Victor Borge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Victor Borge (Copenhague, 3 de janeiro de 1909 - Greenwich, 23 de dezembro de 2000), nome artístico de Børge Rosenbaum, foi um pianista, regente e comediante dinamarquês estabelecido nos Estados Unidos. Conquistou enorme popularidade graças a seus shows e apresentações no teatro, rádio e televisão americanos e europeus onde apresentava peças musicais do repertório erudito em situações cômicas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um violinista da Capela Real Dinamarquesa e de uma pianista, ambos judeus, Børge Rosenbaum começou sua educação musical aos dois anos de idade. Logo ficou conhecido como um menino-prodígio, tendo realizado seu primeiro recital aos oito anos. No anos seguinte foi agraciado com uma bolsa de estudos integral na Academia Real Dinamarquesa de Música, tendo se tornado aluno de Olivo Krause. Mais tarde, passaria por lições com os professores Victor Schiøler (aluno de Franz Liszt), Frederic Lamond, e com o pupilo de Busoni Egon Petri.

Em 1926, aos 17 anos, realizou seu primeiro grande concerto. A partir dali, manteve uma curta carreira de pianista clássico, até desenvolver seus primeiros números cômico-musicais por volta de 1933, numa antecipação do gênero "comédia em pé", que se popularizaria apenas muitas décadas depois.

Naquele mesmo ano casou-se com a norte-americana Elsie Chilton, e graças ao sucesso imediatamente alcançado com suas piadas, empreendeu uma longa turnê pela Europa onde usava o humor para atacar o nazismo, então em processo de ascensão na Alemanha.

Em 9 de abril de 1940 as tropas de invasão nazistas iniciaram a ocupação da Dinamarca. Naquele dia, Børge e esposa estavam na Suécia. Assim que soube da violação de sua terra natal, o artista escapou para a Finlândia, e de lá conseguiu embarcar no último navio civil a deixar aquele país rumo aos Estados Unidos antes da chegada das tropas de Hitler. O casal desembarcou no Novo Mundo em 28 de agosto daquele mesmo ano. No entanto, Børge retornaria à sua terra ainda sob ocupação alemã para visitar sua mãe moribunda. Ele conseguiu desembarcar e retornar em segurança ao se disfarçar de marinheiro.

Ao se estabelecer nos Estados Unidos ele ainda não falava inglês. Mas rapidamente aprendeu a dominar o idioma e imediatamente pôs-se a se apresentar ao público local com o mesmo sucesso de suas turnês europeias. Em 1941 adotaria seu nome artístico de Victor Borge, e encontraria a popularidade absoluta ao se apresentar no programa de rádio de Rudy Vallee. Logo após foi contratado para ter um quadro fixo no programa de Bing Crosby Kraft Music Hall. No ano seguinte conquistou o prêmio de Artista Musical Revelação do Rádio do Ano. Também em 1942 começaram as apresentações em filmes, onde figurou ao lado das maiores estrelas de Hollywood.


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.