Arthur Harden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arthur Harden Medalha Nobel
Bioquímica
Nacionalidade Inglaterra Inglês
Nascimento 12 de outubro de 1865
Local Manchester
Morte 17 de junho de 1940 (74 anos)
Local Bourne End, Buckinghamshire
Atividade
Campo(s) Bioquímica
Alma mater Universidade de Manchester (mestrado), Universidade de Erlangen-Nuremberga (doutorado)
Orientador(es) Otto Fischer
Prêmio(s) Nobel prize medal.svg Nobel de Química (1929)

Sir Arthur Harden (Manchester, 12 de outubro de 1865Bourne End, Buckinghamshire, 17 de junho de 1940) foi um bioquímico inglês.

Foi educado numa escola privada e no Tettenhall College, Staffordshire. Entrou no Owens College da Universidade de Manchester em 1882, e se graduou em 1885. Em 1886 ganhou a bolsa de estudos Dalton de química e passou um ano trabalhando com Otto Fischer em Erlangen. Voltou a Manchester como professor e demonstrador, e permaneceu até 1897, quando foi nomeado químico do recente fundado Instituto Britânico de Medicina Preventiva, que mais tarde passaria a ser chamado Instituto Lister. Em 1907 foi nomeado diretor do departamento de bioquímica, posto que manteve até a sua aposentadoria em 1930, continuando suas pesquisas no Instituto.

Suas pesquisas mais importantes se referem aos processos químicos que ocorrem na fermentação dos carboidratos pelas células de leveduras. Descobriu um procedimento para acelerar a fermentação adicionando ao meio fosfatos inorgânicos.

Recebeu o Nobel de Química de 1929, compartilhado com Hans von Euler-Chelpin. Em 1935 recebeu a medalha Davy da "Royal Society". Em 1936 foi nomeado cavalheiro ("sir") e recebeu numerosos títulos de doutor "Honoris Causa".

Entre 1913 e 1937 foi codiretor do "Biochemical Journal". Entre seus livros destaca-se "Alcoholic Fermentation" ("Fermentação Alcoólica"), editado em 1911.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Adolf Otto Reinhold Windaus
Nobel de Química
1929
com Euler-Chelpin
Sucedido por
Hans Fischer


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.