Claudia Matarazzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade.
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Claudia Matarazzo
CM Araxa (5)
Nome completo Claudia Matarazzo Mieli
Nascimento
São Paulo, SP, Brazil
Ocupação jornalista, escritora, consultora de etiqueta, moda e comportamento

Claudia Matarazzo Mieli é jornalista brasileira especialista em etiqueta e comportamento. Desde janeiro de 2007 é a chefe do cerimonial do governo do estado de São Paulo.

Trabalhou durante oito anos no Grupo Abril, recebendo o Prêmio Abril de Jornalismo por seus trabalhos na Revista Casa Claudia. Colaborou, por muito tempo, como free-lancer para a Isto É - em que assinou por um ano uma coluna de gastronomia - Vogue e Playboy, onde lançou o suplemento de moda masculina.

Assinou uma página de comportamento na revista de bordo, da Ocean Air, e escreveu semanalmente na revista Já do Diário de São Paulo e uma coluna na Revista do jornal A Tribuna de Santos. Escreve para alguns jornais e revistas. Escreve para a Revista Bianchini, uma publicação de requinte na região de Sorocaba e região de São Paulo.

Na carreira de cantora foi premiada com o Prêmio Sharp de Música na categoria "Revelação", em 1987.

Cantou no musical "Sampa Rio Sampa", ao lado de Luis Carlos Miele, sob a direção de Abelardo Figueiredo e fez uma participação especial, no musical "Cabaré" ao lado de Beth Goulart e Diogo Vilela, sob a direção de Jorge Takla.

Em 1991 produziu e atuou no espetáculo "Claudia Matarazzo canta Cole Porter" no teatro Crowne Plaza.

Participa com freqüência no Bate-papo do Universo Online para tirar dúvidas sobre questões relacionadas a etiqueta e comportamento.

Há mais de quinze anos, Claudia ministra palestras por todo o Brasil na área de comportamento, pessoal e profissional. As palestras são em sua maioria realizadas em empresas, escolas e universidades.

Desenvolveu diversas formas de palestras e workshops, preocupando-se sempre com a variedade de públicos dos diferentes lugares do país. As palestras podem ser sobre beleza, casamento, comportamento, moda, etiqueta na Internet e etiqueta profissional (comportamento e visual do profissional dentro e fora da empresa) e mais recentemente realiza palestras para pessoas com deficiências, contribuindo com a inclusão profissional e social dessas pessoas no mercado de trabalho.

Marcelino por Claudia – Guia de boas maneiras por Marcelino de Carvalho, interpretado por Claudia Matarazzo. Uma releitura do clássico "Guia de Boas Maneiras", de Marcelino de Carvalho. Afinal, ele é o mestre - meu e de gerações que se inspiram em seus ensinamentos para bem viver. {referencia} Texto, além de impecável e divertido, continua atualíssimo. E, algumas vezes, francamente de vanguarda - quase transgressor.

A única maneira de trazer para os dias de hoje os assuntos abordados há 50 anos seria dialogando com eles. Assim, comparar o ontem com o hoje foi inevitável. A boa notícia é que é sempre possível aprender a desfrutar o que há de melhor para viver o nosso tempo. Certamente é o que Marcelo de Carvalho faria.

2005 - Visual, uma questão pessoal - Ter estilo, saber combinar as cores, adequar a roupa à ocasião e, principalmente, sentir-se bem com o que se veste, é uma questão de personalidade. Saia da moda e entre na sua!

2003 - Negócios Negócios - Etiqueta faz parte - livro sobre etiqueta corporativa. Com a globalização e o avanço das telecomunicações não basta ser um craque: é preciso também ter desenvoltura para transitar nos diferentes ambientes e culturas a que estamos expostos quando trabalhamos. E, ao faze-lo com elegância, melhoramos o relacionamento pessoal e profissional. Além de nos diferenciarmos de maneira agradável.

2001 - Amante Elegante - Um Guia de Etiqueta a Dois. Com dicas bem objetivas, o novo livro traz algumas das principais dúvidas que assolam os apaixonados, incluindo aquelas relacionadas ao bom senso, à educação e à etiqueta.

2000 - Casamento sem Frescura - um guia para noivas modernas, com dicas para organizar um casamento de maneira econômica e elegante.

1999 - net.com.classe um guia para ser virtualmente elegante - sobre comportamento na Internet

1998 - Beleza 10 - um guia de cuidados para todas as mulheres.

1997 - Case e Arrase - um guia para seu grande dia - o primeiro livro de etiqueta para casamento no Brasil.

1996 - Gafe não é Pecado]] - uma coletânea de 70 estórias verídicas com a proposta de mostrar diversos caminhos para pelo menos tentar evitar uma gafe.

1995 - Etiqueta sem Frescura - um manual atualizado do código de comportamento moderno

Começou apresentando o programa "Dois na Cidade" pela Abril Vídeo e trabalhou na TV Cultura apresentando programa culturais, na área de variedades.

Durante dois anos ao lado de Agnaldo Rayol, comandou o programa "Festa Baile".

Na TV Gazeta apresentou o programa diário "Vídeo Gazeta", das 10 às 11 da manhã e, depois, o "Manhã Paulista ", ao vivo de 1993 a 1996, diariamente das 10 ao meio dia. O programa englobava assuntos jornalístico,culturais e também de comportamento.

De 1997 a 1999 comandou o programa "Sucesso" de entrevistas pela rede CNT de televisão. Durante o mesmo período apresentou o programa "Conhecer" na Rede Sesc Senac de Televisão falando sobre moda, beleza e decoração.

No período de 2000 apresentou na Rede Globo, um quadro semanal sobre Etiqueta no programa "Mais Você". Ainda na TV Globo, atua como jurada do "Domingão do Faustão", em diversos quadros.

Na função de Chefe do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo, realizou todo o planejamento das visitas oficiais do Presidente George W. Bush, Presidente dos Estados Unidos e de Sua Santidade Papa Bento XVI, além de várias Majestades que visitaram São Paulo.

Em Julho de 2008, recebeu Sua Alteza Imperial Príncipe Herdeiro Naruhito do Japão, para as festas do Centenário da imigração japonesa no Brasil.

Em 2009, recebeu várias comitivas estrangeiras entre as quais: Angela Merkel, Primeira Ministra da Alemanha, Cristina Kirschner,Presidente da Argentina, Presidente da Koreia,

Claudia Matarazzo, acaba de escrever um livro "Vai Encarar? - A nação (quase) invisível das pessoas com deficiência. Onde trata de vários assuntos tais como: Casa, Shoppings Centers, Escolas, Mercado de Trabalho, Desenho Universal, Moda Adaptada, hoteis e Resorts e até mesmo sexualidade.

O livro foi lançado pela Editora Melhoramentos em junho 2009, na livraria cultura em São Paulo.

A Mara Gabrilli, vereadora por São Paulo, participou com consultora nesse livro, cujo empenho e dedicação são reconhecidos desde sua primeira gestão como Secretária Municipal para portadores de pessoas com deficiência da Prefeitura Municipal de São Paulo.

No Brasil são 34 milhões de brasileiros com deficiência, conforme os últimos censos estatísticos.

Juntamente com o livro temos o audio-book gravado pela própria Claudia Matarazzo, para as pessoas com defîciência visuais.

Em Agosto de 2010 - Claudia Matarazzo lançou mais dois livros '''Superdicas - Moda e Beleza''' - 60 dicas fáceis sobre moda e beleza numa obra prática, produzido pela Editora Saraiva. '''Superdicas - Etiqueta''' - 60 dicas fáceis sobre etiqueta social, empresarial, para qualquer pessoa se sentir tranquila em qualquer evento social. Produzido também pela Editora Saraiva.


Em 2011 - lançou o livro "'''Etiqueta sem Frescura'''", onde atualiza o seu livro anterior , pois tivemos muitas alterações nessas regras, inclusive na redes sociais, ainda consta algumas receitas de pratos da culinária da Toscana, Itália, oriundas de suas últimas viagens pela região.


Em 2012, lançou "Gafes no Palácio" - um livro que retrata algumas histórias pitorescas ocorridas nos bastidores do poder do Governo do Estado de São Paulo, por ocasião de Visitas Oficiais, eventos de governo, banquetes e que resultaram em situações embaraçosas para as suas funções de [[Chefe do [Cerimonial]] do Governo Paulista.

Em 2013 lançou o livro "'''Amor sem Frescura'''", onde atualizou alguns comportamentos da vida a dois, as novas formas de relacionamento com o evento das redes sociais, chat entre outros. Os casais em suas várias etapas de convívio.

Em 2013 iniciou um projeto na rádio Nova Brasil FM, com dicas de comportamento durante a programação diária.

Durante os últimos dois anos 2011 a 2013 esteve na Coordenação do '''MBA Gestão de Eventos e Cerimoniais de Luxo''', da instituição [[Roberto Miranda Educação Corporativa]], onde reuniu os melhores professores do Brasil nas áreas de Casamento, Eventos Sociais, Eventos Corporativos, Shows Musicais, Grandes Eventos, Legislação, Finanças em Eventos, Marketing em Eventos, Gastronomia e Vinhos, Segurança em Eventos, Cenografia e Produção de Eventos, Coaching e Liderança, Cafés, Etiqueta Japonesa, Cerimonial Público-Privado, e muito mais.

CONDECORAÇÕES: Medalha da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo; 2008 Medalha da Polícia Militar do Estado de São Paulo2009 Ordem do Rio Branco, outorgada pelo Ministério das Relações Exteriores; 2010