Vefa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Turquia Vefa  
—  Bairro (semt ou mahallele)  —
Uma secção do Aqueduto de Valente em Vefa
Uma secção do Aqueduto de Valente em Vefa
Vefa está localizado em: Istambul
Vefa
Localização de Vefa em Istambul
Coordenadas 41° 0' 59" N 28° 57' 37" E
Cidade Istambul
Distrito Fatih

Vefa é um bairro de Istambul, Turquia, que faz parte do distrito de Fatih. Situa-se a noroeste da secção mais oriental do Aqueduto de Valente, aproximadamente a noroeste do centro histórico de Sultanahmet. Entre 1928 e 2008 fez parte do distrito entretanto extinto de Eminönü.

O bairro é muito pitoresco e rico em monumentos, quer bizantinos, como Mesquita de Kalenderhane (antiga Igreja de Theotokos Kyriotissa) e a Mesquita Vefa Kilise (Vefa Kilise Camii ou Molla Gürani Camii, antiga Igreja de Hagios Theodoros [São Tedodoro]), quer otomanos, dos quais o mais proeminente é a Mesquita Süleymaniye (de Solimão), a maior de Istambul se não se considerar Santa Sofia como mesquita, e a situada num ponto mais elevado.

O bairro é sede do Vefa S.K., um dos clubes de futebol mais antigos de Istambul, fundado em 1908. Uma das atrações turísticas do bairro é a loja de boza Vefa Bozacısı, a mais antiga ainda ativa da cidade.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Texto inicialmente baseado na tradução do artigo «Vefa» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mesquita Vefa Kilise


  • Vefa Bozacısı (em inglês). Istanbulfood. Página visitada em 5 de agosto de 2011
  • History (em inglês). Sítio oficial da loja de boza Vefa Bozacısı (www.vefa.com.tr). Página visitada em 5 de agosto de 2011