Chouriço de ossos de Vinhais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chouriço de ossos)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
fevereiro 2014 cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Botelo numa montra em Mirandela

O chouriço de ossos é um enchido (chouriço) tradicional fumado, oriundo da cidade de Vinhais, na região de Trás-os-Montes, em Portugal. É também conhecido por butelo, botelo, bucho ou palaio de Vinhais. É possível encontrá-lo noutras localidades da região.

As denominações botelo e butelo provêm do latim vulgar bottellus, que significa "tripa".

Desde 26 de Julho de 2008 as denominações Butelo de Vinhais IGP, Bucho de Vinhais IGP e Chouriço de Ossos de Vinhais IGP têm Indicação Geográfica Protegida pela União Europeia (UE).[1]

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Para além da carne de porco, a sua confecção envolve ingredientes um pouco diferentes da generalidade dos enchidos. Entre eles contam-se os ossos e as cartilagens das costelas e das vértebras do porco.

Os condimentos normalmente utilizados são o sal, o alho, o louro e, por vezes, vinho branco ou tinto da região.

Como invólucro, podem ser usados a tripa, o estômago ou a bexiga.

Aspecto[editar | editar código-fonte]

Pode assumir uma forma redonda, cilíndrica ou oval, sendo a sua dimensão variável, de acordo com o invólucro usado. A presença de ossos no seu interior é perceptível na parte de fora. O interior é composto por uma massa heterogénea, na qual é possível observar ossos, cartilagens, carne e gordura.

A sua cor exterior é castanha, com tonalidades variando entre o amarelado, o avermelhado e o castanho escuro. Por seu lado, a cor interior varia entre diversas tonalidades de castanho.

O diâmetro é, também, variável, sendo normal assumir valores entre 10 cm a 20 cm.

O seu peso pode variar entre 1 kg e 2 kg.

Consumo[editar | editar código-fonte]

Deve ser consumido após uma cozedura lenta, de cerca de duas horas, em lume brando.

Agrupamento gestor[editar | editar código-fonte]

O agrupamento gestor das indicações geográficas protegidas "Butelo de Vinhais", "Bucho de Vinhais" e "Chouriço de Ossos de Vinhais" é a ANCSUB - Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara.[1]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço relacionado ao Projeto Portugal. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chouriço de ossos de Vinhais