Luís I de Espanha
| Luís I | |
|---|---|
| Rei de Espanha | |
Luis I em retrato por Jean Ranc (1724) |
|
| Governo | |
| Reinado | 14 de Janeiro de 1724 – 31 de Agosto de 1724 |
| Consorte | Luísa Isabel de Orleães |
| Antecessor | Filipe V (1.º reinado) |
| Sucessor | Filipe V (2.º reinado) |
| Casa Real | Casa de Bourbon |
| Dinastia | Bourbon |
| Vida | |
| Nascimento | 23 de agosto de 1707 |
| Madrid, Espanha | |
| Morte | 31 de agosto de 1724 (17 anos) |
| Madrid, Espanha | |
| Sepultamento | Real Cripta do Mosteiro de El Escorial |
| Pai | Filipe V de Espanha |
| Mãe | Maria Luísa de Sabóia |
Luís I de Bourbon (Madrid, 25 de agosto de 1707 - 31 de agosto de 1724), chamado o amado ou o Liberal , Rei de Espanha . Seu reinado de 229 dias é o mais curto da história espanhola (sem contar com o reinado de Filipe I de Castela). Ele era o filho mais velho de Filipe V e Maria Luísa de Sabóia.
Índice |
Biografia [editar]
Em 7 de abril de 1709 foi empossado como Príncipe das Astúrias no Parlamento reunido no mosteiro de San Jeronimo de Madrid , e em 10 de janeiro de 1724 o rei Filipe V assinou um decreto abdicando em prol de Luís. O príncipe recebeu os documentos no dia 15 de janeiro, arranjo que foi publicado no dia seguinte.
Luís era casado com a princesa francesa Luísa Isabel de Orleães , filha de Filipe de Orleans , desde 1722. Quando se casou, ele tinha quinze anos e ela tinha doze anos. Luísa Isabel, como rainha, foi vítima de fortes críticas por seu comportamento bizarro. No entanto, quando o jovem rei caiu doente com varíola , em agosto daquele ano, cuidou dele solicitamente, expondo-se à infecção, como foi o caso, mesmo com um resultado diferente da de seu marido. Sete meses depois que ele ascendeu ao trono o rei morreu de varíola em Madrid em 31 de agosto de 1724, tendo acabado de completar 17 anos.
Este reinado relâmpago foi inconseqüente por sua brevidade e porque, realmente, não governava em Madrid (corte de Luís I), mas no Palácio Real de La Granja de San Ildefonso, paralelamente à corte de Filipe V e sua esposa Isabel Farnésio , ocupando Luís só de festas com os seus amigos. Seu pai retornou ao trono após a sua morte e rainha viúva Luísa Isabel foi enviada de volta para a França, já que sua estadia na Espanha era inútil e gozava de pouca simpatia na corte espanhola. Eles não tiveram filhos.
Ancestrais [editar]
| Precedido por Filipe V (1.º reinado) |
Rei de Espanha 1724 |
Sucedido por Filipe VI (2.º reinado) |