Sulukule

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2016)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Turquia Sulukule 
  Bairro (semt ou mahallele)  
Vista do bairro de Sulukule e das Muralhas de Teodósio
Vista do bairro de Sulukule e das Muralhas de Teodósio
Sulukule está localizado em: Istambul
Sulukule
Localização de Sulukule na Turquia
Coordenadas 41° 01' 35" N 28° 56' 02" E
Cidade Istambul
Distrito Fatih

Sulukule (lit.: "torre da água" em turco) é um bairro histórico de Istambul, Turquia, que faz parte do distrito de Fatih, situado junto à parte ocidental das Muralhas de Teodósio, junto à Edirnekapı (Porta de Adrianópolis, Porta Charisiou ou Polyandrion no período bizantino). A presença de ciganos na área remonta ao período bizantino e após a conquista otomana da cidade tornou-se supostamente o primeiro bairro do mundo de ciganos sedentários.

Até há alguns anos Sulukule era conhecido pelas casas de entretenimento, onde os ciganos tocavam música e dançavam para os visitantes de Istambul e de fora. Eram especialmente populares os músicos tsifteteli e as dançarinas do ventre. Nos anos 1950 e 1960 esses estabelecimentos eram de tal forma populares que eram aí chegaram a atuar muitas estrelas da música turca, como Zeki Müren, Müzeyyen Sena, Adnan Şenses e inclusivamente a compositora, cantora de música clássica e atriz Zeki Müren. O encerramento dessas casas em 1992 precipitou um grave declínio socioeconómico na área.

Reconversão urbana[editar | editar código-fonte]

O bairro está ameaçado de demolição devido às propostas de transformação urbana consideradas urgentes pelas municipalidades de Fatih e da área metropolitana que afetam não só Sulukule mas toda a península histórica de Istambul e que alguns setores consideram ameaçar um património cultural com séculos de história. O assunto chegou inclusivamente ao Parlamento Europeu, que se manifestou preocupado com o projeto que prevê a substituição da maior parte das casas por villas de estilo otomano e o realojamento dos habitantes do bairro nos subúrbios.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Texto inicialmente baseado na tradução do artigo «Sulukule» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).
  • Dünden bugüne İstanbul ansiklopedisi (em turco). 7. [S.l.]: Turkey. Kültür Bakanlığı (Ministério da Cultura da Turquia) - Türkiye Ekonomik ve Toplumsal Tarih Vakfı (Fundação de História Económica e Social). 1994. p. 70-71,496. ISBN 9789757306078. Consultado em 8 de agosto de 2011 
  • Porter, Libby; Shaw, Kate (2008). Whose urban renaissance?strategies. An international comparison of urban regeneration (em inglês). [S.l.]: Routledge - Taylor & Francis. 296 páginas. ISBN 978-0-415-45682-1. Consultado em 8 de agosto de 2011