Baltasar Carlos, Príncipe das Astúrias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Príncipe Baltasar Carlos retratado por Diego Velázquez, 1640.

O Príncipe Baltasar Carlos de Áustria (Habsburgo) (Madrid, 17 de Outubro de 1629Saragoça, 9 de Outubro de 1646) era filho do Rei Filipe III de Portugal e IV de Espanha e da sua esposa, a Rainha Isabel de Borbon.

A 7 de Março de 1632 foi jurado herdeiro da coroa de Espanha, recebendo o título de Príncipe das Astúrias. Até à restauração da independência de Portugal em 1 de Dezembro de 1640 foi também Príncipe herdeiro de Portugal.

Em 1644 realizaram-se negociações diplomáticas para lhe arranjar uma esposa, acordando-se o seu casamento com a Arquiduquesa Mariana de Áustria, sua prima.

O príncipe Baltasar Carlos, acompanhado pelo seu pai, viajou para o norte de Espanha em 1646 para ser jurado herdeiro perante as Cortes de Navarra, no entanto, durante a sua estada em Pamplona adoeceu gravemente. Ainda foi transportado para Saragoça, onde veio a falecer no dia 9 de Outubro de 1646.

A morte do Príncipe deixou Felipe IV sem um herdeiro directo, já que a sua esposa havia falecido em 1644 durante um parto. O rei teve então que arranjar uma nova esposa que lhe desse filhos.

A figura do Príncipe Baltasar Carlos perdurou no tempo graças aos famosos retratos do pintor Velazquez.

Precedido por
Filipe
Armas principe herdeiro portugal.png
Príncipe herdeiro de Portugal

1629-1640
Sucedido por
D. Teodósio
Precedido por
Filipe
Príncipe das Astúrias
16321653
Sucedido por
Filipe Próspero
Realeza Espanhola
Casa de Habsburgo
Descendência
Greater Coat of Arms of Charles I of Spain, Charles V as Holy Roman Emperor (1530-1556).svg