Walt Disney World Speedway

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Walt Disney World Speedway
Walt Disney World Speedway diagram.svg
Localização Bay Lake, Flórida Estados Unidos
Abertura 1995
Maiores eventos NASCAR
Indy Racing League
Oval
Superfície Asfalto
Comprimento do circuito 1,6 km (1 mi)
Curvas 3
Inclinação Curva 1: 10°
Curva 2: 8,5°
Curva 3: 7°

O Walt Disney World Speedway é um autódromo localizado no Walt Disney World, próximo a Orlando. O autódromo já fez parte do calendário da Indy Racing League, NASCAR Craftsman Truck Series, USAC Formula Ford 2000 e USAC Silver Crown Series.

História[editar | editar código-fonte]

Sua construção foi iniciada em 1995 e administrada pelo International Motor Speedway (IMS), de Tony George, em associação com a Disney. Hoje o circuito está desativado.

O circuito é um tri-oval, que foi desenhado pelo chefe de projetos do Indianapolis Motor Speedway, Kevin Forbes e quem fez a escolha do local onde seria construída a pista a partir de setembro de 1994 foi Greg Ruse da Buena Vista Construction. O traçado situa-se em um terreno triangular próximo ao estacionamento do Magic Kingdom Park. A construção foi projetada para caber dentro dos limites da infra-estrutura existente, criando um traçado dentro dos padrões mínimos estabelecidos.

O oval foi inaugurado oficialmente em janeiro de 1996 na abertura da temporada da IRL, com a realização das 200 milhas da Walt Disney World. O evento foi disputado no último sábado de janeiro, um dia antes do Super Bowl. Era efetivamente a primeira grande corrida do ano nos Estados Unidos naquele ano. A etapa de [[1996] marcava a primeira corrida da história da nova Indy Racing League. Entre 1997 e 1998, a Nascar Craftsman Truck Series organizou corridas no circuito uma semana antes do evento da IRL. Entres as corridas de apoio para ambas as corridas incluíam a Fórmula Ford 2000 e a USAC Silver Crown.

Sam Schmidt

Em 2000 foi disputada a última etapa da IRL no circuito, os motivos podem ter sido esses:

  • o circuito tem uma milha de extensão e um formato estranhíssimo para um oval, com todas as curvas diferentes entre si. Isso pode tê-lo tornado perigosíssimo, como provam os quatro acidentes muito graves ali ocorridos: dois com o piloto chileno Eliseo Salazar, um com o norte-americano Davy Jones (ficou afastado muito tempo e praticamente encerrou carreira) e um com o norte-americano Sam Schmidt (que ficou tetraplégico após o ocorrido). O acidente de Sam Schmidt aconteceu em 2000 e depois disso nunca mais a IRL apareceu por lá;
  • o circuito fica no interior da Disneyworld, em Orlando, na Florida. Pode não ter havido uma sintonia muito boa entre o funcionamento normal da Disneyworld com a movimentação no circuito para a corrida. E nem todos que compareceriam a corrida são fãs da Disney e muito menos os fãs da Disney seriam fãs de corridas;
  • comparecimento de público pequeno. Arquibancadas vazias eram bastante comuns nos primeiros anos da IRL e isso pode ter convencido a Disney que realizar corridas ali não era lucrativo.

O fato é que a pista ainda existe e hoje é um enorme elefante branco que é utilizado por algumas escolas de pilotagem e para passeios pela pista a bordo de stock cars, servindo como uma bela atração para o público adulto que visita a Disneyworld.

Recordes[editar | editar código-fonte]

Indy Racing League[editar | editar código-fonte]

Tipo Distância Data Piloto Tempo Velocidade média
(mph)
Qualificação 1 volta (1.0 milha) 25 de Janeiro de 1996 Buddy Lazier 19.847 segundos 181.388
Corrida 200 milhas (320 km) 27 de Janeiro de 1996 Buzz Calkins 1:33:30.748 128.748

Ligações externas[editar | editar código-fonte]