Churro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Churros com chocolate quente

Churro é um alimento de origem ibérica, muito popular nos países latino-americanos.

Este doce é preparado com massa a base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frito em óleo vegetal. Logo após, ele pode ser salpicado com uma camada de açúcar por fora (opcionalmente, também com canela). Sendo um doce originário de Portugal e Espanha, é bastante consumido nos países hispano-americanos, desde o México até a Argentina. Porém, nestes países, o churro geralmente não possui recheio (como ocorre no Brasil), este geralmente de doce de leite ou chocolate. No Uruguai, Argentina e outros países da América Latina, o churro também pode receber recheio.

É comum, no Brasil e em Portugal, vendedores ambulantes em carrocinhas parecidas com as de cachorro-quente comercializarem o produto em praças e eventos a céu aberto, como feiras e festas municipais.

A preparação do churro é feita com uma ferramenta na qual a massa fica armazenada e, através de um dispositivo de pressão, tal qual uma manivela, envia a massa para uma forma, que confere o aspecto estriado da massa com um canal central. Logo após, essa massa preparada é frita em óleo vegetal e deixada em repouso até a inserção do recheio e posterior consumo.

A inserção do recheio é realizada com uma espécie de tubo, que despeja o recheio no interior do churro.

História[editar | editar código-fonte]

Os portugueses partiram para o oriente, quando trouxeram com eles novas técnicas culinárias, incluindo modificar a massa de You tiao também conhecido como Youzagwei no sul da China. No entanto, modificaram o aspecto para a forma de estrela, porque não aprenderam a habilidade chinesa de "puxar" a massa (o imperador chinês tornou crime com pena de morte para quem compartilhasse o conhecimento com os estrangeiros). Como resultado, churros não são "puxados", mas sim extrudado através de um molde em forma de estrela.[1]

Referências

  1. Churros: a secret history. Página visitada em 2011-10-16.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.