Cell (Dragon Ball)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Cell
セル
Cell na sua forma perfeita.
Conhecido como Brasil Cell
Primeira aparição Dragon Ball Z cap. 141
Última aparição Dragon Ball GT cap. 44
Criado por Akira Toriyama
Vozes
JapãoNorio Wakamoto
BrasilJoão Batista (Dragon Ball Z)
Brasil Raul Schlosser (Dragon Ball GT e Dragon Ball Kai)
Personagem de Dragon Ball Z e Dragon Ball GT'
Portal Animangá

Cell (セル, Seru?) é um personagem fictício da série em anime e mangá Dragon Ball Z, criado por Akira Toriyama, da qual é o vilão principal da terceira saga, conhecida como a Saga de Cell ou Saga dos Andróides. Cell é um bio-androide criado a partir das células de diversos lutadores. Durante a sua participação na série, Cell evolui várias vezes, pois pretende se tornar um ser perfeito e para isso, passa a absorver a energia vital de vários humanos, em especial os Andróides 17 e 18. Seu objetivo é se tornar o lutador mais forte da Terra, e para isso, ele precisa absorver os dois andróides. As primeiras aparições de Cell na franquia, foram no mangá Dragon Ball, no capítulo 361: "A Aparição do Misterioso Monstro!!", publicado em 1992 e no 141º episódio de Dragon Ball Z.

Criação e concepção[editar | editar código-fonte]

Depois que Kazuhiko Torishima, ex-editor de Toriyama durante Dr. Slump e Dragon Ball, expressou sua insatisfação com os primeiros Androides 19 e 20, e mais tarde com os Androides 17 e 18, como vilões, Toriyama finalmente criou Cell.[1] Toriyama declarou algum tipo de arrependimento em relação a criação de Cell, afirmando como era entediante desenhá-lo com todas as pequenas manchas em seu corpo.[2] Além disso, ele não planejava, inicialmente, que o personagem fosse capaz de se transformar, mas foi forçado a dar-lhe essa capacidade, após seu editor atual, Yu Kondo, afirmar que Cell era muito "feio".[1] Sua "forma imperfeita" tem aparência insetóide e surge de um casulo. Tanto esta forma quanto sua segunda "forma semi-perfeita" possuem uma longa cauda com um apêndice similar a um ferrão, utilizado para absorver outros organismos. A cauda é coberta por seus élitros em sua última "forma perfeita", e pode ser utilizada para criar os Cell Jrs. (セルジュニア, Seru Junia?), uma versão infantil de si mesmo.

História[editar | editar código-fonte]

Em uma realidade alternativa, durante vários anos o computador do Dr. Maki Gero continuou ativo, e após 20 anos Cell nasce. Em sua época a Terra estava toda devastada pelos andróides 17 e 18, e os guerreiros Z todos mortos, menos Trunks. Para alcançar sua forma perfeita, ele precisa absorver os andróides 17 e 18. Porém estes foram mortos por Trunks. Em um confronto com o filho de Vegeta, Cell o mata e toma de si, a máquina do tempo construída por Bulma, voltando para o ano de 763 (o mesmo ano em que Son Gohan, Kuririn, Bulma e Goku estavam em Namekusei lutando contra Freeza e seus homens). Para poder entrar na máquina do tempo, Cell assume a forma de um ovo. Após sair da máquina, passa para o estágio de larva, ficando assim por alguns anos, até assumir sua forma adulta.[3]

Luta contra os Guerreiros Z cell lutou co[editar | editar código-fonte]

Cell Imperfeito (1ª forma)[editar | editar código-fonte]

Cell, após sair de seu ovo, dizima populações de cidades inteiras absorvendo-as em sua cauda. E uma dessas cidades é a de Ginger. E lá, teve seu primeiro encontro com os guerreiros Z, em um confronto contra Piccolo, a essa altura já fundido com Kami-Sama.[4] Todos ficam impressionados com o fato de Cell possuir o Ki de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza e Cold. Se Cell estendesse a luta, seria morto por Piccolo. Também percebe que não estava à altura dos Andróides, e que estes, por enquanto, poderiam derrotá-lo também. Em desvantagem, Cell foge se utilizando da técnica Tayoken para cegar Piccolo, Kuririn e Trunks. Após sua fuga, Cell continua absorvendo a energia vital das pessoas. E a medida que absorvia cada vez mais pessoas, ficava mais forte. Até que um dia, encontra Piccolo lutando contra os Andróides. Piccolo fica impressionado com o aumento de poder de Cell e rapidamente, é colocado fora de combate. Em seguida, Cell trava um combate contra o Andróide 17, o qual também é vencido. E quando, Cell parte para absorvê-lo, o Andróide 16 o impede. Uma luta equilibrada se segue entre 16 e Cell, até que o vilão consegue absorver o Andróide 17 e assim, evoluindo para sua segunda forma.

Cell Semi-Perfeito (2ª forma)[editar | editar código-fonte]

Os poderes de Cell aumentam de forma impressionante. Com um simples disparo de energia, o Andróide 16 é seriamente danificado. Quando Cell estava para absorver a Andróide 18, eis que Tenshinhan aparece e o contém por um tempo com o Novo Kikoho. Mas logo, Tenshinhan se cansa devido ao imenso gasto de energia, sendo salvo junto com Piccolo por Goku, que utiliza o teletransporte. Os outros 2 andróides fogem para uma ilha distante, e Cell passa a procurar a Número 18. Como estes não possuem Ki, Cell não consegue detectá-los. Até que Vegeta cruza seu caminho junto com Trunks, mostrando um poder impressionante e derrotando Cell. No entanto, ao ver que a luta estava muito fraca, Vegeta deixa que Cell absorva a Andróide 18 e assim, alcance sua forma perfeita. Trunks tenta impedí-lo, mas sem sucesso. Kuririn, por sua vez, destrói o controle construído por Bulma e seu pai para destruir os Andróides, devido ao seu sentimento pela Andróide 18. Cell dispara um Taiyoken que cega a todos e assim consegue absorver a Andróide 18, alcançando enfim sua forma perfeita.

Cell Perfeito (3ª forma)[editar | editar código-fonte]

Após derrotar Kuririn com apenas um golpe, Cell volta a lutar contra Vegeta e a luta deles toma outro rumo. Vegeta conta vantagem no começo, mas depois de aplicar um golpe em Cell com todas as suas forças, que não faz efeito algum em Cell, ele percebe a assombrosa diferença de poderes que existem entre eles dois, e Vegeta desesperado, dispara um Final Flash (Resplendor Final) contra o vilão. Este golpe destrói parte do corpo de Cell, mas logo ele se regenera, já que possui células de Piccolo. Vegeta em seguida é espancado por Cell, e após uma sequência de golpes, cai derrotado. Quando Cell está prestes a matá-lo, Trunks intervêm e mostra a Cell, sua transformação em Ultra Super Saiyajin ganhando muita força. Porém é inútil, já que a musculatura elevada, o deixava mais lento. Depois de derrotar Trunks, Cell decide realizar um novo Torneio de Artes Marciais, onde ele lutaria contra todos os guerreiros da Terra até que nenhum reste vivo, resultando assim na destruição do planeta.

Os jogos de Cell[editar | editar código-fonte]

O próprio Cell foi anunciar a realização de seu torneio na televisão. Os Guerreiros Z voltam a treinar no Templo de Kami Sama. Depois de 10 dias, começa o Torneio e Cell, enfrenta primeiro Mr. Satan, que é facilmente eliminado. No anime, Cell também luta contra outros dois discípulos de Satan, Piroski e Caloni, ambos, também derrotados facilmente. Goku é o primeiro dos Guerreiros Z, a enfrentar a criação suprema do Dr. Maki Gero. Após uma luta bem equilibrada, Cell começa a ficar em vantagem, quando eis que Goku abandona a luta e coloca seu filho Gohan, em seu lugar. Goku acredita no poder oculto de Gohan. No entanto, Gohan não havia liberado esse poder e era insignificante para Cell. Então, Gohan revela a Cell que seus poderes ocultos são liberados através da raiva. Cell então, resolve enfurecer Gohan de qualquer jeito. Em um ataque desesperado, o Andróide 16 tenta destruir Cell com uma bomba que tinha dentro de seu corpo, mas Cell o contra-ataca e deixa 16 em pedaços. Cell então, expele de seu corpo 7 crias suas, os Cell Juniores. Todos eles partem para enfrentar os Guerreiros Z, que tem uma batalha difícil. Até que, Mr. Satan joga a cabeça do Andróide 16 para Gohan e este, o convence a lutar. Cell no entanto, intervém e na frente de Gohan, mata o Andróide 16, o que acaba despertando a fúria de Gohan. Ele consegue se transformar em Super Saiyajin 2, o primeiro a chegar em tal nível de poder. O rumo da luta muda. Sozinho, Gohan destrói todos os Cell Juniores, e Cell passa a ser massacrado pelo filho de Goku. Depois de tomar um soco, Cell vomita a Andróide 18, voltando assim para a segunda forma. Desesperado, ele ativa seu mecanismo de auto-destruição. Goku interveio, teletransportando-o para o planeta do Senhor Kaiou e com isso se sacrificando. Junto com Goku, também morrem o Sr. Kaio, Bubbles e Gregory.

Cell Super Perfeito[editar | editar código-fonte]

No entanto a massa cerebral de Cell sobrevive a explosão, e com o poder de regeneração, ele volta a vida. Mas não foi uma simples reconstituição, Cell aumenta seus poderes de forma assombrosa, devido as células dos Saiyajins, que se fortalecem após uma situação fatal. E assim, ele volta a forma perfeita e ainda ganha a habilidade de se teletransportar, nesta forma ele supera os poderes de Gohan em Super Sayajin 2. Quando todos acham que a luta acabou, eis que Cell ressurge e mata Trunks. Vegeta, furioso, o ataca, mas Cell o derrota com apenas um golpe, e quando está para ser morto pelo vilão, Gohan intervêm, impedindo-o de morrer. Como resultado, Gohan fere gravemente o braço esquerdo. Cell se prepara para destruir a Terra com um Solar Kamehameha. Tudo parece perdido quando Goku manda uma mensagem do além para Gohan com a ajuda do Senhor Kaioh, dando um grande apoio moral ao filho, para que ele não desistisse. Gohan, com apenas um braço, dispara um Super Kamehameha. Cell inicialmente está em vantagem, a ponto de vencer a disputa. No entanto, Vegeta aparece e o distraí com um ataque surpresa (no anime Tenshinhan, Piccolo, Yamcha e Kuririn também atacam Cell, só que sem efeito algum). Nessa hora, Gohan libera todo o seu poder, que até então, estava se contendo e vence Cell definitivamente.

Após a morte[editar | editar código-fonte]

Cell ainda fez algumas aparições depois de morto. Depois de ressuscitado, Trunks volta a seu futuro e depois de vencer os andróides 17 e 18, também derrota Cell, ainda na primeira forma. No anime ele ainda aparece na saga do Torneio do Mundo dos Mortos em uma revolta no inferno junto com Freeza, Cold e as forças Ginyu. No entanto, tal revolta foi vencida facilmente por Paikuhan. E na saga Majin Boo (em umas cenas também existentes apenas em anime), Cell aparece junto com Freeza, Cold, Dr. Maki Gero, Forças Ginyu, Babidi e outros vilões mortos, assistindo a luta de Goku contra Boo. Faria ainda, uma aparição curta em Dragon Ball GT, aonde lutou contra Goku junto com Freeza. Os dois foram derrotados de forma humilhante.

Cell Jr.[editar | editar código-fonte]

Eles são uma espécie de filhotes do bio-andróide Cell que os fez surgir de dentro de seu corpo os expelindo pela sua cauda. Eles são extremamente poderosos, tendo a mesma força que um Ultra Super Saiyajin. São capazes de utilizar as mesmas técnicas que Cell utiliza e conseguem derrotar todos os Guerreiros Z que estavam no Torneio de Cell. Pórem, Gohan, depois de se transformar em Super Saiyajin 2, destrói fácil e brutalmente todos os Cells Juniores.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Cell possui as células de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza, Rei Cold. Por conta disso, pode utilizar poderes e técnicas de todos estes lutadores, como por exemplo o Kamehameha de Goku, além de poder sobreviver no espaço como Freeza e seu pai, se regenerar como Piccolo e como os saiyajins, pode aumentar muito seu poder após ser ferido gravemente em uma luta e se recuperar. Todas as habilidades de Cell concentravam-se na sobrevivência e evolução deste. Mesmo com apenas sua massa encefálica, poderia regenerar-se a ponto de ressuscitar. Estas habilidades tornam-lhe praticamente imortal e ele só pôde ser derrotado ao ser totalmente desintegrado. Cell possui várias técnicas como:

  • Kame Hame Ha: Técnica originária do Mestre Kame, pórem Cell o desenvolveu através das células de Goku. Basta juntar as mãos, concentrar uma poderosa esfera de poder e dispará-la contra seu oponente. É o golpe mais usado por Cell, sendo utilizado em suas batalhas contra Piccolo, Goku e Gohan.
  • Makankosappo: Técnica de Piccolo, copiada por Cell e Cell Jr. Ele é feito juntando 2 dedos da mão na frente da testa, e ali concentrando o KI. Então, joga-se as mãos para a frente, lançando um faixo de energia, com outro girando em volta deste. Cell o usou na luta contra Goku.
  • Raio Mortal: Golpe criado por Freeza, é um raio muito afiado que sai de seu dedo indicador. Ele perfura o corpo do alvo. Utilizando essa técnica, Cell matou o Trunks do Futuro.
  • Tayou Ken: Técnica criada por Ten Shin Han onde coloca-se as mãos do lado do rosto, e o usuário emana uma luz muito forte, que ofusca os olhos do oponente, deixando-o temporariamente cego. Cell utilizou esse golpe em sua primeira luta com Piccolo e mais tarde, nas lutas contra Vegeta e Trunks.
  • Aka ShiShin no Ken: Golpe criado por Tenshinhan. Faz com que o usuário se multiplique fazendo 4 cópias dele. O ponto fraco dessa técnica é que a força de cada corpo é igual a um quarto da força de quando ele não está dividido. Cell o usou na luta contra Goku.
  • Ataque Big Bang: Usado por Vegeta e por Cell, onde se aponta a palma da mão em direção do alvo, e lança uma rajada de energia com uma força incrível. Com ela, Cell destruiu grande parte da cabeça do Andróide Nº 16. Diferentemente de Vegeta, seu Big Bang é vermelho.
  • Campo de Força: Técnica usada pelos Androides 17 e 18, por Cell e por Babidi. Nessa técnica, o usuário cria um globo transparente em torno dele para protegê-lo. Esse globo é resistente e fica protegendo enquanto o personagem segura sua criação. Alguns personagens usam força física, como Cell e os andróides, e outras usam o poder mágico como Babidi.
  • Galick Ho: Golpe criado por Vegeta. É um ataque que o usuário prepara com as mãos, igual ao kamehameha. Cell o usou na luta contra o Super Vegeta.
  • Kienzan: Técnica especial de Kuririn, mas também Goku, Freeza, Vegeta, Cell e Cell Jr. sabem fazer. Levanta-se uma das mãos e forma-se um disco com o KI, que é capaz de cortar quase qualquer coisa. Pode-se fazer mais de um também, usando as 2 mãos. Seu Kienzan é roxo, igual o de Freeza.
  • Teletransporte: Goku e Cell usam essa técnica para se teletransportar. É o tele transporte de Goku, que consiste em colocar 2 dedos da mão na frente da testa, como um Makankosappo, e se concentrar no KI de uma determinada pessoa. Em instantes, o usuário irá aparecer no mesmo lugar onde a pessoa escolhida está. Goku aprendeu com os Yadorart-jins quando esteve no planeta deles e Cell aprendeu observando Goku.
  • Soukidan: Golpe criado por Yamcha onde o usuário, segura um dos punhos, e com a outra mão, aberta, cria uma enorme bola de energia podendo controlar as direções dela.
  • Regeneração do Corpo: Por possuir células de Piccolo, Cell pode reconstituir seu corpo quantas vezes for necessário. A diferença entre eles é que Piccolo não pode se reconstituir quando sua cabeça é destruída. Já Cell, pode se regenerar mesmo com a cabeça destruída, ou até mesmo o seu corpo inteiro destruído, desde que sua massa cerebral esteja intacta.
  • Genki Dama: Golpe de Goku, onde se concentra uma poderosas esfera de energia através da energia vital de outros seres vivos. Embora Cell, tenha afirmado que possa usar essa técnica, talvez isso seja impossível, pois apenas seres puros de coração podem utilizá-la.

Em outros meios[editar | editar código-fonte]

Cell aparece em uma série de jogos de vídeo em The Budokai, Budokai Tenkaichi e Raging Blast Series. Ele também é um personagem jogável no Dragon Ball Z: Collectible Card Game. Ele também aparece em um anúncio de TV para Dragon Ball Z: Battle of Gods, questionando por que ele não está no filme, enquanto Freeza se gaba porque ele está. Cell, em seguida, observa que Freeza tem apenas uma aparição sem falas.[5]

Recepção[editar | editar código-fonte]

DF Smith da IGN criticou a decisão de Cell por realizar um torneio de luta, em vez de destruir a Terra como um sinal, de que o autor tenha executado isso fora de seus planos originais.[6] Dennis Amith de J!-ENT descreve Cell como "o inimigo mais difícil que os Guerreiros Z enfrentou" e gostou muito de como os outros personagens se esforçaram para tentar destruir Cell, que até então, era o foco principal desta parte da série.[7] J. Steiff e TD Tamplin acreditam que Cell foi usado para mostrar um conceito de "nível superior" e que Cell seguia este conceito muito bem.[8]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Cell é dublado por Norio Wakamoto na versão original do anime[9] . No Brasil, foi dublado por João Batista em Dragon Ball Z, que veio a falecer, sendo substituído por Raul Schlosser em Dragon Ball GT e em Dragon Ball Kai.

Referências

  1. a b (em Japanese) Shenlong Times, p. 6, http://www.kanzenshuu.com/translations/daizenshuu-2-shenlong-times/ 
  2. DRAGON BALL 大全集 1 COMPLETE ILLUSTRATION. [S.l.]: Shueisha, 1995. 206–207 pp. ISBN 4-08-782754-2
  3. {{cartoonist = Toriyama, Akira | story = The Monster's Riddle is Solved | title = Weekly Shōnen Jump | url = http://www.kanzentai.com/chp.php?id=363 | volume = ? | issue = ? | date = ? | publisher = Shueisha | location = Japan | page = ? | panel = 1}}
  4. {{cartoonist = Toriyama, Akira | story = The Union of God and the Demon King | title = Weekly Shōnen Jump | url = http://www.kanzentai.com/chp.php?id=360 | volume = 30 (Tankoubon) / 25 (Kanzenban) | issue = ? | date = February 24, 1992 | publisher = Shueisha | location = Japan | page = | panel = 1}}
  5. 2013 Dragon Ball Film's TV Ad Has Voice Cameo by Cell. Anime News Network (2013-03-21). Página visitada em 2013-03-20.
  6. Smith, D. F. Dragon Ball Z - Season Six DVD Review Archived at WebCite
  7. Amith, D. Dragon Ball Z - Season Five DVD Review Archived at WebCite
  8. Steiff, J.; Tristan D. Tamplin. Anime and philosophy. [S.l.]: Open Court Publishing, 2010. ISBN 978-0-8126-9713-1
  9. Norio Wakamoto Behind The Voice Actors