Bloco de controle de processo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O bloco de controle de processo (em inglês: Proccess control block ou PCB) é uma estrutura de dados no núcleo do sistema operacional que serve para armazenar a informação necessária para tratar um determinado processo.

Como o PCB contém informações críticas do processo ele deve ficar armazenado em uma área da memória protegida do acesso de usuários. Em alguns sistemas operacionais o PCB é alocado no início da pilha do núcleo do processo, já que é uma localização convenientemente protegida.

Informações incluídas[editar | editar código-fonte]

Geralmente as informações contidas em um PCB incluem:

Durante a troca de contexto, o processo em execução é interrompido e é dada a chance para um outro processo correr. O núcleo deve parar o processo que esta em execução, copiar os valores dos registos de hardware para seu PCB, e atualizar os registros de hardware com os valores do PCB do novo processo.