Cisco Kid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cisco Kid é um cowboy de origem mexicana, criado por O. Henry em 1907, no conto The Caballero's Way[1] .

História[editar | editar código-fonte]

Cisco Kid é um galã mexicano seguidor do estilo "Robin dos Bosques" que é sempre acompanhado pelo seu amigo Pancho e o seu cavalo Diablo. São dois paladinos que lutam pela justiça no Oeste norte-americano. Foi criado por William Sydney Porter no século XIX sob o pseudónimo de O'Henry.

Em 15 de Janeiro de 1951, a King Features Syndicate lança uma tira diária com as aventuras de Cisco Kid, desenhadas por José Luis Salinas e argumento de Rod Reed, que se prolongou até 5 de Agosto de 1968.

A primeira aparição em Portugal foi no Mundo de Aventuras nº81 (1ª série) a 12 de Abril de 1951.

Rádio, Cinema e TV[editar | editar código-fonte]

Cisco Kid foi protagonista do longa metragem In Old Arizona (1929), interpretado por Warner Baxter, que recebeu o Oscar de Melhor Ator pela sua atuação.

Em 1942, o cavaleiro mexicano transformou-se em folhetim radiofónico, na introdução de cada episódio, o narrador referia-se a Cisco Kid como o Robin Hood do oeste.

Em 1945, os Estúdio Monogram fizeram 2 longa metragens com o personagem. Em 1949, foram realizados mais 5 filmes, dessa vez pela United Artists.

Nos anos 50 Cisco Kid transformou-se numa série de televisão com 156 episódios, produzidos entre 1949 e 1956, cujos directores eram Eddie Davis e Leslie Goodwins, os actores principais eram Lead Duncan Reynaldo (Cisco Kid) e Leo Carillo (Pancho). Fez grande sucesso no Brasil, sendo apresentada nas matines de domingo, nos cinemas, até meados dos anos 70. Também Foi exibida no Brasil em vários canais, entre eles a extinta TV Corcovado nos anos 80.

Referências

  1. Rafael J. Rivera-Viruet & Max Resto. Hollywood-- se habla español. [S.l.]: Terramax Entertainment, 2008. 77 pp. 9780981665009
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.