Chapéu-de-couro
| Echinodorus macraphyllum ou Echinodorus grandiflorus | ||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Classificação científica | ||||||||||||||||
|
||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||
| Echinodorus macraphyllum ou Echinodorus grandiflorus |
O chapéu-de-couro (Echinodorus macraphyllum[1] ou Echinodorus grandiflorus[2]), também conhecido pelos nomes de chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano, é uma erva da família das alismatáceas. Ocorre desde o sul do México até o Brasil. Tal erva aparece em locais pantanosos, possuindo folhas coriáceas, com trinta centímetros de comprimento, flores brancas dispostas em racemos e aquênios com uma semente.
É ornamental e apropriada para aquários, tendo, ainda, uso medicinal. A infusão das folhas fornece chá laxativo. Uma pesquisa confirmou sua eficácia em casos de hipertensão.[3] Também é usado popularmente como antirreumático e diurético, contra inflamação de pele e de garganta, reumatismo, artrite e sífilis e como depurador do sangue e eliminador de ácido úrico.
A planta produz um rizoma do qual se extrai uma massa. Dessa massa, pode ser feito um doce, como se fosse abóbora. Este doce é muito bom como depurativo do sangue[carece de fontes].
A planta é utilizada na produção dos refrigerantes brasileiros Mineirinho e Mate Couro.
[editar] Referências
- MARQUES, C. e BUTZKE, I. C. Verde que te quero verde. Coleção Meio Ambiente. Novas Ideias.
Referências
- ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 391
- ↑ [1]
- ↑ Chapéu de Couro bom pra o coração