Wittgenstein (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wittgenstein
Wittgenstein
Wittgenstein (filme)
 Reino Unido ·  Japão
1993 •  cor •  72 min 
Gênero drama biográfico-histórico
Direção Derek Jarman
Produção Tariq Ali
Takashi Asai
Ben Gibson
Eliza Mellor
Roteiro Ken Butler
Terry Eagleton
Derek Jarman
Elenco Karl Johnson
Michael Gough
Tilda Swinton
Cinematografia James Welland
Edição Budge Tremlett
Companhia(s) produtora(s) BFI Production
Bandung Productions
Channel Four Films
Idioma inglês
russo

Wittgenstein (bra/prt: Wittgenstein)[1][2] é um filme nipo-britânico de 1993, do gênero drama biográfico-histórico, dirigido por Derek Jarman, com roteiro livremente baseado na vida e no pensamento filosófico de Ludwig Wittgenstein.

O adulto Wittgenstein é interpretado por Karl Johnson. O roteiro original foi escrito pelo crítico literário Terry Eagleton, depois adaptado por Jarman durante a pré-produção e filmagem, alterando radicalmente o estilo e estrutura, embora mantendo muito do diálogo de Eagleton.

A história não é reproduzida em um ambiente tradicional, mas sim contra um fundo preto dentro do qual os atores e adereços chave são colocados, como se em um cenário de teatro. Uma série de quadros (sketches) retratam o desenrolar de sua vida desde a infância, passando pela fase em que lutou na Primeira Guerra Mundial, até sua associação com Bertrand Russell e John Maynard Keynes além da atividade como professor na Universidade de Cambridge.

Inicialmente o filme havida sido produzido para a televisão, porém acabou por ser distribuído comercialmente nos cinemas.[3]

Referências

  1. «Wittgenstein». Brasil: CinePlayers. Consultado em 21 de março de 2019 
  2. «Wittgenstein». Portugal: CineCartaz. Consultado em 21 de março de 2019 
  3. «A vida do filósofo Ludwig Wittgenstein num filme original e surpreendente de Derek Jarman». RTP (em inglês). N.d. Consultado em 13 de julho de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme britânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.