Castelo de Portelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
<div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público

O Castelo de Portelo, também grafado como Castelo do Portelo, localiza-se no lugar de Coto de Sendim, Freguesia de Padornelos, Município de Montalegre, Distrito de Vila Real, em Portugal.[1]

Em posição dominante sobre uma penedia rochosa na base da vertente Oeste da serra do Larouco, na fronteira com a Galiza, juntamente com os castelos da Piconha, Montalegre, Monforte de Rio Livre e Chaves, assegurava a defesa dos acessos aos vales do rio Cávado e rio Tâmega, na Idade Média. Complementarmente, defendia as terras do Couto Misto, atualmente em território da Galiza.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a primitiva ocupação humana de seu sítio remonte a um castro pré-histórico romanizado, dominando a via natural de trânsito entre os vales dos rios Cávado e Salas, sobre os quais desfruta de uma ampla panorâmica.

O castelo medieval[editar | editar código-fonte]

Desconhecem-se quaisquer documentos ou testemunhos que permitam traçar uma história do castelo medieval, que se acredita remonte à época da Reconquista cristã da Península Ibérica, em algum momento entre o século XI e o século XII.

À época de D. Manuel I (1495-1521) encontra-se figurado por Duarte de Armas (Livro das Fortalezas, c. 1509) com sua planta e vista. Por esta última se depreende que a torre de menagem já se encontrava em ruínas, exibindo rachaduras pelo alçado Norte. A aldeia de Sendim é representada a Sudoeste, afastada do castelo.

Da Guerra de Restauração aos nossos dias[editar | editar código-fonte]

Destruído à época da Guerra da Restauração, em fins do século XVII, em nossos dias encontra-se muito arruinado, designadamente por tentativas recentes de florestação na área.

Apesar do expressivo significado histórico do monumento, regional e nacional, as suas ruínas não se encontram classificadas e nem sinalizadas. Embora pouco reste de suas antigas muralhas, de seu sítio desfruta-se de um excelente enquadramento paisagístico. O seu acesso é pedonal, por caminho carreteiro, a partir do lugar de Coto de Sendim.

Características[editar | editar código-fonte]

Na cota de 1259 metros acima do nível do mar, em estilo românico, característico das construções militares dos séculos XI e XII, constitui-se em um castelo de pequenas dimensões, com planta retangular, ao centro do qual se erguia, isolada, a torre de menagem.

Referências

  1. Localização e imagem no Google Maps [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]