Annihilator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Annihilator
Annihilator em Oslo, 2007
Informação geral
Origem Ottawa, Ontário
País  Canadá
Gênero(s) Thrash/speed metal técnico
groove metal
Período em atividade 1984 - atualmente
Gravadora(s) Roadrunner Records
Página oficial www.AnnihilatorMetal.com/
Integrantes Jeff Waters
Dave Padden
Ex-integrantes Randy Rampage

Annihilator é uma banda canadense de Thrash metal formada em 1986 em Ottawa, Ontário, por Jeff Waters.

História[editar | editar código-fonte]

O guitarrista canadense Jeff Waters foi um prodígio no instrumento. Com apenas 13 anos ele já dava aula e, aos 18, começou a escrever músicas e montou sua primeira banda, o Annihilator.

Com o cantor John Bates, Jeff compôs e gravou a primeira música do grupo, “Annihilator”, nunca lançada e precisou ainda tocar outros instrumentos como a bateria, porque não tinha ninguém para fazê-lo.

Após compor a primeira música do grupo, Jeff percebeu que era preciso formar uma banda de verdade, com baterista e baixista, então foram chamados Paul Malek e Dave Scott, respectivamente e eles gravaram a primeira demo, “Psyco Metal Kills”, que continha algumas versões para as músicas “Crystal Ann”, “Burns Like A Buzzasaw Blade”. Passado algum tempo, o baterista foi demitido e substituído por Richard ‘Death’ e, quatro semanas depois, todos os integrantes se separaram.

Em 1986, Jeff voltou ao estúdio para gravar uma a demo “Phantasmagoria”[1] tocando novamente todos os instrumentos, mas, desta vez, com a ajuda do baterista Paul Malek. O guitarrista decidiu então se mudar de Ottawa para Vancouver, onde gravou parte do primeiro álbum “Alice In Hell” com Ray Hartmann (bateria) e Dennis Dubeau (vocal). Com a formação da nova banda, o grupo conseguiu um contrato com a Roadrunner Records.

Porém, antes de se acertarem, o grupo sofreu mais modificações. Dennis foi substituído por Randy Rampage e entraram ainda Dave Davis (guitarra) e Wayne Darley (baixo). Após a reestruturação da banda, o álbum “Alice In Hell” foi lançado em 1989[2] e rendeu duas boas turnês para o Annihilator – na Europa o grupo abriu o show do Onslaught e nos Estados Unidos para o Testament. No ano seguinte continuaram o trabalho com o álbum “Never, Neverland”, já com novo vocalista Coburn Pharr.

Jeff Waters em apresentação na cidade de Linz, Áustria.

Apesar das constantes mudanças na formação, os dois primeiros álbuns foram os responsáveis em colocar o Annihilator na cena metálica mundial. Em 1991, o guitarrarista Dave saiu e deixou Jeff sozinho na guitarra para uma nova turnê nos Estados Unidos. O grupo gravou ainda algumas demos em que as músicas entraram na seleção do disco seguinte: Set the World on Fire, que saiu em 1993 com a participação dos novos bateristas Ray Hartmann e Mike Mangini, além da entrada de Aaron Randall no posto de vocalista.

Após a longa turnê pela Europa, Mike Mangini e Neil Goldberg saíram do grupo, o que trouxe de volta Dave Davis, além da entrada de Randy Black na bateria. Com os shows no Japão marcados, Wayne também saiu e fez com que Dave tocasse baixo nas apresentações.

O entra e sai não atrapalhou os planos do próximo disco, “King Of The Kill”, lançado em 1994 pela nova gravadora Music For Nations, e rendeu ainda uma surpresa aos fãs. Com a saída de Aaron Randall, Jeff assumiu pela primeira vez o vocal do grupo.

Em 1995, Jeff, Davis e Randy Black gravaram um novo álbum, “Refresh The Demon”, lançado no ano seguinte já sem Randy e com Dave Machander. Mesmo assim, o grupo ia bem. A Roadrunner lançou uma coletânea de músicas ao vivo das turnês do dois primeiros discos (Alice in Hell e Never, Neverland) chamado “In Command” e os integrantes não pararam de trabalhar. Dois anos depois, já havia novo álbum nas prateleiras, “Remains”, totalmente gravado por Waters, tendo flertes com música eletrônica, fruto da queda de vendas das bandas de Heavy Metal no fim da década de 90. Após o lançamento, Jeff tirou uma folga de seis meses, já que eles estavam na estrada por oito anos sem parar.

Jeff Waters e Dave Padden durante show em Olso, Noruega (2007).

Descansado, o grupo voltou, mas desta vez com a formação que gravou “Alice In Hell”. Em 1999, o Annihilator lançou pela antiga gravadora Roadrunner o álbum “Criteria for a Black Widow”, seguido por “Carnival Diablos” (2001) e “Waking The Fury” (2002) com o vocalista Joe Comeau (ex Liege Lord e Overkill). A turnê do último disco rendeu a gravação dupla ao vivo “Double Live Annihilation”, lançado no início de 2003.

Em 2004, All For You é lançado, com a presença de Dave Padden, novo vocalista e a participação de MIke Mangini na bateria. No ano seguinte é lançado Schizo Deluxe, talvez o disco mais pesado já lançado pelo Annihilator.

Em 2007, Metal é lançado trazendo um cast com varias participações em cada musica. Jeff Loomis (Nevermore), Michael Amott (Arch Enemy), Alexi Laiho (Children Of Bodom) entre outros, estão entre esses músicos que participaram do disco.

No ano passado, a banda lança um DVD/CD (seu segundo, o primeiro foi Ten Years in Hell, lançado em 2006), Live at Masters of Rock, que foi gravado ao vivo em 11 de julho de 2008 na Republica Tcheca, com um set list que engloba quase todas as fases da banda.

Com a parceria de Padden, que além de vocalista, agora também guitarrista, o Annihilator lançou o auto-intitulado “Annihilator”, seu 13° álbum de estúdio, lançado em 17 de maio de 2010.[3] [4]

Recentemente Jeff e a banda entraram em estúdio e gravaram o novo álbum da banda, Feast, lançado em agosto de 2013.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Atual formação
  • Jeff Waters - guitarra, baixo, vocal (1984-hoje)
  • Dave Padden - vocal, guitarra rítmica (2003-hoje)
Ao vivo
  • Oscar Rangel - Baixo (2014-hoje)
  • Mike Harshaw - Bateria (2012-hoje)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Annihilator Biography. Página visitada em 13/12/12.
  2. Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1989. Página visitada em 3/12/12.
  3. Full details on new Annihilator album. Página visitada em 13/12/12.
  4. ANNIHILATOR – Reveal New Album Artwork. Página visitada em 13/12/12.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Annihilator