Carité

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCarité
Vitellaria paradoxa

Vitellaria paradoxa
Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Sapotaceae
Género: Vitellaria
C.F.Gaertn.
Espécie: V. paradoxa
Nome binomial
Vitellaria paradoxa
C.F.Gaertn.

Carité (Vitellaria paradoxa) é uma espécie do género Vitellaria. É a única espécie conhecida do gênero Vitellaria e da família das Sapotaceae.

A árvore cresce nas savanas da África Ocidental (Burkina Faso, Costa do Marfim, Ghana, Guiné, Nigéria, Senegal) assim como em Camarões, no Congo, Sudão e Uganda. Costa do Marfim, Mali e Sudão produzem o melhor carité, em razão das características do solo.

É uma árvore sagrada, e os autóctones não admitem que seja cortada nem destruída de qualquer maneira. Pode viver até 300 anos, mas está na lista das espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, sobretudo em razão de queimadas.1

Das castanhas de carité extrai-se uma das gorduras vegetais mais sustentáveis e valiosas do mundo. Sua exploração é um elemento essencial da renda familiar de pelo menos quatro milhões de mulheres de toda a África Ocidental. Há séculos, as africanas retiram das castanhas a manteiga de carité, uma gordura vegetal usada na preparação de alimentos e em cosméticos de alta qualidade para a pele e para cabelos.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.