Çarşamba (Istambul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre bairro de Istambul. Para a cidade homónima da província de Samsun, veja Çarşamba.
Turquia Çarşamba 
  Bairro (semt ou mahallele)  
A antiga igreja de São João Batista, atualmente a Hirami Ahmet Paxá, um dos monumentos bizantinos do bairro de Çarşamba
A antiga igreja de São João Batista, atualmente a Hirami Ahmet Paxá, um dos monumentos bizantinos do bairro de Çarşamba
A antiga igreja de São João Batista, atualmente a Hirami Ahmet Paxá, um dos monumentos bizantinos do bairro de Çarşamba
Localização
Çarşamba está localizado em: Istambul
Çarşamba
Localização de Çarşamba em Istambul
Coordenadas 41° 1' 40" N 28° 56' 45" E
País Turquia
Cidade Istambul
Distrito Fatih

Çarşamba é um bairro de Istambul, Turquia, que faz parte do distrito de Fatih e está situada dentro das Muralhas de Constantinopla. Encontra-se na encosta virada para a margem sul do Corno de Ouro, ao lado, mas mais acima do bairro de Fener.

É uma das áreas mais conservadoras e islâmicas da cidade. No bairro existem diversos monumentos bizantinos, como as igrejas transformadas em mesquitas de Fethiye (antiga Igreja de Pammakaristos) e Hirami Ahmet Paxá (antiga Igreja de São João Batista).

Çarşamba significa "quarta-feira" em turco e um dos eventos importantes do bairro é o Çarşamba Pazarı (mercado de quarta-feira), o qual tem lugar todas as quartas-feiras, mas segundo o escritor otomano do século XVII Evliya Çelebi, o nome do bairro provém da cidade de Çarşamba, na província de Samsun, região do Mar Negro, de onde vieram as pessoas que repovoaram essa parte da cidade após a conquista turca no século XV.

Além das igrejas bizantinas, no bairro encontram-se também alguns türbe (mausoléus) e outras mesquitas, como por exemplo a de Mehmed Ağa, situado nos limites do bairro, e que também se supõe ter sido uma igreja bizantina. No bairro existiram diversos madraçais (escolas islâmicas), tekkes (espécie de mosteiros islâmicos), bibliotecas e hamans (balneários). Uma das escolas secundárias privadas mais antigas e prestigiadas de Istambul, a Darüşşafaka Lisesi, atualmente sedeada em Maslak, foi criada em Çarşamba em 1863.

Notas e bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • «The History of Darüşşafaka». www.darussafaka.k12.tr (em inglês). Darüşşafaka Lisesi. Consultado em 7 de agosto de 2011. Arquivado do original em 24 de agosto de 2011 
  • «Fatih Çarşamba Market». www.whereist.com (em inglês). Where Is Istanbul. 6 de dezembro de 2009. Consultado em 7 de agosto de 2011