YafaRay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
YafaRay

Modelo de um motor de combustão interna, modelado no Blender e renderizado no YafaRay
Desenvolvedor Alejandro Conty Estévez
Versão estável 3.5.1 (13 de julho de 2020; há 3 anos[1])
Idioma(s) Inglês
Escrito em C++ e Python
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Renderizador raytracer
Licença LGPLv2.1
Página oficial www.yafaray.org
Repositório libYafaRay no GitHub

YafaRay, originalmente YafRay, Yet Another Free Raytracer, é um renderizador raytracer código aberto que usa a linguagem XML para descrição de cenas. Ele foi recentemente integrado ao programa Blender e agora ele pode renderizar cenas feitas pelo Blender, diretamente, sem a necessidade de exportá-lo. O YafaRay é lançado sob a licença LGPL.

Características[editar | editar código-fonte]

Uma imagem foto-realística renderizada no YafaRay

Renderização[editar | editar código-fonte]

Iluminação Global
YafaRay usa iluminação global para produzir imagens renderizadas de cenas tridimensionais, usando aproximações derivadas do método de Monte Carlo.
Iluminação Skydome
Este sistema de iluminação é baseado na luz emitida diretamente do céu. Tomando conta dos cálculos das sombras que estão envolvidas. A iluminação pode ser obtida de uma imagem de alta escala dinâmica.
Cáustica
YafaRay usa mapeamento de fótons que permite a cáustica (distorções de luz produzidas pela reflexão ou a transmissão através da queima de vidro). Para simular os objetos de materiais translúcidos, há um preenchimento de dispersão superficial em desenvolvimento.
Profundidade de campo
O efeito focal de profundidade de campo (depth of field) como o de uma fotografia pode ser reproduzido utilizando-se essa opção. Fixando um ponto da cena, os outros objetos à uma distância maior ou menor do estarão desfocados.
Reflexão de borragem
Se uma superfície não é um refletor perfeito, aparecem distorções na luz refletida. Esta distorção irá crescer cada vez mais enquanto o objeto refletor é afastado. YafaRay pode simular este fenômeno.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Framework modular
O Yafaray possui uma estrutura modular, comum núcleo que conecta ao resto dos elementos de desenho: leitor de cenas, luzes e shaders. Isto junto a uma API, permite o desenvolvimento de plugins de desenho para serem usados com o YafaRay a partir de qualquer suíte ou programa 3D. Entre as suítes suportadas estão inclusas o Blender, o Wings 3D e o Aztec.
Multiplataforma
Yafaray foi desenvolvido utilizando C++. Isto o deixa com boa portabilidade e existem binários pré-compilados para a maioria das plataformas: GNU/Linux, Windows 9x/XP/2000, Mac OS X e IRIX. O YafaRay pode ser usado como uma motor de desenho stand-alone usando a seu próprio formato de descrição de cenas. Desta forma, ele pode ser usado diretamente por linha de comando, por um script, etc. Existe suporte para computação paralela ou renderização distribuída.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Releases - YafaRay». github.com (em inglês). Consultado em 23 de abril de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]