Claudia Matarazzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Claudia Matarazzo
Nome completo Claudia Matarazzo Mieli
Nascimento 1958 (56 anos)
São Paulo, SP, Brazil
Ocupação jornalista, escritora, consultora de etiqueta, moda e comportamento

Claudia Matarazzo Mieli (São Paulo, 1958) é jornalista brasileira especialista em etiqueta e comportamento, membro da tradicional família Matarazzo. Desde janeiro de 2007 é a chefe do cerimonial do governo do estado de São Paulo[1] .

No Grupo Abril trabalhou por um período de oito anos, acabando por receber o Prêmio Abril de Jornalismo por seus trabalhos na Revista Casa Claudia[2] . Para a revista Isto É da (Editora Três) trabalhou como como free-lancer, tendo assinado pelo período de um ano uma coluna de gastronomia. Na Vogue[2] e Playboy[2] lançou o suplemento de moda masculina.

Assinou uma página de comportamento na revista de bordo, da Ocean Air, e escreveu semanalmente na revista Já do Diário de São Paulo e uma coluna na Revista do jornal A Tribuna de Santos. Escreve para alguns jornais e revistas. Escreve para a Revista Bianchini, uma publicação de requinte na região de Sorocaba e região de São Paulo.

Na carreira de cantora foi premiada com o Prêmio Sharp de Música na categoria "Revelação", em 1987.[3]


Livros[editar | editar código-fonte]

2009 - Vai Encarar?, pela editora Melhoramentos

2005 - Visual, uma questão pessoal

2003 - Negócios Negócios - Etiqueta faz parte - livro sobre etiqueta corporativa.

2001 - Amante Elegante - Um Guia de Etiqueta a Dois.

2000 - Casamento sem Frescura - um guia para noivas modernas, com dicas para organizar um casamento de maneira econômica e elegante.

1999 - net.com.classe um guia para ser virtualmente elegante - sobre comportamento na Internet

1998 - Beleza 10 - um guia de cuidados para todas as mulheres.

1997 - Case e Arrase - um guia para seu grande dia - o primeiro livro de etiqueta para casamento no Brasil.

1996 - Gafe não é Pecado - uma coletânea de 70 estórias para tentar evitar uma gafe.

1995 - Etiqueta sem Frescura - um manual atualizado do código de comportamento moderno

Em Agosto de 2010 - Claudia Matarazzo lançou mais dois livros Superdicas - Moda e Beleza - 60 dicas fáceis sobre moda e beleza numa obra prática, produzido pela Editora Saraiva. Superdicas - Etiqueta - 60 dicas fáceis sobre etiqueta social, empresarial. Produzido também pela Editora Saraiva.

Em 2011 - relançou o livro Etiqueta sem Frescura, onde atualiza o seu livro anterior

Em 2012, lançou Gafes no Palácio - um livro que retrata algumas histórias pitorescas ocorridas nos bastidores do poder do Governo do Estado de São Paulo, por ocasião de visitas Oficiais, eventos de governo, banquetes e que resultaram em situações embaraçosas para as suas funções de Chefe do Cerimonial do Governo Paulista.

Em 2013 lançou o livro Amor sem Frescura, onde atualizou alguns comportamentos da vida a dois, as novas formas de relacionamento com o evento das redes sociais, chat entre outros.


Condecorações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. III Congresso Ibero-Americano de Comunicação, Cerimonial e Eventos (em português) IBRADEP. Página visitada em 19 de setembro de 2014.
  2. a b c Claudia Matarazzo (em português) UOL. Página visitada em 19 de setembro de 2014.
  3. Uol (10 de janeiro de 2002). Claudia Matarazzo estréia site oficial e participa do Bate-papo UOL. Página visitada em 13 de setembro de 2014.
  4. Folha de São Paulo Ordem do Rio Branco pelo correio!