Władysław Raczkiewicz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Władysław Raczkiewicz
Władysław Raczkiewicz
Presidente da  Polónia (no exílio)
Período 30 de setembro de 1939 - 6 de junho de 1947
Antecessor(a) Ignacy Mościcki
Sucessor(a) Bolesław Bierut
Dados pessoais
Nascimento 28 de janeiro de 1885
Kutaisi, Geórgia, Império Russo
Morte 6 de junho de 1947 (62 anos)
Ruthin, País de Gales, Reino Unido
Profissão advogado e político

Władysław Raczkiewicz (1885 - 1947) advogado e político, foi presidente do governo da Polônia no exílio entre 30 de setembro de 1939 e a sua morte, em 6 de junho de 1947. Até 1945 ele era reconhecido internacionalmente como chefe de estado do país, e continuador do governo destituído pelos nazistas no início da segunda Guerra Mundial.

Quando a Polônia foi ocupada, Raczkiewicz fugiu para Londres, onde se uniu a Władysław Sikorski e Stanisław Mikołajczyk para formar o governo no exílio. Em fevereiro de 1945, após a Conferência de Yalta, Josef Stalin, Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt discutiram o futuro da Polônia. Stalin declarou que somente um governo forte, pró-soviético seria capaz de garantir a segurança da União Soviética. Como resultado, os Aliados concordaram em retirar seu reconhecimento ao governo no exílio após a formação de um novo governo em território polonês.

Raczkiewicz morreu no exílio em 1947, na cidade galesa de Ruthin.

Precedido por
Ignacy Mościcki
Presidente de Polônia (no exílio)
1939 - 1947
Sucedido por
Bolesław Bierut