Bife

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um bife grelhado com batatas a murro.
Um bife cru.
Um bife na grelha.
Bife grelhado com batata assada e natas.

Bife é uma designação comumente utilizada para uma peça de carne frita ou grelhada, geralmente cortada como uma fatia. A sua espessura e comprimento podem variar consoante o tipo de carne e a receita que se utiliza para a confecção.

Em Portugal, existem inúmeras receitas de bifes, como por exemplo o Bife à Portuguesa, o Bife à Marrare, o Bitoque, para citar apenas algumas. Normalmente, são receitas que utilizam carne de bovino. É frequente encontrar em restaurantes designações referindo-se ao tipo específico da peça de carne de bovino, como por exemplo bife do lombo,[1] bife da vazia[2] , bife da alcatra, bife do acém,[3] bife do pojadouro[4] e bife do cachaço.[5] Os restaurantes designados como cervejarias são normalmente especialistas em bifes, para além de cerveja.

Na Bélgica, é comum ver nas ementas dos restaurantes uma selecção de bifes grelhados, onde são discriminados os tipos de carne (geralmente de bovino ou de cavalo) e os tipos de molhos que os complementam. São geralmente acompanhados por batatas fritas.

Nos Estados Unidos, existem cadeias de restaurantes especializadas na confecção de bifes, geralmente de tamanho grande. São, em grande parte, bifes de carne de bovino grelhados, complementados por acompanhamentos tipicamente americanos, como as batatas assadas com natas. As batatas fritas são também um acompanhamento comum.

Grau de cozedura[editar | editar código-fonte]

A preparação dos bifes pode ser feita com diferentes graus de cozedura, passando pelo mal passado e pelo bem passado, quer sejam fritos, grelhados ou preparados de outra forma.

Português Alemão Inglês Francês
cru, quase cru blau, roh very rare, raw, rar bleu
mal passado blutig rare saignant
médio, ao ponto medium medium rare, medium à point
bem passado durchgebraten medium well, well done bien cuit

Nutrição[editar | editar código-fonte]

O bife comum é grelhado em conjunto com óleo de soja (mais comum) ou azeite de oliva. Por ser uma carne, possui pomposas quantidades de proteínas; além de zinco, ferro e cobalanina. O bife, em muitos dos diversos pratos, é grelhado com rodelas de cebolas, que dão um quê a mais no prato.


Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências