IKEA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
IKEA International Group
Slogan "Soluções acessíveis para viver melhor"
Indústria Comércio
Fundação 1943
Sede Leiden, Países Baixos
Pessoas-chave Ingvar Kamprad, fundador
Anders Dahlvig, presidente
Hans Gydell, vice
Empregados 118.000 (2007)
Produtos Mobiliário
Faturamento US$28,6 bilhões (Green up.png 14%) (ano fiscal 2007)
Página oficial www.ikea.com
Bandeiras em frente a loja de Pittsburgh.
IKEA em Älmhult, Suécia
IKEA em Singapura
IKEA em Minnesota.

IKEA é uma companhia privada de origem sueca, controlada por uma série de corporações sediadas nos Países Baixos,[1] especializada na venda de móveis domésticos de baixo custo.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A empresa distribui seus produtos por uma rede de revendas próprias; a característica principal da IKEA é que seus produtos são criados para que sejam montados pelos próprios clientes.

Com 238 lojas em 34 países;[2] a maioria na Europa, as outras nos EUA, Canadá, Ásia e Austrália, e mais de 20 lojas abertas durante 2005. A IKEA é uma das poucas redes varejistas a ter pontos de venda tanto em Israel quanto nos outros países do Oriente Médio.

IKEA é geralmente pronunciado (AFI[/i'ke.a/]) mas em muitos países de língua inglesa, é pronunciado (AFI[/aɪ'ki:ə/]) rimando com a palavra inglesa "idea".

O catálogo IKEA, contendo cerca de doze mil produtos, tem uma tiragem de cerca de 175 milhões de cópias anuais mundialmente e é distribuído gratuitamente através dos correios ou nas lojas.[3] Tiragem maior que a da Bíblia (estimado entre 53 e 100 milhões de cópias anuais).[4]

IKEA em Portugal[editar | editar código-fonte]

Está prevista a abertura de mais quatro lojas em Portugal, uma delas em Loulé já em 2014[5] .

História[editar | editar código-fonte]

IKEA foi fundada em Älmhult, Suécia no ano de 1943 por Ingvar Kamprad, então com 15 anos. O nome da companhia é composto pelas primeiras letras de seu nome além das primeiras letras dos nomes da propriedade e da vila em que cresceu: Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd.

Originalmente, a IKEA vendia canetas, carteiras, molduras para fotos, mesas, relógios, jóias ou praticamente qualquer coisa que Kamprad acreditava que poderia vender a baixo preço. Mobiliário entrou na lista de produtos da IKEA em 1947 e, em 1955, a IKEA passou a desenhar seus próprios móveis. O mote da empresa é "Soluções acessíveis para viver melhor" (em tradução livre).

No início, Kamprad vendia seus produtos em sua casa enviava encomendas pelo correio, mas uma loja foi aberta em Älmhult. Foi também o local do primeira "loja armazém" que se tornaria o modelo para as outras lojas IKEA. Em 23 de março de 1963 a primeira loja fora da Suécia foi aberta em Asker, cidade norueguesa próxima a Oslo.

Primeira loja em cada país[editar | editar código-fonte]

Dados oficiais[6]

Referências (em inglês ou sueco)[editar | editar código-fonte]

  1. Inter IKEA Systems B.V. (2008) IKEA organisation - IKEA Group, "Inter IKEA Systems B.V." (em inglês). Acessado em 2008-mai-30.
  2. Inter IKEA Systems B.V. (2006) IKEA | facts & figures, "Inter IKEA Systems B.V." (em inglês). Acessado em 2006-ago-20
  3. Inter IKEA Systems B.V. (2006) IKEA | Frågor & svar, "Inter IKEA Systems B.V." (perguntas e respostas, em sueco). Acessado em 2006-ago-20.
  4. Roth, Martin The Bible vs. the Ikea Catalogue – Which is Winning Hearts? visitado em 20 de agosto de 2006.
  5. [1]
  6. Inter IKEA Systems B.V. - Facts and Figures (fatos e dados, em inglês) visitado em 20 de agosto de 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.