Benjamin Drew

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Benjamin Drew

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 5 de novembro de 1962 (51 anos)
Fresno, EUA
Missões STS-118, STS-133
Insígnia
da missão
STS-118 patch new.png STS-133 patch.png

Benjamin Alvin Drew (Washington D.C, 5 de novembro de 1962) é um astronauta norte-americano veterano de duas missões ao espaço a bordo do ônibus espacial.

Drew formou-se em física e engenharia espacial pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e foi graduado como segundo-tenente em 1984. Na Força Aérea, atuou como piloto de helicóptero em missões de resgate e de combate no Panamá e na Operação Tempestade no Deserto. Em 1994 formou-se como piloto de teste naval e comandou duas unidades de testes de aeronaves, acumulando 3000 horas de vôo em trinta tipos de aviões diferentes na carreira militar, onde alcançou a patente de coronel-aviador [1] .

NASA[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2000 foi selecionado pela NASA para treinamento como especialista de missão, cumprindo os dois anos de treinamento exigidos no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas. Em 8 de agosto de 2007 foi ao espaço como parte da tripulação da missão STS-118 do ônibus espacial Endeavour à Estação Espacial Internacional (ISS), permanecendo treze dias em órbita e completando 201 voltas em torno da Terra [2] .

Em 24 de fevereiro de 2011 Drew decolou como um dos tripulantes da missão STS-133, o primeiro voo espacial neste ano e a última missão a ser realizada pelo ônibus espacial Discovery. Por ocasião desta missão Drew também tornou-se o último afro-americano a ser escalado para realizar uma missão a bordo de um ônibus espacial [3] . Durante este voo, ele foi um dos astronautas responsáveis por manusear o braço robótico do ônibus espacial e, juntamente com seu colega Stephen Bowen, realizou a primeira caminhada espacial da missão, permanecendo no espaço exterior por 6h34min, em 28 de fevereiro. Em 2 de março, Drew e Bowen voltaram a realizar uma caminhada espacial, desta vez durante 6h14min, para instalação e reparos de equipamentos diversos [2] .Retornou à Terra em 9 de março a bordo da Discovery, com o restante da tripulação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências