21 Gramas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
21 Grams
21 Gramas (PT/BR)
 Estados Unidos
2003 • cor • 125 min 
Direção Alejandro González Iñárritu
Roteiro Guillermo Arriaga
Elenco Sean Penn
Benicio Del Toro
Naomi Watts
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

21 Gramas é um filme estadunidense de 2003, do gênero drama, dirigido por Alejandro González Iñárritu e escrito por Guillermo Arriaga. Estrelando Sean Penn, Naomi Watts, Charlotte Gainsbourg, Danny Houston, e Benicio del Toro.

A exemplo do filme anterior de Arriaga e González Iñarritu, Amores brutos (2000), 21 Gramas entrelaça vários enredos, ao redor das consequências de um trágico acidente automobilístico. Penn interpreta um matemático acadêmico em estado crítico de saúde, Watts interpreta uma mãe ferida pelo luto, e del Toro interpreta um ex presidiário, convertido ao cristianismo, cuja fé é impiedosamente testada, com o resultado do acidente.

21 Gramas é apresentado em uma estrutura não-linear, onde as vidas dos personagens são retratadas antes e depois do acidente. Cada um dos três personagens principais tem 'passado', 'presente' e 'futuro', os quais são mostrados como fragmentos não-lineares que pontuam elementos da história como um todo, todos aproximando-se um dos outros e aderindo-se enquanto a estória avança.

Título[editar | editar código-fonte]

O título refere-se a uma teoria propagada na pesquisa de 1907 do físico dr. Duncan MacDougall, que se propunha a fornecer evidências científicas da existência da alma humana, através do registro de uma pequena perda de massa corpórea (representando a partida da alma) imediatamente após a morte. A pesquisa não seguiu o método científico, mostrou grandes variações de resultados (21 gramas é uma quantia arbitrária; os verdadeiros resultados de MacDougall não apresentaram média confiável), e foram firmemente rejeitados pela comunidade científica, mesmo em sua época. O filme apresenta as descobertas de MacDougall como aceitas cientificamente em forma de licença poética.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A estória é contada de forma não-linear. A seguir, o sumário linear e cronológico do enredo:

Jack Jordan (Benicio del Toro) é um ex condenado que está utilizando de sua recém-adquirida fé religiosa para recuperar-se da dependência química e do alcoolismo. Paul Rivers (Sean Penn) é um professor de matemática com uma condição cardíaca fatal. A menos que ele receba um novo coração de um doador, ele terá menos de um mês de vida. A esposa de Paul, Mary (Charlotte Gainsbourg) pede que ele doe seu esperma, para que ela possa ter um filho seu, mesmo que ele venha a morrer. Os dois possuem uma relação cordial, embora distante. Cristina Peck (Naomi Watts) também é uma ex-viciada em recuperação, que vive uma vida suburbana normal com um marido generoso e duas filhas. Ela é uma mãe amorosa e uma nadadora ativa, que deixou seus dias de drogas e álcool para trás. Essas três estórias separadas se ligam em uma tarde quando Jack mata o marido e as filhas de Cristina em um atropelamento e foge sem prestar socorro. O coração de seu marido é doado a Paul, que inicia sua recuperação.

Cristina está arrasada pela sua perda e volta às drogas (flunitrazepam e cetamina) e álcool. Paul está ansioso para voltar a uma vida normal, mas, hesitante, ele concorda com a ideia de sua esposa de cirurgia e inseminação artificial como última alternativa para engravidar. Durante consultas com um médico antes da cirurgia, Paul descobre que sua mulher havia lhe omitido um aborto realizado após eles se separarem no passado. Irritado, Paul termina o relacionamento. Ele então começa a ficar muito curioso para descobrir a quem pertencia o coração que ele possui. Ele descobre, através de um detetive particular, que seu coração pertencia ao marido de Cristina, e começa a segui-la pela cidade.

Jack está acometido pela culpa após o acidente. Apesar de ser incentivado pela mulher a manter em segredo e viver com a culpa, Jack diz que possui um compromisso com Deus e se entrega à polícia. Enquanto encarcerado, ele alega que Deus o traiu, perde sua vontade de viver e tenta, sem sucesso, cometer suicídio. Ele é libertado depois que Cristina se recusa a prestar queixa, quando ela se dá conta que a prisão de Jack não trará sua família de volta. Quando Jack é libertado, ele se torna incapaz de reincorporar-se à vida normal em família, e sai de casa para viver uma vida transitória. Ele passa a trabalhar como operário e desfigura o rosto de Cristo em sua tatuagem com uma faca.

Paul descobre uma oportunidade para encontrar Cristina e mais tarde revela de que forma ambos estão conectados. Com ambos desesperadamente precisando um do outro, eles começam a desenvolver um relacionamento. Apesar de Paul ter um coração novo, seu organismo começa a rejeitar o órgão e seu panorama torna-se preocupante. Enquanto Cristina começa a nutrir-se da mudança em sua vida e da morte de suas filhas, ela continuamente pensa em vingar-se de Jack. Ela então incita Paul a concordar em assassiná-lo.

Paul encontra-se com o detetive particular que originalmente encontrou Cristina para ele. Ele lhe vende uma arma e lhe revela que Jack está morando em um hotel. Paul e Cristina hospedam-se no mesmo hotel em que Jack está. Quando Jack está caminhando sozinho, Paul o agarra e o conduz a um terreno deserto, apontando-lhe uma arma, com a intenção de matá-lo. Paul não é capaz de atirar em Jack, que fica confuso, implorando para não morrer. Paul manda Jack desaparecer e retorna ao hotel, mentindo a Cristina sobre tê-lo matado. Mais tarde naquela noite, enquanto estão dormindo, Paul e Cristina são acordados por um barulho vindo de fora da casa. É Jack, que, ainda consumido pela culpa e atormentado, manda que Paul lhe mate e acabe com seu sofrimento. Uma luta acontece, e Cristina surpreende Jack e começa a agredi-lo com um objeto de madeira. Paul sofre um ataque cardíaco e atira em si mesmo para evitar morrer de asfixia.

Jack e Cristina levam Paul às pressas para o hospital. Jack conta à polícia que ele atirou em Paul, mas é libertado. O conflito entre Cristina e Jack permanece não resolvido (eles se encontram na sala de espera após a morte de Paul). Cristina descobre no hospital que está grávida. Após a morte de Paul, Cristina é vista preparando-se para receber seu novo filho no quarto de uma das suas filhas, onde ela era anteriormente incapaz de entrar, desde que suas filhas morreram. Jack é visto voltando para sua família.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Papel
Sean Penn Paul Rivers
Benicio Del Toro Jack Jordan
Naomi Watts Christina Peck
Danny Huston Michael
Marc Musso Freddy
Teresa Delgado Gina
Stephen Bridgewater Austin Donneaud
Carlo Alban Lucio
Catherine Dent Anna
David Chattam
Charlotte Gainsbourg Mary Rivers

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme foi recebido positivamente pelos críticos. 81% de todos os críticos e 89% dos melhores críticos fizeram avaliações positivas do filme, segundo o Rotten Tomatoes. Roger Ebert, por exemplo, questionou a necessidade da trama ser uma narrativa não-linear, mas aclamou as atuações e afirmou, em resumo, sobre o filme: "Ele nos prende, nos comove, nos surpreende." Elvis Mitchell também aclamou as atuações e classificou o filme como "uma visão extraordinariamente satisfatória" que "pode facilmente ser o trabalho mais coroado desse ano."

O filme também foi um sucesso de público, faturando mundialmente um total bruto de aproximadamente 60 milhões de dólares, tendo sido realizado com um orçamento estimado em 20 milhões de dólares.

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • Recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de melhor atriz (Naomi Watts) e melhor ator coadjuvante (Benicio Del Toro).
  • Recebeu cinco nomeações ao BAFTA, nas categorias de melhor actor (Sean Penn), melhor actriz (Naomi Watts), melhor actor secundário (Benicio Del Toro), melhor edição e melhor argumento original.
  • Recebeu uma nomeação ao César na categoria de melhor filme estrangeiro.
  • Ganhou o Volpi Cup na categoria de melhor actor (Sean Penn), o Prémio Wella (Naomi Watts) e os prémios de melhor actor - voto popular (Benicio Del Toro) e melhor actriz - voto popular (Naomi Watts), no Festival de Veneza.
  • Recebeu uma nomeação ao Grande Prémio Cinema Brasil na categoria de melhor filme estrangeiro.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]