Saltar para o conteúdo

Vila Pavão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila Pavão
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Vila Pavão
Bandeira
Brasão de armas de Vila Pavão
Brasão de armas
Hino
Gentílico pavoense
Localização
Localização de Vila Pavão no Espírito Santo
Localização de Vila Pavão no Espírito Santo
Localização de Vila Pavão no Espírito Santo
Vila Pavão está localizado em: Brasil
Vila Pavão
Localização de Vila Pavão no Brasil
Mapa
Mapa de Vila Pavão
Coordenadas 18° 36' 54" S 40° 36' 39" O
País Brasil
Unidade federativa Espírito Santo
Municípios limítrofes Ecoporanga, Barra de São Francisco, Nova Venécia
Distância até a capital 286 km
História
Fundação 1 de julho de 1990
Administração
Prefeito(a) Ivan Lauer (PMDB)
Características geográficas
Área total 432,741 km²
População total (est. IBGE/2009[1]) 9,126 hab.
Densidade 19,6 hab./km²
Clima tropical
Altitude 200 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[2]) 0,688 médio
PIB (IBGE/2005[3]) R$ 71.683 mil
PIB per capita (IBGE/2005[3]) R$ 8 469,00

Vila Pavão é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2004 era de 8.440 habitantes.

História

Um pedaço de tábua na parte interna do lábio inferior. Essa era a característica marcante dos índios Botocudos, nativos habitantes do município que hoje é conhecido como Vila Pavão. Esses nativos viveram tranquilamente aqui, até serem expulsos pelos brancos.

A construção da ponte sobre o Rio Doce, em Colatina, e a abertura da estrada que liga Nova Venécia a Vila Pavão, em 1940, foram as obras que desencadearam o povoamento e a colonização do município. Os tropeiros e caminhoneiros faziam divulgação "das terras quentes" aos imigrantes pomeranos e italianos no Sul do estado e nas regiões de limite com Minas Gerais. Foi isso que atraiu grande número de descendentes pomeranos e alguns italianos para o local.

A Pomerânia era uma das 38 províncias pertencentes à antiga Prússia. Com a Segunda Guerra Mundial, foi riscada do mapa e seu território anexado à Polônia.

O município de Vila Pavão foi emancipado de Nova Venécia no dia 1 de julho de 1990 (dia do plebiscito, também considerado o "Dia da Cidade"). O município foi colonizado na década de 1920 por caboclos que fugiam da seca do sertão, madeireiros e depois de 1940, quando chegaram algumas famílias de descendência afro, italianas e a maioria pomerana. O nome "Vila Pavão" foi colocado por tropeiros que pernoitavam na única casa do "pavão" existente na encruzilhada onde hoje fica o centro da cidade, que tinha em sua varanda o desenho dessa ave.

Vila Pavão tem hoje mais de 9.000 habitantes, dos quais 78% residem na zona rural, dando destaque à sua agricultura familiar, com lindas elevações de granito denominadas "pedras" que, além de fazerem de Vila Pavão uma das maiores jazidas nacionais deste produto, ainda fazem da região uma das mais lindas do Brasil.

Geografia

O município de Vila Pavão está localizado a uma latitude sul de 18º 36' 54" e uma longitude oeste de Greenwish de 40º 36' 39", possuindo área equivalente a 0,94% do território estadual, com 435 km². Estando localizado no norte do Espírito Santo, Vila Pavão faz limites com Ecoporanga, Barra de São Francisco e Nova Venécia, distante 286 km da capital do Estado, Vitória, 28 km de Nova Venécia e 48 km de Barra de São Francisco.

Localização na divisão administrativa

  • Região: Noroeste
  • Micro-região: Noroeste II

Aspectos naturais

  • Altitude: 200m
  • Média pluviométrica anual: 800 mm
  • Período chuvoso: outubro a março
  • Período de seca: abril a setembro

Temperatura

  • Média: 23º
  • Mínima: 17º
  • Máxima: 34º
  • Clima predominante: tropical

Distritos

O município possui 15 comunidades e é dividido em três regiões. Além da sede, o município possui as Vilas de Praça Rica (15 km) e Todos os Santos (17 km).

Cerca de 78% da população do município reside na zona rural, dando destaque à sua agricultura familiar, e o que demonstra a força do interior em Vila Pavão. Força e beleza, formada por lindas elevações de granito denominadas "pedras", que fazem da região uma das mais lindas do Brasil, além de possuir belas cachoeiras.

Cultura

Pomitafro

Pomeranos, italianos e africanos, a miscigenação de raças que gerou a cultura de Vila Pavão

A Pomitafro é o maior evento de integração étnico-cultural do Brasil. Considerada hoje também a "Festa da Cidade", a Pomitafro foi criada pelos professores do Centro de Integração de Educação Rural /CIER em 1989. A Pomitafro saiu das iniciais de POMeranos, ITAlianos e aFROs, principais colonizadores do município e que visa resgatar a identidade histórica e cultural do povo capixaba.

Todos os anos, durante a Pomitafro, as casas de Vila Pavão são enfeitadas para movimentar a cultura capixaba, onde participam dezenas de grupos étnicos vindos de diversas partes do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Grupos musicais, danças folclóricas, desfiles de rainhas (pomerana, italiana e afro) fazem parte do "caldeirão cultural".

A "Pomitafro em Sala de Aula", passeios de charrete, exposição de objetos antigos, trabalhos escolares, artesanatos e produtos da agricultura familiar são outras atrações do evento.

Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone

Para atender a demanda da POMITAFRO alguns jovens se reuniram e criaram em 1989 a Barraca Italiana que recebeu o nome de Piccolo Pavone, que quer dizer Pequeno Pavão, como singela homenagem ao município de Vila Pavão. Dentre os seu fundadores merecem destaque Leila Simonassi, Luciene Timm Paganoto, Libian Timm Paganoto Rossim e Marcos Pratissoli. Anos mais tarde, em 1994, surgira então o Grupo de Tradições Folclóricas Italianas “Piccolo Pavonne”, formado por um grupo de pessoas interessadas em resgatar a cultura italiana que estava se perdendo junto aos descendentes. Em 2004 devido a ampliação e a valorização do resgate da cultura italiana no município de Vila Pavão – ES, criou-se então no dia 3 de abril de 2004 o Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão, o CECIVIP. O Grupo Piccolo Pavone é um dos melhores e mais respeitados grupos de danças folclóricas do ES, o grupo desde a sua formação já realizou cerca de 800 apresentações.

Administração

Prefeitos

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ligações externas