Floresta de Belgrado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Floresta de Belgrado
Floresta de Belgrado
Localização Istambul (Sarıyer e Eyüp)
País  Turquia
Tipo Parque florestal
Coordenadas 41° 10' N 28° 58' E
Floresta de Belgrado está localizado em: Istambul
Floresta de Belgrado
Localização da Floresta de Belgrado em Istambul

A Floresta de Belgrado (em turco: Belgrad Ormanı é uma floresta natural de caducifólias que se encontra nos arredores de Istambul, Turquia, nos distritos de Sarıyer e Eyüp.

Além da flora e da fauna, o local é notável pelos reservatórios de água construídos a partir do século XVI para abastecer a cidade. A espécie vegetal mais comum na floresta é o carvalho-branco (Quercus petraea) e o carvalho-da-Hungria (Quercus frainetto), mas também estão presentes carpinos, Betula pendula, Betula pubescens, Lilium martagon (lírio), Mercurialis perennis, Circaea lutetiana e Scilla bifolia.

O nome tem origem em ex-habitantes de Belgrado que foram feitos prisioneiros pelos otomanos durante o Cerco de Belgrado de 1521 e ali se instalaram numa aldeia abandonada. Embora atualmente tenha menos de metade do tamanho que tinha no tempo de Solimão, o Magnífico, quando era uma importante fonte de abastecimento de água à cidade, ainda se estende por 5 500 ha e ainda fornece alguma água.

Após o chamado Evento auspicioso, os últimos janízaros a serviço do sultão otomano foram enterrados em uma vala comum nesta floresta.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Floresta de Belgrado
  • «Belgrade Forest». www.mymerhaba.com (em inglês). 10 de janeiro de 2006. Consultado em 2 de agosto de 2011. Arquivado do original em 23 de fevereiro de 2009 


Ícone de esboço Este artigo sobre um parque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.