Cacuia (Nova Iguaçu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cacuia
—  Bairro do Brasil  —
Distrito URG Austin
Município Nova Iguaçu
Área
 - Total 1,997 Km²
População
 - Total 7 897 hab (2 010)
3 913 homens
4 074 mulheres
    • Densidade 3 954,43 hab/km2 
Limites Austin, Tinguazinho, Rodilândia, Comendador Soares e Cerâmica.
Subprefeitura Austin
Fonte: Não disponível

Cacuia é um bairro da cidade brasileira de Nova Iguaçu[1] , distante a aproximadamente 40Km da Capital do Rio de Janeiro. Está situado na Unidade Regional de Governo (URG) Austin, juntamente com Austin, Carlos Sampaio, Inconfidência, Riachão, Rodilândia, Tinguazinho e Vila Guimarães.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude de 22°43'50" sul e a uma longitude de 43°30'02" oeste. Sua população, 7.897 habitantes (Censo 2010 / IBGE), sendo destes 3.913 homens e 4.074 mulheres, está distribuída em 1,997 km², perfazendo assim uma densidade demográfica de 3.954,43 hab/km².

Delimitação[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003

O bairro tem como limite norte o bairro Tinguazinho onde se localiza a Área de Proteção Ambiental (APA) do mesmo nome, um dos últimos vestígios de Mata Atlântica no Brasil, conta com nascentes e rios, esses afluentes de um dos principais rios da Baixada Fluminense o Rio da Bota (popularmente conhecido como Rio Botas). Os bairros limítrofes são Austin, Tinguazinho, Rodilândia, Comendador Soares e Cerâmica.

As delimitações do perímetro do bairro Cacuia começa no encontro da Estr. de Santana com a Rua Thomaz Fonseca. O limite segue pela Rua Thomaz Fonseca (excluída) até a BR116 – Rod. Presidente Dutra, segue pelo eixo desta Rodovia até o Ramal Ferroviário de Passageiros da Flumitrens, segue pelo eixo deste ramal até o prolongamento da Rua Santa Clara, segue por esta e por seu prolongamento (excluída) até a Av. Felipe Salomão, segue por esta (incluída) até a Av. Dr. Alberto Ribeiro, segue por esta (incluída) até a Av. Vereador Antônio Cunha, segue por esta (incluída) até a Rua Maximino Villar, segue por esta (incluída) até Rua José Carlos, segue por esta (incluída) até a Estr. da Pedreira, segue por esta (excluída) até a Estr. de Santana, segue por esta (incluída – no sentido Leste) até o ponto inicial desta descrição.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

Há duas instituições públicas de ensino no Cacuia. O CIEP134(Ver. José Lopes de Araújo) e a Escola Municipal Souza & Mello, além das instituições particulares de ensino básico.

Saúde[editar | editar código-fonte]

O bairro dispõe ainda de uma Unidade Pública de Saúde onde funciona o Programa Saúde da Família (PSF) que é responsável pela atenção básica. Sendo que a Unidade Mista Ver. Moacyr de Carvalho fica no bairro vizinho de Austin, para pequenas emergências e atendimento ambulatorial. As grandes emergências e internações são feitas no Hospital Geral de Nova Iguaçu (popularmente conhecido como Hospital da Posse).

Limpeza Urbana[editar | editar código-fonte]

A coleta do lixo é realizada três vezes por semana pela Empresa Municipal de Limpeza Urbana - EMLURB e um gari é destinado à varreção das ruas principais do bairro. A coleta atinge a quase 100% dos logradouros, sendo que os caminhões compactadores não entram apenas em ruas de difícil acesso.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Malha Viária[editar | editar código-fonte]

O Cacuia é cortado por uma das principais vias arteriais da cidade, a Av. Ver. Antonio Cunha (popularmente conhecida como Estr. de Austin), que liga os bairros centrais de Comendador Soares e Austin. As principais ruas do interior do bairro têm acesso por esta Avenida.

Ainda conta nos limites do bairro com a Rod. Pres. Dutra - BR-116 (principal rodovia que liga as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo) e a Linha Férrea da Supervia (Linha Japeri).

Ônibus[editar | editar código-fonte]

O Cacuia conta com três empresas de transporte público de passageiros dispondo de linhas que passam pelo bairro com destino ao Centro de Nova Iguaçu, uma com destino ao bairro Pavuna, no Rio de Janeiro, e uma com destino à Central do Brasil.

Transporte Alternativo[editar | editar código-fonte]

Além do transporte modal de passageiros, executado pelas empresas de ônibus urbanos, passam também pelo bairro linhas regulamentadas de transporte alternativo por vans e kombis, com destino ao Centro e com destino à cidade do Rio de Janeiro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Mapa com foto de satélite - Google

Bairros da Cidade (Prefeitura)

Leis Municipais (Câmara de Vereadores)

CENSO 2010 – IBGE

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.