William Caxton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Caxton
Nascimento 1422
Kent
Morte março de 1492 (69–70 anos)
Londres
Sepultamento Igreja de Santa Margarida
Cidadania Reino da Inglaterra
Ocupação linguista, tradutor, escritor, editor, diplomata, impressor

William Caxton (1422-1491) foi um comerciante, diplomata e escritor inglês. Acredita-se que ele seja a primeira pessoa a introduzir uma prensa tipográfica na Inglaterra, em 1476, e como impressor foi o primeiro varejista inglês de livros impressos.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nem sua filiação nem data de nascimento são conhecidas com certeza, mas ele pode ter nascido entre 1415 e 1424, talvez no Weald ou na floresta de Kent , talvez em Hadlow ou Tenterden. Em 1438 foi aprendiz de Robert Large, um rico comerciante de seda de Londres.

Pouco depois da morte de Large, Caxton mudou-se para Bruges, Bélgica, uma cidade rica e culta, onde se estabeleceu em 1450. Bem sucedido nos negócios, tornou-se governador da Companhia de Aventureiros Comerciais de Londres; em suas viagens de negócios, ele observou a nova indústria gráfica em Colônia, o que o levou a iniciar uma gráfica em Bruges em colaboração com Colard Mansion. Quando Margaret de York, irmã de Edward IV, casou-se com o Duque de Borgonha, eles se mudaram para Bruges e fizeram amizade com Caxton. Foi a Duquesa quem encorajou Caxton a completar sua tradução do Recuyell das Histórias de Troye, uma coleção de histórias associadas à Ilíada de Homero, que ele fez em 1471.

Em seu retorno à Inglaterra, a grande demanda por sua tradução levou Caxton a estabelecer uma prensa em Westminster em 1476. Embora o primeiro livro que ele produziu tenha sido uma edição de The Canterbury Tales de Chaucer , ele passou a publicar livros romances, obras clássicas e histórias inglesas e romanas, e editar muitos outros. Ele foi o primeiro a traduzir as Fábulas de Esopo em 1484. Caxton não era um tradutor adequado e, sob pressão para publicar o máximo possível o mais rápido possível, às vezes ele simplesmente transferia palavras francesas para o inglês.

Em 2002, Caxton foi nomeado entre os 100 maiores britânicos em uma pesquisa da BBC.[1]

Referências

  1. «BBC - Great Britons - Top 100». web.archive.org. 4 de dezembro de 2002. Consultado em 26 de março de 2022 

Links externos[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: William Caxton
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre William Caxton

Obras publicadas por Caxton da Divisão de Livros Raros e Coleções Especiais da Biblioteca do Congresso[editar | editar código-fonte]