Bernardo Buontalenti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Entrada da gruta de Buontalenti
Interior da gruta

Bernardo Buontalenti (Florença, 15 de Dezembro de 15316 de Junho de 1608) foi um cenógrafo, arquiteto, paisagista, pintor, escultor, mecânico, figurinista, matemático, miniaturista e engenheiro militar italiano. Seu nome de batismo era Bernardo delle Girandole.

Ainda jovem entou para o serviço da família Medici e com eles permaneceu toda sua vida. Estudou escultura com Michelangelo, pintura com Salviati e Bronzino, iluminura com Giulio Clovio e arquitetura com Vasari.

Ele foi considerado um dos mais importantes arquitetos, paisagistas e engenheiros do Maneirismo. Sua primeira obra conhecida foi o Palazzo di Bianca Cappello em Florença, de 1568.

Projetou as fortificações e a planta urbana de Livorno, e em Florença realizou as fortificações do Belvedere, o paisagismo do Parco di Pratolino e do Giardino di Boboli, e a decoração do Palácio Pitti, criando uma famosa gruta com decoração altamente fantasiosa. Também trabalhou nas muralhas das cidades de Pistoia, Grosseto, Prato, Portoferraio e Nápoles. Aperfeiçoou o desenho dos canhões e inventou uma nova granada incendiária.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]