Aino Aalto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aino Aalto, nascida Aino Mandelin (Helsinque, 25 de janeiro de 1894  — 13 de janeiro de 1949) foi uma designer e arquiteta finlandesa.

Aino formou-se em 1913 na Escola Finlandesa de Garotas (Helsingin Suomalainen Tyttökoulu), iniciando seus estudos em Arquitetura no mesmo ano no Instituto de Tecnologia de Helsinque, tendo recebido o diploma em Arquitetura no ano de 1920. No mesmo ano ela começou a trabalhar para o arquiteto Oiva Kallio na capital finlandesa. Em 1923, ela se mudou para a cidade de Jyväskylä, para trabalhar no escritório do arquiteto Gunnar A. Wahlroos, mas logo trocou de emprego e foi trabalhar com o arquiteto Alvar Aalto, com quem se casou em 1924.

Os Aalto passaram os 45 dias de sua lua-de-mel na Itália, onde tiveram a oportunidade de estudar a arquitetura local, o que os influenciou bastante em trabalhos futuros.

Em 1927 os Aalto mudaram seu escritório para a cidade de Turku, ficando por lá cinco anos, e mudando-se novamente para Helsinque em 1933. Aino e Alvar desenharam e construíram uma casa-escrtório entre 1935-1936 em Munkkiniemi.

Em 1932 Aino vence Alvar em uma competição de design, com seus famosos "Aalto Glasses" (copos Aalto), que também ganharam medalha de ouro na Trienal de Milão.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • LAHTI, Louna. "Aalto". Taschen

Ligações externas[editar | editar código-fonte]