Casula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sacerdote trajando uma Casula da Cor Roxa

A Casula é uma veste litúrgica que pode ser confeccionada em seda ou damasco (tradicionalmente), em paramentos do século XVII e/ou XVIII. As cores variam conforme o rito litúrgico. Utiliza-se sobre a Alva e a Estola durante a celebração da Missa. A Casula pode ter algumas variações e pode se dividir entre Casula Romana e Casula Gótica (geralmente somente essas Duas)

A Casula Romana, é uma espécie de um "colete" em visão laica ela é ornada com Bordados e Brocados dourados, seus motivos são vários e possuí uma a cada tempo litúrgico. É usada pelos padre mais tradicionalistas que defendem o Rito Tridentino de São Pio V e pelos Sacerdotes do Ordinariato do New Liturgical Movement que se destaca com um toque tradicional no Rito Moderno de Paulo VI.

A Casula Gótica é uma casula em forma de "planeta" que é arredondada e cobre o corpo inteiro do Sacerdote, ela tem um galão ou bordados, e representam várias imagens convenientes ao Mistério Litúrgico. É a mais comum de se encontrar em sacerdotes atualmente.

A Casula é uma veste que simboliza o "Planeta" por sua forma arredondada, que tira o Sacerdote do mundo terreno, para o Espiritual.

Suas cores variam entre Preto; Verde; Roxo; Róseo; Vermelho; Azul; Branco.

Suas variações podem ocorrer de acordo com o Costume de Cada Região.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Casula

Arte Sacro Paramentos Litúrgicos Cordis Paramentos LitúrgicosDiocese de Colatina-ES


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.