Academia Norueguesa de Literatura e Ciências

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edifício da Academia Norueguesa de Literatura e Ciências em Drammensveien

A Academia Norueguesa de Literatura e Ciências (em norueguês: Det Norske Videnskaps-Akademi) é uma sociedade científica baseada em Oslo, na Noruega.

A ideia de criar uma sociedade científica surgiu em Christiania no ano de 1841,[1] mas, por falta de dinheiro, o projecto não pode avançar. Alguns anos depois, surgiu uma fonte de ajuda financeira: o professor de Medicina Frants C. Faye.[2] A Academia foi fundada e inaugurada a 3 de Maio de 1857, com a designação Videnskabsselskabet i Christiania.[3] Mais tarde, o termo "Christiania" foi alterado para "Kristiania". O nome Det Norske Videnskaps-Akademi i Kristiania foi adoptado no início do século XX,[4] e, a partir de 1924 a designação "i Kristiania" foi retirada.[3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Collett, John Peter. Historien om Universitetet i Oslo (em <Língua não reconhecida>). Oslo: Universitetsforlaget, 1999. p. 58. ISBN 82-00-12937-3.
  2. Collett, 1999: p. 59
  3. a b "Det Norske Videnskaps-Akademi". (em Norwegian) Store norske leksikon. (2007). Ed. Henriksen, Petter. Oslo: Kunnskapsforlaget. Consultado em 1 de Julho de 2009. 
  4. Collett, 1999: p. 108
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Academia Norueguesa de Literatura e Ciências