Associação Esportiva Flamengo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Flamengo" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Flamengo (desambiguação).
Flamengo
Nome Associação Esportiva Flamengo
Alcunhas Rubro-Negro dorense
O Time do Povo
FlaDores
Torcedor(a)/Adepto(a) Rubro-negro
Mascote Cobra-coral
Principal rival Dorense
Rio Branco
Fundação 21 de outubro de 1960 (63 anos)
Estádio Raul Gomes
Capacidade 2 000 pessoas[1]
Localização Nossa Sra. das Dores
Sergipe
Brasil
Presidente Wilson
Treinador(a) Prof°. Emerson
Patrocinador(a) Prefeitura Municipal
Material (d)esportivo Onza
Competição Campeonato Sergipano
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

A Associação Esportiva Flamengo, comumente chamado de Flamengo e com o acrônimo AEF, é uma agremiação brasileira dedicada exclusivamente ao futebol com sede na cidade de Nossa Senhora das Dores, no estado de Sergipe. É conhecido regionalmente como Flamengo de Dores, mas em sua cidade ele é chamado pelos torcedores simplesmente de Flamengo do Campo Velho. Foi fundado em 21 de Outubro de 1960 e suas cores são o preto e o vermelho.

Disputou o primeiro Campeonato Sergipano do Interior no ano de 1971, ficando em segundo colocado, atrás do Itabaiana, sendo vice-campeão do interior naquele ano, este ano também conseguiu sua melhor campanha terminando em terceiro lugar geral. Possuí entre sua galeria de título conquistas de Regionais e campeonatos municipais.

Seu estádio, o Estádio Raul Gomes, fica situado em Nossa Senhora das Dores, no Bairro Campo Velho, tendo por apelido o nome de Campo Velho. Atualmente possui capacidade para aproximadamente 2.000 pessoas. O clube tem como Presidente Wilson dentista.

Seu maior rival municipal é o Dorense onde protagonizam o Derby de Dores, mas possui ainda rivalidades intermunicipais contra o Rio Branco da cidade de Capela. Dentre vários jogadores que se consagraram ídolos, destacam-se Didica, Zé de Neném e Emerson. Participou dos campeonatos sergipanos entre os anos de 1960 e 1980.

Está em processo de profissionalização, por enquanto disputará o Campeonatos Sergipano Sub-13, 15 e 17, em 2021 disputará o Campeonato Sergipano de Futebol - Série A2 de 2021

História[editar | editar código-fonte]

Em 1960 foi fundado[2] por um grupo de amigos junto com a família Orestes de Andrade, o clube nos primeiros anos conquistou a camada popular da cidade, diferente do seu rival que possuía a cama mas rica do município. O clube se destacou também pelos grandes bailes que ocorria em sua sede localizado no centro da cidade de Nossa Senhora das Dores, foi a partir daí que começou a grande rivalidade com o Dorense.

A história do clube abre um grande parenteses na história da cidade, o clube esteve a alegrar os grandes momentos de declínio do município quando era época de seca. Suas cores oficiais são vermelho e preto, devido a família ser torcedores do Flamengo do Rio de Janeiro, além disso, o seu escudo também tem semelhança com o clube rubro-negro carioca[3].

O clube filiou-se a Federação Sergipana de Futebol em 1971.

Dívidas e leilão da sede social[editar | editar código-fonte]

Em 2016 a Justiça do Trabalho de Sergipe, colocou em leilão a sede social do cube para que pudesse ser pagas algumas dívidas trabalhistas do clube. De todo o patrimônio do clube o que restou foi apenas o seu estádio, que possui uma grande área encavada em um dos bairros mais populares da cidade.

Segue um trecho do julgamento:
"Imóvel onde se localizava a sede da Associação Esportiva Futebol Flamengo, imóvel em ruínas, medindo aproximadamente 07m (frente) x 30m (fundo), situado entre os imóveis sob números 149 e 135, de frente para o imóvel nº. 142, localizado na Rua Walter de Souza, s/nº, Centro, Nossa Senhora das Dores. Obs:Não há registro do imóvel no Cartório do 2º Ofício da Comarca de Nossa Senhora das Dores."[4]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeão Invicto

Futebol Masculino[editar | editar código-fonte]

MUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Taça Cidade de Dores 10 1963, 1964, 1967, 1971, 1972, 1980, 1988, 1990, 1992, 1993
TOTAL
Competição Títulos Temporadas
Títulos oficiais 7 10 Municipal

Campanhas[editar | editar código-fonte]

Desempenho em Competições[editar | editar código-fonte]

SergipeCampeonato Sergipano - 1ª Divisão[editar | editar código-fonte]

Ano Posição
1971
1973

Derby de Dores[editar | editar código-fonte]

O Flamengo faz um dos mais acirrados clássicos do interior Sergipano contra o Dorense, em um jogo que é chamado localmente de Derby. Seus jogos são marcados por muita tensão entre os times e, principalmente, entre as torcidas, não sendo incomum a ocorrência de conflito entre os torcedores. O Flamengo ainda quando ambos eram amador, chegou primeiro à uma final do estadual amador, que contava com Itabaiana e outros clubes tradicionais da capital e do interior. Já o Dorense ostenta um título Sergipano (Série A2) e seis títulos da Taça de Dores. As duas equipes já fizeram clássicos inesquecíveis, como nos estaduais amadores da década de 1970 e 1980, onde o Dorense chegou a eliminar seu rival na sua própria casa. Hoje a rivalidade amenizou mais devido ao profissionalismo do clube colorado, sendo que o Flamengo até hoje se encontra na categoria amadora.

Terça-feira, 12 de maio 2015
19h30'
Dorense 1 – 0 Flamengo Ariston Azevedo, Nossa Senhora das Dores

Cícero Gol marcado Relatório

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]