Arquidiocese de Sydney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Arquidiocese de Sydney
Archidiœcesis Sydneyensis
Localização
País Austrália
Dioceses Sufragâneas Armidale, Bathurst, Broken Bay, Lismore, Maitland-Newcastle, Parramatta, Wagga Wagga, Wilcannia-Forbes, Wollongong
Estatísticas
Área 1,264 km²
Informação
Rito romano
Criação da Diocese 1834
Elevação a Arquidiocese 22 de abril de 1842, como Sé Primacial
Governo da Arquidiocese
Arcebispo Anthony Fisher
Jurisdição Sé Metropolitana Primacial
Contatos
Endereço Level 16, Polding Centre, 133 Liverpool Street
Página Oficial http://www.sydney.catholic.org.au/

A Arquidiocese de Sydney (Archidiœcesis Sydneyensis) é uma arquidiocese da Igreja Católica situada na cidade de Sydney, na Austrália. Acompanha seu título o de Primaz da Austrália. Seu atual arcebispo é Anthony Fisher. Sua é a Catedral de Santa Maria de Sydney.

Possui 139 paróquias, contando com 29% da população jurisdicionada batizada.

História[editar | editar código-fonte]

O Vicariato Apostólico de Nova Holanda e Terrra de Van Diemen foi eregido em 3 de junho de 1834 pelo breve apostólico do Papa Gregório XVI Pastoralis officii, obtendo o território do Vicariato Apostólico de Maurício (hoje Diocese de Port-Louis). Foi o primeiro distrito eclesiástico na Austrália. Anteriormente, outras tentativas foram feitas, desde o projeto de uma missão em terras do sul inexplorados em 1666, uma missão na Terra Australis em 1681. Em 1804, James Dixon, um padre irlandês deportado para a Austrália, recebeu o título pessoal de prefeito apostólico, mas retornou à Irlanda em 1808. Em 1816 foi aprovada a constituição do Vicariato Apostólico de Nova Holanda, mas permaneceu no papel, sem encontrar a plena implementação e em 1819 foi suprimida, a Austrália ficou sob a jurisdição do Vicariato Apostólico de Maurício.

Em 5 de abril de 1842, devido ao breve Ex debito do Papa Gregório XVI o Vicariato Apostólico de Nova Holanda e Terrra de Van Diemen cedeu partes de seu território, para o benefício da erecção das Dioceses de Adelaide e Hobart (hoje ambos Arquidioceses) e enquanto ele foi elevado a diocese.

Em 22 de abril do mesmo ano, a diocese foi elevada à categoria de Arquidiocese Metropolitana pelo breve Ad supremum do mesmo Papa Gregório XVI.

Prelados[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Small Mitre.svg Arquidioceses Católicas da Austrália Bandeira da Austrália
Adelaide | Brisbane | Camberra e Golburn | Hobart | Melbourne | Perth | Sydney