Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Sede da Academia Nacional de Ciências, Washington D.C.

A Academia Nacional de Ciências (sigla em inglês: NAS) é uma corporação nos Estados Unidos cujos membros servem "pro bono" (para o bem público) como "conselheiros da nação em ciência, em engenharia e em medicina".

As consequências da Guerra de Secessão tornaram necessárias a criação de uma sociedade científica nacional. Assim, em 3 de março de 1863, o Presidente Abraham Lincoln (1809-1865) assinou com a nomeação de 50 membros a ata de fundação da "Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos".

Na primavera de 2003 a Academia Nacional de Ciências já contava com 1.922 membros, 93 membros eméritos, 341 correspondentes estrangeiros e empregava aproximadamente 1.100 pessoas. Os membros titulares elegem os novos membros e o título de membro da Academia é vitalício. Perto de 170 membros da Academia já receberam o Prêmio Nobel.

A Academia faz parte do International Council for Science (ICSU) e da United States National Academies. Publica o jornal "Proceedings of the National Academy of Sciences" ou "PNAS" e sua editora, a "National Academies Press", disponibiliza gratuitamente no seu sítio da internet mais de 3.600 publicações científicas.

A sua sede está situada na 500 Fifth Street, NW, Washington, DC, EUA.

Presidentes[editar | editar código-fonte]


Recompensas científicas[editar | editar código-fonte]

As principais premiações científicas concedidas pela Academia são:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos