Boleia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta viajante à boleia no Luxemburgo em 1977 ilustra gesto universal de pedir boleia: na berma da estrada, em pé, de polegar estendido.

Boleia (português europeu) ou carona (português brasileiro) é uma forma de transporte em que uma ou mais pessoas são levadas de um ponto a outro por um terceiro de forma gratuita em seu veículo.

A carona pode ainda ser solicitada em ruas e estradas. Neste último caso faz-se aquele gesto praticamente universal projetando uma das mãos à frente do corpo com o polegar apontando a direção que se deseja tomar.

Pedir boleia pode ser, em alguns locais, completamente proibido, como perto de prisões. Nos Estados Unidos algumas autoridades governamentais consideram a boleia como muito perigosa, não só pelos perigos associados às viagens com desconhecidos (especialmente no caso de mulheres sozinhas); alguns estados norte-americanos chegaram mesmo a erradicá-las sob determinadas circunstâncias: Utah, Pensilvânia, Nova Jérsei e Nevada.

Com a banalização desta forma de viagem, ainda que arriscada, e com o efeito de globalização da Internet, foram criadas diversas agências de coordenação entre viajantes: aqueles que se deslocam no seu veículo oferecem-se para dar boleia e registam a sua deslocação num site; os interessados podem consultar a lista e fazer largas distâncias em escalas, de forma organizada, podendo dividir os custos das viagens com os primeiros.

Origens dos termos[editar | editar código-fonte]

O termo boleia tem sua origem no componente das antigas carruagens e - por extensão de sentido - passou a designar o habitáculo dos veículos, onde se encontram o motorista e os passageiros.

Por sua vez, carona era o nome dado a uma peça de couro colocada no lombo de animais de carga para transportar mercadorias, posteriormente, o termo passou a designar toda a parte traseira do animal. Assim, uma pessoa ou mercadorias podiam ser levadas na carona gratuitamente, aproveitando a viagem.

Outros idiomas[editar | editar código-fonte]

Autostop invalid attempt.jpg

A boleia ou carona solicitada em ruas e estradas pode ser chamada autostop, um termo cunhado na França para o ato de estar à beira de uma via à espera de transporte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]