Bloc Party

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bloc Party
Bloc Party.jpg
Bloc Party durante concerto no Sasquatch Music Festival, em 2005.
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Indie rock, rock alternativo, post-punk revival
Período em atividade 2003 - atualmente
Gravadora(s) Wichita
V2
Página oficial www.blocparty.com
Integrantes Russell Lissack
Gordon Moakes
Kele Okereke
Matt Tong
Ex-integrantes David Searston, Mat Coleman, James Chorley

Bloc Party é uma banda britânica de indie rock, formada em 2000 em Londres, na Inglaterra.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1998, Kele Okereke estudava em Essex, condado no sudeste da Inglaterra, onde Russell Lissack morava. Em 1999 eles se encontraram novamente no Reading Festival e logo formaram a banda Union. O baixista Gordon Moakes se juntou a eles em resposta um anúncio na revista New Musical Express.

A banda mudou várias vezes de nome: Superheroes of BMX, The Angel Range, Diet, e Union) até chegar ao atual Bloc Party em setembro de 2003.

Havia um teoria de que o nome fosse uma brincadeira com block party, nome dado a uma grande festa informal de vizinhança, que pode alugar uma banda local como entretenimento. A banda disse que o nome não teve a intenção de ser uma alusão ao Bloco Soviético ou o partido político canadense Bloc Québécois; a ausência do 'k' é meramente estética. Entretanto, o baixista da banda, Gordon Moakes, disse no forum do site oficial do grupo que foi mais uma junção dos "blocs" (coligações políticas, em inglês) ocidentais com os "parties" ("partidos", em inglês) orientais, no sentido político. Moakes observa que o nome não foi induzido pela política, mas sim porque "soava, parecia bem então nós [a banda] concordamos com ele."

Seguindo com muita criatividade a linha traçada nos anos 1980 por bandas como Joy Division e New Order, Bloc Party hoje é considerada uma das melhores bandas indie em atividade do mundo, com quatro CD lançados. O segundo álbum A Weekend in the City é mais calmo que o antecessor e com letras que abordam a vida na cidade: desde drogas até homossexualidade. Em 2008 foi lançado "Intimacy". A banda fez um interregno em Outubro de 2009 para concentrarem-se em projectos paralelos. Reuniram-se em Setembro de 2011, e logo depois lançaram o seu quarto álbum, "Four".

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Matt Tong
  • David Searston
  • Matt Coleman
  • James Chorley

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Bloc Party
Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.