Barreiras Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barreiras E.C.
Nome Barreiras Esporte Clube
Fundação 14 de fevereiro de 1995 (29 anos)
Estádio Geraldão
Capacidade 7.000 Pessoas
Localização Barreiras, BA
Competição licenciado
Website barreirasec.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Barreiras Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Barreiras, no estado da Bahia. Suas cores são azul e amarelo. Foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Futebol de 2000.

História[editar | editar código-fonte]

O Barreiras entrou no profissionalismo em 2000, quando venceu o Torneio Seletivo (3ª Divisão), passando no mesmo ano para a disputa do Campeonato Baiano da Segunda Divisão. Conquistou o título após vencer o Jacuipense com um gol de falta de Esquerdinha aos 47 do 2º tempo.[1] No 1º jogo havia perdido por 3x0; na partida de volta, venceu 3x0 e ficou com o título por ter tido melhor campanha.

Em 2001, fez boa campanha na Primeira Divisão baiana, terminando o campeonato na sexta posição. O sexto lugar na classificação geral, para um time "novato" foi motivo para comemoração. Porém, em 2002, passou por uma má fase que resultou em seu rebaixamento. Disputou a 2ª Divisão em 2003, alcançando o 4º lugar. Em 2004, abandonou o futebol profissional.

No Campeonato Baiano, o clube realizava viagens de até 1.200 km para disputar suas partidas. O time era composto por: Vanuca; Ricardo, Nei, Claudemir, Esquerdinha, Peu, Nenê, Marcelinho, Serginho, Bodaneze e Viola. Também faziam parte do elenco: Marinho, Fernando, Nino, Cesinha, Gilmar, De Paula, Totinga, entre outros. O Barreiras foi comandado por Gilson Porto e depois por Paulinho Criciúma. O presidente do clube era Baltazar Profeta Guimarães.

Em 2011, o clube das cores azul e amarelo tentou um retorno ao profissionalismo, chegando a fazer inscrição para Terceira Divisão baiana, mas não teve sucesso.

Em junho de 2016, após 12 anos de inatividade, o Barreiras Esporte Clube deu o pontapé inicial ao processo que culminará no seu retorno ao futebol profissional. O clube, que não disputa uma competição desde 2004, ficou cada vez mais próximo de voltar aos gramados da Bahia ao dar início na FBF - Federação Bahiana de Futebol - os trâmites para que a região do Extremo Oeste do estado volte a contar com um representante no futebol profissional.[2]

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Baiano - Série B 1 2000

Referências

  1. «Morre ex ídolo campeão do Barreiras Esporte Clube | Mais Oeste». maisoeste.com.br. Consultado em 4 de abril de 2017 
  2. «Reunião na FBF sela retorno do Barreiras Esporte Clube». Reunião na FBF sela retorno do Barreiras Esporte Clube | FBF - Federação Bahiana de Futebol