YAMAM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Yamam (em hebraico: ימ"מ), é abreviação de Unidade Especial de Polícia (יחידת משטרה מיוחדת, Yeḥidat Mishtara Meyuḥedet), unidade de elite do combate ao terrorismo da Guarda de Fronteira Israelense (Magav). A Yamam é respeitada mundialmente por ser altamente profissional e apresentar um largo histórico de sucesso operacional. É uma força paramilitar especializada em operações de resgate de réfem, e, ofensivas contra alvos em áreas civis. Sua ação militar é parecida com a SWAT mas age também em ações infiltradas.

A Yamam responde ao Comando da Guarda de Fronteira e pertence ao braço civil das forças de segurança de Israel. Mesmo assim, todos seus oficiais são militares com experiência nas Forças de Defesa de Israel, e todos seus membros foram operadores das forças especiais israelenses.

Os soldados da Yamam treinam em todas as áreas militares, de forma que o grupo nunca fique deficiente numa determinada diligência. Eles tem que ser peritos em tiro de precisão, combate em ambientes confinados, missões de reconhecimento urbano e de campo militar, desprogramação de bombas etc. Além de treinar rapel, salto com queda livre militar e mergulho autônomo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A Yamam desenvolveu as técnicas de CQB que ficaram mundialmente populares, chamada de Kapap. Atualmente a GSG 9, BOPE e a GIGN utilizam essas técnicas em seu treinamento.

Ver também[editar | editar código-fonte]