Wikipédia:Projetos/Acordo ortográfico/Facilitar/Ortografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
>>>> Esta é uma página de teste <<<<
>>>> Trata-se de uma nova página de Recomendações e normas da comunidade, a criar <<<<
Info   Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.

A Wikipédia lusófona privilegia o uso das regras ortográficas resultantes do Acordo Ortográfico de 1990, firmado pelos vários países que têm o português como língua oficial, e que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o idioma.

No entanto, as ortografias ainda em vigor nos diversos países lusófonos — a brasileira, que se rege pelas normas do Formulário Ortográfico de 1943, com as alterações introduzidas em 1971; e a portuguesa, que obedece ao Acordo Ortográfico de 1945, ligeiramente alterado em 1973 — continuam a ser aceites na Wikipédia de língua portuguesa.

Regras ortográficas na Wikipédia[editar código-fonte]

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Em termos ortográficos, o Brasil rege-se, desde 1º de janeiro de 2009, pelo Acordo Ortográfico de 1990. No entanto, ainda serão aceitas as normas do Formulário Ortográfico de 1943, com as alterações introduzidas em 1971, até 31 de dezembro de 2011. Os restantes países lusófonos têm seguido o Acordo Ortográfico de 1945, ligeiramente alterado em 1973. Não sendo profundamente divergentes, as duas regras ortográficas têm algumas diferenças importantes. Esta situação tem constituído um real motivo de atrito num projeto transnacional como é a Wikipédia lusófona. Basta ver que muitas das intermináveis discussões e dos pontos de conflito entre wikipedistas têm-se centrado nestas diferenças de escrita.

Apesar de, em 1990, os governos dos diversos países lusófonos terem assinado um novo Acordo Ortográfico que unificava a escrita de 98% do vocabulário da língua portuguesa, por razões várias, só recentemente foi possível cumprir todos os trâmites legais e dar início à sua plena implementação. Mas, como o calendário de efetivação do Acordo Ortográfico varia de país para país, a Wikipédia decidiu estabelecer os seus próprios prazos.

Por decisão tomada por consenso/votação em [data], a Wikipédia lusófona decidiu aderir às novas normas do Acordo Ortográfico de 1990 em [data].

No entanto, a plena adesão ao Acordo Ortográfico de 1990 será um processo gradual e relativamente longo, quer pela necessidade de se atualizar a grafia das centenas de milhares de artigos já existentes, quer pela impossibilidade dos próprios wikipedistas passarem repentinamente a escrever duma forma a que não estavam habituados. Por isso, foi estabelecido um período de adaptação de um ano, durante o qual coexistirão três normas ortográficas na Wikipédia. Assim sendo, nenhum usuário deve encarar o Acordo Ortográfico como um obstáculo à sua colaboração na Wikipédia.

Títulos de artigos[editar código-fonte]

Todos os títulos dos artigos devem cumprir, desde já, as regras do Acordo Ortográfico de 1990.

Caso exista um título alternativo, nas regras anteriores, deve ser criada uma página com esse título, devidamente redirecionada para o título atual. Exemplos: Egipto => Egito; Pingüim => Pinguim Veja Wikipedia:Redirecionamento.

Grafias duplas[editar código-fonte]

Havendo casos de oscilação entre a pronunciação e a supressão de diversas sequências consonânticas (-cc, -cç-, -ct, -pc-, -pç-, -pt-, -bd-, -bt-, -gd-, -mn- e -tm-), bem como divergências de timbre entre as normas cultas da língua, é reconhecida a possibilidade dessas palavras terem duas formas de escrita, ambas consideradas corretas.

Se estivermos perante um artigo de uma palavra com grafia dupla — exemplo: Amnistia/Anistia; Contraceção/Contracepção; Infeção/Infecção; Metro/Metrô; Oxigénio/Oxigênio; Ténis/Tênis; Vénus (planeta)/Vênus (planeta) — poder-se-á optar por qualquer uma das grafias para a redação do artigo, criando-se um redirecionamento da outra grafia possível para a escolhida.

No artigo propriamente dito, será necessário que ambas as possibilidades sejam mencionados em negrito na primeira frase. Vejamos o exemplo do artigo Vénus (planeta):

Vénus (português europeu) ou Vênus (português brasileiro) é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol.

Dicionários em linha[editar código-fonte]

Pode recorrer ao Wikcionário ou a dicionários mais completos disponíveis na Internet. Até ao momento, há apenas um dicionário em linha que observa as regras do Acordo Ortográfico disponível gratuitamente:

Pode também consultar outros dicionários, tendo em consideração que utilizam normas ortográficas anteriores:

  • Priberam - ortografia do português europeu pré-Acordo Ortográfico de 1990
  • Michaelis - ortografia do português brasileiro pré-Acordo Ortográfico de 1990
  • Houaiss (acessível somente a usuários do portal UOL) - ortografia do português brasileiro pré-Acordo Ortográfico de 1990

Para facilitar a compreensão de termos de uso exclusivo ou preferencial numa dada variante do português foi criada uma lista de equivalências em: wikt:Wikcionário:Versões da língua portuguesa/Tabela de termos e palavras.

Corretores ortográficos[editar código-fonte]

Ainda não foram publicados quaisquer corretores ortográficos que cumpram as novas regras. Assim sendo, há que em consideração este importante aspeto quando utilizar qualquer uma das seguintes aplicações:

  • Corretor ortográfico para o Mozilla Firefox existem versões em português de Portugal e do Brasil, ambos pré-Acordo Ortográfico de 1990. São extensões (add-on) para o Firefox que funcionam ao editar os artigos na Wikipédia. As palavras que não estejam no dicionário são sublinhadas a vermelho. Ao clicar com o botão direito do rato sobre uma delas, aparece um menu com sugestões de correção. Note que os dicionários não incluem a sintaxe wiki, ou seja, o código wiki é apresentado como erro ortográfico. Pode, no entanto, adicionar palavras ao dicionário clicando sobre a palavra sublinhada a vermelho e escolhendo a opção "Adicionar ao dicionário". Aparentemente se instalar os dicionários nas duas variantes do português, o Firefox só utiliza um deles.
  • FLiP Online, corretor ortográfico para português de Portugal e do Brasil, ambos pré-Acordo Ortográfico de 1990.

Bibliografia[editar código-fonte]

  • CASTELEIRO, João Malaca e CORREIA, Pedro Dinis. Atual: O Novo Acordo Ortográfico – O que vai mudar na grafia do português. Lisboa: Texto Editores, 2007. 32 p.
  • Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora, 2008. 1728 p.
  • GOMES, Francisco Álvaro. O Acordo Ortográfico - Exercícios práticos com propostas de soluções. Porto: Edições Flumen e Porto Editora, 2008. 255 p.
  • Guia Prático do Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora, 2008. 32 p.
  • Novo Dicionário da Língua Portuguesa – Conforme Acordo Ortográfico. Lisboa: Texto Editores, 2007. 1653 p.
  • Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa – Conforme Acordo Ortográfico. Lisboa: Texto Editores, 2007. 2048 p.

Ligações externas[editar código-fonte]