Cor-de-rosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rosa
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #FFC0CB
sRGB (r, g, b) (255, 192, 203)
CMYK (c, m, y, k) (0, 25, 20, 0)
HSV (h, s, v) (350.º, 25%, 100%)

Rosa (cor-de-rosa, cor de rosa, rosáceo ou rosado) é uma cor intermediária entre magenta e vermelho, sendo assim uma cor quente. Existem, porém, muitas máscaras diferentes desta cor. Assim como cinza e violeta, a palavra rosa quando se refere a uma cor nunca deve ser flexionada no plural: camisas rosa, paredes rosa.

Simbologia[editar | editar código-fonte]

A cor-de-rosa geralmente é uma das cores que as mulheres mais procuram entre roupas, e está culturalmente relacionada ao elemento feminino ou homossexual. A razão desta simbologia provém da Antiguidade, atribuída à cor rosada dos lábios carnudos, seios e partes íntimas (ver simbologia da rosa) de uma mulher no ideal clássico[carece de fontes?]. É hoje também relacionada com a temática do amor e da paz feminina, quando em tons claros, e com o atrevimento sedutor feminino em tons vivos e escuros[carece de fontes?]. O rosa pode ser claro ou escuro.

A cor rosa está muito associada ao universo infanto-juvenil feminino. A sociedade, bem como as próprias garotas, elegeram esta cor para determinar e caracterizar elementos específicos das meninas, enquanto que a cor azul determina elementos específicos para os meninos.

Rosa brilhante[editar | editar código-fonte]

Rosa brilhante
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #FF007F
sRGB (r, g, b) (255, 0, 127)
CMYK (c, m, y, k) (0, 75, 25, 0)
HSV (h, s, v) (330.º, 100%, 100%)

Rosa brilhante é uma cor intermediária entre magenta e vermelho no círculo cromático.

Ver também[editar | editar código-fonte]