1.ª etapa do Tour de France de 2023

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ver artigo principal: Tour de France de 2023
1.ª etapa do Tour de France de 2023
Detalhes da corrida
CorridaTour de France de 2023
Tipoetapa escarpada Etapa de montanha
Data1 julho 2023
Distância182 km
PaísESP Espanha
Local de partidaBilbau
Local de destinoBilbau
Partiram176
Chegaram175
Velocidade média41,549 km/h
Desnível3238 m
Resultados da etapa
1. GBR Adam Yates4 h 22 min 49 s
(UAE Team Emirates)
2. GBR Simon Yates+ 4 s
(Team Jayco AlUla)
3. SLO Tadej Pogačar+ 12 s
(UAE Team Emirates)
CombativoGBR Adam Yates
(UAE Team Emirates)
Classificação geral após a etapa
LíderGBR Adam Yates4 h 22 min 39 s
(UAE Team Emirates)
2. GBR Simon Yates+ 8 s
3. SLO Tadej Pogačar+ 18 s
Classificação secundária após a etapa
PontosGBR Adam Yates
(UAE Team Emirates)
MontanhaUSA Neilson Powless
(EF Education-EasyPost)
JovemSLO Tadej Pogačar
(UAE Team Emirates)
EquipeNED Jumbo-Visma
2▶
Documentação

A 1.ª etapa do Tour de France de 2023 teve lugar no sábado 1 de julho de 2023 entre Bilbau e Bilbau no País Basco espanhol na Espanha, na uma distância de 182 quilómetros.

Percurso[editar | editar código-fonte]

Imagens externas
Profil de l'étape
Parcours de l'étape
Pike

A primeira etapa do Tour de France de 2023 consistiu numa volta em torno de Bilbau, apresentando um perfil ondulado através do País Basco espanhol cuja primeira parte circula a costa do Oceano Atlântico antes de regressar adentro terras. Ao redor do quilómetro 80, com duas subidas reportadas : a subida de Laukiz (3.ª categoria}, km 14, 2,2 km ao 6,9 %) e a subida de San Juan de Gaztelugatxe (3.ª categoria, km 68, 3,5 km ao 7,6 %).

O percurso regressa nas terras para Gernika (sprint intermediário, km 88,2). O percurso efetua depois uma volta de quase quarenta quilómetros ao nordeste da cidade tristemente célebre pelo bombardeio de 1937, que tem servido de marco à pintura de Pablo Picasso.

Aos cinquenta últimos quilómetros apresenta três subidas reportadas à classificação do melhor escalador : o col de Morga (4.ª categoria, km 141, 3,9 km ao 4,1 %), o col de Vivero (2.ª categoria, km 155, 4,2 km ao 7,3 %) e sobretudo a subida de Pike (3.ª categoria, km 172, 2 km ao 10 %), cuja cimeira se encontra a 9 600 metros da linha de chegada, traçada na proximidade do parque Etxebarria.[1]

Desenvolvimento da corrida[editar | editar código-fonte]

A 110.ª edição da Volta a França estreia com um fervor popular da ocasião. Desde o quilómetro zero, cinco corredores tomam a escapada: o Dinamarquês Jonas Gregaard Wilsly (Uno-X), os três franceses Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty), Valentin Ferron (TotalEnergies) e Simon Guglielmi (Arkéa-Samsic), e o neerlandês Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny).

À cimeira da costa de Laukiz (3.ª categoria, km 14, 2,2 km ao 6,9 %), Jonas Gregaard Wilsly passa em cabeça ante Pascal Eenkhoorn ; o pelotão conta dois minutos e trinta e sete segundos de atraso. Na parte elevada da subida de San Juan de Gaztelugatxe (3.ª categoria, km 68, 3,5 km ao 7,6 %), Eenkhoorn precede Simon Guglielmi, com perto de dois minutos de antemão ao pelotão. Ao sprint intermediário de Gernika-Lumo (km 88,2), Eenkhoorn precede Guglielmi; no pelotão, os sprinters jogam-se os pontos, o Dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek) avança ao eslovaco Peter Sagan (TotalEnergies) e o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck).

à segunda passagem em Guernica, a escapada conta só vinte segundos de antemão ao pelotão. É retomada finalmente a cinquenta quilómetros da chegada, a Muxika-Ugarte. Os pontos à classificação da montanha do col de Morga (4.ª categoria, km 141, 3,9 km ao 4,1 %) não são disputados, o norueguês Jonas Abrahamsen (Uno-X) precede o pelotão. Na ascensão do col de Vivero (2.ª categoria, km 155, 4,2 km ao 7,3 %), o ritmo do pelotão intensifica-se, de numerosos corredores estão distânciados : o Estadounidense Neilson Powless (EF Education-EasyPost) passa em cabeça, ante a Alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty), que lhe permite dominar o classificação da montanha nesta primeira jornada. Na descida, o Espanhol Enric Mas (Movistar) e o equadoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) são vítimas de uma queda, o primeiro abandona enquanto o segundo resolve-se a acabar a etapa.

O final da etapa joga-se então na última ascensão, negra de mundo, a subida de Pike (3.ª categoria, km 172, 2 km ao 10 %), cuja cimeira se localiza a 9 600 m da chegada. Na base, o austríaco Gregor Mühlberger (UAE Emirates) impõe um ritmo que é o único a manter. O francês Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) lança um primeiro ataque para antecipar aqueles dos favoritos. A 800 metros da cimeira, o britânico Adam Yates (UAE Emirates) plota um ritmo que apenas o esloveno Tadej Pogačar (UAE Emirates), o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e o francês Victor Lafay (Team Cofidis) conseguem seguir. Atrás, o britânico Simon Yates (Jayco AlUla) tenta chegar ao quarteto da frente. À cimeira, Pogačar passa em cabeça ante Vingegaard e Lafay; atrás, um quarteto composto dos irmãos Yates, do campeão da Dinamarca Mattias Skjelmose Jensen (Lidl-Trek) e do francês David Gaudu (Groupama-FDJ) segue a cinco segundos; o australiano Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) concede dez segundos ao grupo da frente ; a catorze segundos passa um grupo de cinco corredores compostos do belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), do canadiano Michael Woods (Israel-Premier Tech), dos dois espanhóis Mikel Landa (Bahrain Victorious) e Carlos Rodríguez (Ineos Grenadiers) e do neerlandês Wilco Kelderman (Jumbo-Visma). O estadounidense Sepp Kuss (Jumbo-Visma) e o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) concedendo dezoito segundos. Um grupo de batidos composto de uma vintena de corredores compreende sobretudo ambos australianos Jack Haig (Bahrain Victorious) e Ben O'Connor (AG2R Citroën), o austríaco Félix Gall (AG2R Citroën), o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), o colombiano Egan Bernal (Ineos Grenadiers), o espanhol Pello Bilbao Lopez (Bahrain Victorious), os três franceses Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Romain Bardet (DSM-Firmenich) e Guillaume Martin (Cofidis), o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek), o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), o norueguês Tobias Halland Johannessen (Uno-X) e o Sul-Africano Louis Meintjes (Intermarché-Circus-Wanty).

No descida, a reagrupação aos perseguidores permite aos dois irmãos Yates de tomar um golpe de antemão. Um grupo de treze corredores constitui-se por trás deles, com : Kelderman, Kuss, id Aert, Vingegaard, Pogačar, Skjelmose Jensen, Lafay, Woods, Rodríguez, Pinot, Gaudu, Hindley e Landa. Na bandera dos três últimos quilómetros, os irmãos Yates contam um avanço de dezasseis segundos ao grupo de perseguidores ; a faltar 1 quilómetro sob a bandeira vermelha, o avanço conta com vinte segundos.

Adam Yates consegue a primeira etapa, ante seu irmão Simon Yates de quatro segundos, e veste o primeiro maillot amarelo da 110.ª edição do Tour de France. No grupo de perseguidores, a doze segundos do vencedor, Pogačar segue ao sprint Pinot e Woods, o esloveno herda a camisola branca. Atrás, o grupo dos vinte e sete corredores batidos perde quarenta e três segundos ao vencedor do dia. Neilson Powless veste a camisola às bolinhas vermelhas. O maillot verde e o prémio da combatividade volta a Adam Yates. Por a outra parte a Jumbo-Visma se coloca em cabeça da classificação por equipas.[2]

Classificação da etapa[editar | editar código-fonte]

Bilbau - Bilbau
etapa escarpada
etapa escarpada
(182 km)
Classificação da etapa
CiclistaPaísEquipeTempos
1. Adam Yates GBR Reino UnidoUAE Team Emirates4 h 22 min 49 s
2. Simon Yates GBR Reino UnidoTeam Jayco AlUla+ 4 s
3. Tadej Pogačar SLO EslovéniaUAE Team Emirates+ 12 s
4. Thibaut Pinot FRA FrançaGroupama-FDJ+ 12 s
5. Michael Woods CAN CanadáIsrael-Premier Tech+ 12 s
6. Victor Lafay FRA FrançaCofidis+ 12 s
7. Jai Hindley AUS AustráliaBora-Hansgrohe+ 12 s
8. Mattias Skjelmose Jensen DEN DinamarcaLidl-Trek+ 12 s
9. Jonas Vingegaard DEN DinamarcaJumbo-Visma+ 12 s
10. David Gaudu FRA FrançaGroupama-FDJ+ 12 s
Fonte : ProCyclingStats

Classificações ao final da etapa[editar | editar código-fonte]

Classificação geral (Maillot Jaune)[editar | editar código-fonte]

Classificação geral
CiclistaPaísEquipeTempos
1. Adam Yates yellow jersey, general classificationdark green jersey, points classificationGBR Reino UnidoUAE Team Emirates4 h 22 min 39 s
2. Simon Yates GBR Reino UnidoTeam Jayco AlUla+ 8 s
3. Tadej Pogačar Camisola brancaSLO EslovéniaUAE Team Emirates+ 18 s
4. Thibaut Pinot FRA FrançaGroupama-FDJ+ 22 s
5. Michael Woods CAN CanadáIsrael-Premier Tech+ 22 s
6. Victor Lafay FRA FrançaCofidis+ 22 s
7. Jai Hindley AUS AustráliaBora-Hansgrohe+ 22 s
8. Mattias Skjelmose Jensen DEN DinamarcaLidl-Trek+ 22 s
9. Jonas Vingegaard DEN DinamarcaJumbo-Visma+ 22 s
10. David Gaudu FRA FrançaGroupama-FDJ+ 22 s
Fonte : ProCyclingStats


Classificação por pontos (Maillot Vert)[editar | editar código-fonte]

Classificação por pontos
CiclistaPaísEquipePontos
1. Adam Yates dark green jersey, points classificationyellow jersey, general classificationGBR Reino UnidoUAE Team Emirates30 pts
2. Simon Yates GBR Reino UnidoTeam Jayco AlUla25 pts
3. Tadej Pogačar Camisola brancaSLO EslovéniaUAE Team Emirates22 pts
4. Pascal Eenkhoorn NED Países BaixosLotto Dstny20 pts
5. Thibaut Pinot FRA FrançaGroupama-FDJ19 pts
6. Michael Woods CAN CanadáIsrael-Premier Tech17 pts
7. Simon Guglielmi FRA FrançaArkéa-Samsic17 pts
8. Victor Lafay FRA FrançaCofidis15 pts
9. Valentin Ferron FRA FrançaTotalEnergies15 pts
10. Jai Hindley AUS AustráliaBora-Hansgrohe13 pts


Classificação da montanha (Maillot à Pois Rouges)[editar | editar código-fonte]

Classificação da montanha
CiclistaPaísEquipePontos
1. Neilson Powless red polka dot jersey, mountains classificationUSA Estados UnidosEF Education-EasyPost5 pts
2. Pascal Eenkhoorn NED Países BaixosLotto Dstny3 pts
3. Georg Zimmermann GER AlemanhaIntermarché-Circus-Wanty3 pts
4. Tadej Pogačar Camisola brancaSLO EslovéniaUAE Team Emirates2 pts
5. Jonas Gregaard DEN DinamarcaUno-X Pro Cycling Team2 pts
6. Esteban Chaves COL ColômbiaEF Education-EasyPost2 pts
7. Jonas Abrahamsen NOR NoruegaUno-X Pro Cycling Team1 pt
8. Jonas Vingegaard DEN DinamarcaJumbo-Visma1 pt
9. Dylan van Baarle NED Países BaixosJumbo-Visma1 pt
10. Simon Guglielmi FRA FrançaArkéa-Samsic1 pt


Classificação do melhor jovem (Maillot Blanc)[editar | editar código-fonte]

Classificação do melhor jovem
CiclistaPaísEquipeTempos
1. Tadej Pogačar Camisola brancaSLO EslovéniaUAE Team Emirates4 h 22 min 57 s
2. Mattias Skjelmose Jensen DEN DinamarcaLidl-Trek+ 4 s
3. Carlos Rodríguez ESP EspanhaIneos Grenadiers+ 4 s
4. Corbin Strong NZL Nova ZelândiaIsrael-Premier Tech+ 25 s
5. Maxim Van Gils BEL BélgicaLotto Dstny+ 25 s
6. Matthew Dinham AUS AustráliaTeam DSM-Firmenich+ 25 s
7. Thomas Pidcock GBR Reino UnidoIneos Grenadiers+ 25 s
8. Tobias Halland Johannessen NOR NoruegaUno-X Pro Cycling Team+ 25 s
9. Félix Gall AUT ÁustriaAG2R Citroën Team+ 25 s
10. Matteo Jorgenson USA Estados UnidosMovistar Team+ 2 min 30 s


Classificação por equipas (Classement par Équipe)[editar | editar código-fonte]

Classificação por equipes
EquipePaísTempos
1. Jumbo-Visma yellow bib, teams classificationNED Países Baixos13 h 09 min 03 s
2. UAE Team Emirates UAE Emirados Árabes Unidos+ 9 s
3. Groupama-FDJ FRA França+ 21 s
4. Israel-Premier Tech ISR Israel+ 42 s
5. Ineos Grenadiers GBR Reino Unido+ 42 s
6. Bahrain Victorious BRN Bahrein+ 42 s
7. Lidl-Trek USA Estados Unidos+ 1 min 01 s
8. AG2R Citroën Team FRA França+ 1 min 03 s
9. Astana Qazaqstan Team KAZ Cazaquistão+ 2 min 45 s
10. Cofidis FRA França+ 3 min 22 s


Abandonos[editar | editar código-fonte]

Um único corredor abandona durante a 1.ª etapa.[3]:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Etapa 1 - Bilbao > Bilbao - Tour de France de 2023». www.letour.fr (em francês). Consultado em 30 de junho de 2023 
  2. «Tour de France de 2023 : A recompilação da etapa 1» (em francês). Consultado em 1 de julho de 2023 
  3. «Abandonos - Tour de France de 2023». letour.fr (em francês). Consultado em 1 de julho de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre 1.ª etapa do Tour de France de 2023