Antiterrorismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Ciências sociais.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde março de 2014.

Antiterrorismo ou contraterrorismo é um conjunto de práticas, táticas e estratégias que governos, militares e outros grupos adotam para se defender do terrorismo. São ações planejadas para o combate das atividades terroristas. Não é específico a um campo ou organização, contudo envolve entidades e sistemas de informações de todos os níveis da sociedade. Modernamente, a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro têm sido integradas à essas estratégias.

Usualmente são utilizadas forças especiais, armadas e/ou técnicas, para atuação em suas operações. Entretanto as polícias locais, bombeiros e equipes de socorro médico tem sido os primeiros grupos a dar os primeiros atendimentos para ataques terroristas.

Unidades Táticas de Contraterrorismo[editar | editar código-fonte]

Atualmente vários países mantém uma unidade de forças especiais voltada a resposta antiterrorismo com unidades táticas de elite, para agir ostensivamente ou preventivamente em ataques terroristas. Essas forças podem ser do setor militar (exército, aeronáutica, marinha ou outras corporações) e setor civil (principalmente no que se refere a segurança publica).

Essas unidades são especificamente treinadas em táticas complexas chamadas de CQB ou Close Quarters Battle, que tem ênfase na furtividade e desenvolvimento da missão com o mínimo de baixas possíveis. Normalmente essas forças são divididas em: unidade de tomada e controle (times de assalto), atiradores de elite, unidade anti-bomba, equipe de suporte (pilotos de helicopteros, por exemplo) e oficiais de inteligência.

Exemplos de unidades: Special Air Service da Grã-Bretanha e Special Air Service Regiment da Austrália; YAMAM da Guarda de fronteira Israelense e Sayeret Matkal do exército de defesa de Israel; a unidade GSG 9 da policia de fronteira alemã e a KSK do exército da Alemanha; as unidades das policias metropolitanas americanas chamadas SWAT, da marinha US Navy Seals - DEVGRU,COT da Polícia Federal,COE da Polícia Militar do Estado de São Paulo e os Forças Especiais e Comandos que pertencem ao COpEsp(Comando de Operações Especiais)do Exército Brasileiro e DAE da Marinha Portuguesa.

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.