aqui! Eu preciso criar uma página sobre o Reitor da PUCRS, uma importante liderança marista. Espero conseguir seguir as regras direitinho, mas talvez venha te pedir ajuda! <3 --Reitoria PUCRS (discussão) 13h39min de 23 de junho de 2023 (UTC)

@Reitoria PUCRS, seja bem-vinda! Em que posso ajudar? Já sabe de qual fonte vai extrair as informações pra colocar no artigo? Tudo começa pelas fontes. Nós não criamos a informação. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 22h09min de 24 de junho de 2023 (UTC)

Nova Ordem

Com meu wiki, fazendo logo, mais um ano de passagem por todos os sites em minha grade então venha mais 123 anos de pesquisa e esforço.Logo e mente sabia de um particular de intelectual IA!

ANAZUR BR JUNIOR Junior Benades Ribeiro (discussão) 22h55min de 23 de junho de 2023 (UTC)

@Junior Benades Ribeiro, valeu grande Junior! —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 22h06min de 24 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Samuel António Bala (01h50min de 26 de junho de 2023)

Como posso fazer para editar? --Samuel António Bala (discussão) 01h50min de 26 de junho de 2023 (UTC)

@Samuel António Bala, oi! Pra editar uma página, basta clicar no botão "Editar" no topo de cada artigo. Recomendo iniciar a leitura com este tutorial para ajudar nos primeiros passos por aqui. Existe algo que tenha pensado em editar na Wikipédia? Por exemplo, algumas pessoas gostam de começar corrigindo erros gramaticais; outras gostam de procurar informações que faltam nos artigos e expandi-los sempre citando as fontes de onde as informações foram obtidas. Existe algum tema de sua preferência? Talvez antes de eu indicar como você pode começar seja interessante você me apontar qual a sua preferência. —Telles (discussão) «conta alternativa» 03h35min de 26 de junho de 2023 (UTC)

Novos tópicos de discussão na Esplanada

Caro(a) Teles, desde o dia 28 de maio, foram criados os seguintes tópicos na Esplanada:




Sua participação seguindo nossas regras de civilidade é o que molda a Wikipédia.-- Enviado por: Teles 16h40min de 26 de junho de 2023 (UTC)


Recebeu esta mensagem porque o seu nome está incluído nesta lista. Caso pretenda deixar de receber as notificações, basta remover o seu nome da lista.
A lista não mostra os tópicos que foram arquivados antes do envio desta mensagem.

Pergunta de Lauraturati (19h48min de 26 de junho de 2023)

Boa tarde!

Eu me cadastrei no Wikipedia porque faço parte de uma religião "nova" (15 anos desde que fomos oficializados) chamada Hierosofia, e eu só gostaria de adicionar ela aqui nos artigos do Wikipedia. Não quero fazer propaganda, nem nada do tipo. Só informar

Eu coloquei o texto lá e foi eliminado rapidamente. O que houve? É proibido fazer isso aqui? --Lauraturati (discussão) 19h48min de 26 de junho de 2023 (UTC)

@Lauraturati, bom dia! Não é exatamente proibido, mas sempre que temos alguma ligação próxima com algo, precisamos ter mais cuidado ao publicar na Wikipédia. Isso é aconselhado pra que possíveis conflitos de interesses sejam evitados. A sua publicação continha uma pequena lista de bibliografia ao final, mas não citava as fontes de onde as informações vieram. Além disso, escreveu em sua página de usuário, local que deve ser usado exclusivamente para falar sobre você e não sobre a religião.
Portanto, apenas se tiver boas fontes, imparciais, publicadas em locais de grande circulação é possível que escreva com bastante cuidado para se manter imparcial. Do contrário, é recomendado que outra pessoa menos ligada à religião escreva. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 14h17min de 30 de junho de 2023 (UTC)
Vou trabalhar com uma página teste pensando no que vocÊ me falou. Eu conseguiria compartilhar com você essa página teste para mais orientações?
Quero fazer do jeito certo Lauraturati (discussão) 15h58min de 30 de junho de 2023 (UTC)
@Lauraturati, sim! Pode escrever em sua página de testes e posteriormente compartilhar o link comigo aqui mesmo. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 16h02min de 30 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Petúnia Souza (14h02min de 28 de junho de 2023)

Olá! Pode me ajudar com a criação de uma página? Está sendo bloqueada. --Petúnia Souza (discussão) 14h02min de 28 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Petúnia Souza (18h06min de 28 de junho de 2023)

o conteúdo que desejo publicar atende aos requisitos orientados no assistente de edição, porém ao publicar aparece conteúdo indevido. Pq? Pode me ajudar? --Petúnia Souza (discussão) 18h06min de 28 de junho de 2023 (UTC)

@Petúnia Souza, bom dia! A página que tentou criar possui diversos problemas de formatação, por exemplo, com uso de negrito inadequado e abertura de seções fora do modelo wiki. Há uma lista de fontes ao final do artigo, mas elas precisam ser citadas ao longo do texto. Provavelmente, por haver muitos erros, o filtro está barrando.
Recomendo escrever o texto em página de testes e apenas quando estiver adequado solicitar que alguém revise e o encaminhe para a área de artigos. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 14h27min de 30 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Maisa vaccari (00h00min de 30 de junho de 2023)

Quero que você seja meu consultor para assuntos de conteúdo de moda --Maisa vaccari (discussão) 00h00min de 30 de junho de 2023 (UTC)

@Maisa vaccari, oi! Como eu posso ajudar exatamente? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 14h28min de 30 de junho de 2023 (UTC)

Pergunta de Evans Evaristo (11h15min de 30 de junho de 2023)

Quero adicionar a minha biografia na wikipedia. Como faço? --Evans Evaristo (discussão) 11h15min de 30 de junho de 2023 (UTC)

@Evans Evaristo, oi! Isso algo desencorajado pela Wikipédia, pois tendemos a ser muito parciais quando falamos de nós mesmos. Quais fontes pretende usar pra obter as informações sobre você? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 14h29min de 30 de junho de 2023 (UTC)

Calendário de eventos de julho do Wiki Movimento Brasil

Olá! O Wiki Movimento Brasil convida todos e todas a participarem dos eventos que organizamos para julho! Confira abaixo o nosso calendário de eventos do mês, com horários em UTC-3 (horário de Brasília). Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e acompanhar todas as atividades!

Votação para priorização das propostas da consulta comunitária sobre quais inovações tecnológicas e aperfeiçoamentos em ferramentas e plataformas para melhorar a experiência de usuário dos projetos Wikimedia em português.

  • 05/07 12h: Editatona FILE

Participe do FILE 2023 Wikipédia Edit-a-thon, uma maratona de edições na Wikipédia com o objetivo de aprimorar os artigos sobre artistas que participaram das edições do FILE. A oficina será exclusivamente em inglês e o conteúdo a ser incluído também deve estar em inglês. Inscreva-se aqui

  • 05/07 19h: Webinário: Responsabilidade e Futuro dos Museus - ARTEMÍDIAMUSEU

Estaremos no seminário organizado pela Academia de Curadoria que tem como objetivo promover o diálogo e o compartilhamento de conhecimentos no campo da arte e da cultura.

De 22 de maio a 22 de setembro, submeta um pedido de Wiki Apoia - financiamentos simplificados de até R$2500,00 para dar aquela mãozinha que faltava para você organizar sua iniciativa em prol do conhecimento livre. Tire suas dúvidas e compartilhe suas ideias de projeto em nossa segunda oficina via Google Meet. Inscreva-se aqui.

  • 13/07 18h: Lançamento dos Wiki Encontros

Os wikimedistas têm motivos para comemorar, pois uma nova iniciativa do WMB para apoiar encontros presenciais da comunidade em diferentes cidades do país vem aí! Em breve mais informações!

  • 15/07 Oficina Wikipédia & Educação, durante a ANPUH Nacional

As oficinas são espaços de atualização e formação para os profissionais de História, destinados, especialmente, para professores do Ensino Fundamental e Médio, estudantes de graduação e pós-graduação, que ocorrerão no prédio do curso de História da UEMA. Durante o evento, o WMB terá também um estande, entre os dias 16 e 17. Inscrições aqui.

  • 18/07 17h30: Premiação do Wikiconcurso Wiki Loves Pará

Ao longo de três meses, editores melhoraram conteúdos sobre o Pará na Wikipédia. O evento de premiação dos editores vencedores do Wikiconcurso Wiki Loves Pará ocorrerá pelo nosso canal no YouTube.

Participe do encontro mensal de educadores e conheça usos dos projetos Wikimedia em sala de aula!

  • 31/07 Publicação da Lista de Desejos Tecnológicos da Comunidade

Publicação da lista com as propostas de inovações tecnológicas e aperfeiçoamentos em ferramentas e plataformas para melhorar a experiência de usuário dos projetos Wikimedia em português

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) no lista de membros do WMB. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para fabiana.dias@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão.

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Junho - quarta edição

Mais História da Amazônia na Wiki!

Eita que fechamos a quadra junina com a mesma animação do início! Nessa última semana de junho, tivemos mais uma oficina de edição e, dessa vez, com os alunos do Curso de História da UFPA (Campus Bragança). As edições e/ou criação de verbetes contribuíram para a redução de lacunas sobre as histórias, saberes e culturas locais da Amazônia no âmbito da Wikipédia, a partir da ação do Wiki Loves Pará. O Projeto Mais História da Amazônia na Wiki visa promover a sensibilização sobre os usos potenciais da Wikipédia no ensino de História enquanto importante ferramenta educativa em ambiente virtual. Para conferir mais sobre os resultados dessa atividade, acompanhe aqui!

Compositores paraenses em destaque no Musica Brasilis
Sonhando. Zizi Palha Amorim, Musica Brasilis

Essa semana, o projeto Musica Brasilis, nosso parceiro GLAM-Wiki, disponibilizou 755 partituras de 130 compositores brasileiros. E claro que nosso querido Pará está muito bem representado. São 95 partituras de 17 compositores e 2 compositoras: Antonia Rocha de Castro e Zizi Palha Amorim.

#Fica a dica: As compositoras em destaque ainda não possuem verbete na Wiki! Crie esses e outros verbetes sobre a cultura paraense e aproveita ainda para participar do Wikiconcurso que já está chegando na reta final. Mas, até o até o dia 11/07/2023, ainda tem muita "lenha para queimar" e verbetes para editar ou criar. Não perca tempo, participe e concorra a prêmios de até R$ 2.500!

WLPA no CODA Amazônia 2023

Junto com a Escola de Dados da Open Knowledge Brasil, estamos participando do Grupo de Trabalho da 2ª edição regional de conferência de jornalismo de dados e métodos digitais, CODA Amazônia 2023. O evento acontecerá entre os dias 31 de agosto a 1 de setembro na UFPA (Campus Belém) e, no dia 02 de setembro, na ilha do Marajó. A proposta é conectar pessoas e redes a uma programação de mais de 40 horas de atividades diversas sobre a utilização estratégica dos dados por comunicadores. Além de criar um espaço para reflexão sobre temas urgentes como desinformação e políticas públicas orientadas a dados e evidências. Para saber mais sobre a programação do CODA Amazônia 2023, confira aqui!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do Wiki Loves Pará. Caso não queira mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. Até logo, Usuário(a): MOliveira (WMB)

Pergunta de Fausto Pires Manuel (19h53min de 30 de junho de 2023)

Preciso de lançar minha biografia, como faço? --Fausto Pires Manuel (discussão) 19h53min de 30 de junho de 2023 (UTC)

@Fausto Pires Manuel, oi! Autobiografia é algo bastante desencorajado na Wikipédia. Precisa ser criado apenas se for indubitavelmente notório em sua área e tiver fontes imparciais e de qualidade indiscutível para extrair delas as informações. Quais fontes pretende usar no artigo? —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 14h29min de 3 de julho de 2023 (UTC)