Webcam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Webcams)
Webcam com microfone embutido.
Tomografia computadorizada de uma webcam.

Webcam ou câmera web é uma câmera de vídeo de baixo custo que capta imagens e que as transfere para um computador. Pode ser usada para videoconferência, monitoramento de ambientes, produção de vídeo e imagens para edição, entre outras aplicações. Atualmente existem webcams de baixa ou de alta resolução (acima de 2.0 megapíxeis) e com ou sem microfones acoplados. Algumas webcams vêm com LED (diodos emissores de luz), que iluminam o ambiente quando há pouca ou nenhuma luz externa.

A maioria das webcams é ligada ao computador por conexões USB e a captura de imagem é realizada por um componente eletrônico denominado CCD.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira webcam não era conectada à Internet, tendo sido criada em 1991, no laboratório de computação da Universidade de Cambridge, Inglaterra para filmar uma garrafa de café. A câmara mostrava a todos os usuários se havia café ou não, evitando que fossem buscar café, quando a garrafa estava vazia.

O primeiro modelo comercial acessível de webcam foi a QuickCam, da Connectix, lançada em 1994, cuja resolução era muito inferior à das câmaras atuais e produzia apenas imagens em preto e branco.

A webcam ganhou popularidade, quando passou a ser utilizada com programas de mensagem instantânea como MSN Messenger, Yahoo! Messenger e Skype. As imagens obtidas são de baixa resolução e, por isso, requerem pouco espaço de armazenamento e podem ser rapidamente difundidas pela Internet.

As webcams tornaram-se uma verdadeira febre no Brasil, devido à difusão de programas de mensagem instantânea, e atualmente muitos computadores vêm com webcams acopladas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Webcam

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.