Categoria:Mídia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mídia
Wikcionário
Wikcionário
Catalogação e classificação de biblioteca
Classificação Decimal Universal: 0 060

Os meios de comunicação de massa, meios de comunicação social ou mídia, são toda a gama de meios de comunicação especificamente concebidos e projetados para atingir um grande público, como rádio, televisão, revistas, jornais e a rede mundial de computadores. O termo foi cunhado na década de 1920 com o advento das redes de rádio nacionais e jornais e revistas de circulação em massa.

A palavra "mídia" é amplamente usada como abreviação de "mídia de massa". Embora comumente usada incorretamente como um termo singular - implicando erroneamente que "a mídia" é uma entidade única e monolítica - "mídia" é o plural de "meio" e, portanto, refere-se à multiplicidade de publicações, canais de transmissão etc.

Além disso, "mídia" é frequentemente usada de forma intercambiável com "mídia de notícias", ou imprensa, desconsiderando a distinção fundamental entre esses dois termos. A mídia de notícias são os segmentos da mídia que empregam jornalistas para relatar e divulgar notícias; os artigos pertencentes a essa área de assunto são encontrados na Categoria:Imprensa.

Outras formas e usos da mídia geralmente se enquadram na categoria de mídia de entretenimento (com algumas mídias combinando elementos de notícias e entretenimento), juntamente com publicidade, relações públicas e propaganda.

Trabalhos criativos individuais, como filmes, programas de televisão, livros, peças de teatro e assim por diante, devem ser categorizados nas subcategorias apropriadas na Categoria:Trabalhos criativos, não aqui.

Ver também a categoria: Jornalismo

Subcategorias

Esta categoria contém as seguintes 36 subcategorias (de um total de 36).

>

E

F

H

I

J

L

M

O

P

R

T

V